Copa América
Futebol Copa América

Copa América 2024: Com gol no final, Argentina vence o Chile

Na noite desta terça-feira, 25, Argentina e Chile se enfrentaram em mais uma rodada da Copa América.

Análise

Os primeiros 45 minutos da partida pela Copa América foram marcados por muitas chegadas duras e pouca criação no ataque. A Argentina precisou de algum tempo para se achar, principalmente no setor ofensivo. E quando aumentou seu ritmo, os argentinos chegaram com perigo. Já o Chile pouco criou, passando mais tempo se defendendo.

Demorou, mas a Argentina conseguiu passar pela forte marcação do Chile para fazer o único gol do jogo, e isso nos minutos finais. Lautaro Martínez foi o protagonista do lance, após entrar no segundo tempo. O atacante ainda teve outra chance nos acréscimos, mas parou em Bravo, outro grande nome da partida.

Copa América: Lionel Messi, Argentina (Foto: Reprodução/X/Argentina)
Copa América: Lionel Messi, Argentina (Foto: Reprodução/X/Argentina)

Primeiro tempo ‘pegado’

Os primeiros minutos de Chile e Argentina foram marcados por muita fisicalidade. Nenhuma das duas seleções tirava o pé nas chegadas, e isso marcou grande parte dos primeiros 15 minutos de confronto.

Além disso, as defesas levaram a melhor durante a parte inicial do jogo. O Chile chegou a ter mais posse de bola, com a Argentina dominando em alguns outros momentos. Mas os dois sistemas ofensivos tinham problemas em passar pelas defesas.

A primeira finalização ao gol só aconteceu aos 20’. A Argentina optou por atacar as pontas, e a jogada deu certo. Aproveitando cruzamento, Julián Álvarez finalizou sozinho, já próximo a pequena área. Bravo fez a defesa.

Com o decorrer do primeiro tempo, a Argentina passou a dominar a posse de bola. Aos poucos os argentinos foram achando os espaços na defesa do Chile. Mas o que preocupou foi Lionel Messi. O jogador do Inter Miami sentiu um desconforto muscular e precisou ser atendido; logo depois, retornou ao campo.

O ex-Barcelona e PSG, inclusive, assustou Bravo minutos depois. Aos 35’, Messi dominou fora da grande área e, com liberdade, finalizou com força, mas a bola carimbou a trave do goleiro chileno.

Gol, finalmente

A Argentina voltou muito bem do intervalo. Logo aos 48’, Lionel Messi comandou rápido ataque. O camisa 10, com calma, serviu para Molina, e já dentro da grande área o lateral finalizou com força, parando em Bravo.

A seleção argentina seguiu forte no ataque. Aos 60’, Nico González recebeu na ponta, partiu para cima do defensor e cortou para o meio. O lateral precisou de pouco espaço para finalizar, e Bravo fez a defesa, com a bola acertando o travessão na sequência.

E na primeira finalização do Chile na partida, a seleção ficou muito próximo do gol. Aos 73’, a bola sobrou e Echeverría experimentou de muito longe, mas parou em Emiliano Martínez.

Logo na sequência, o Chile voltou a atacar com muito perigo. Aos 75’, Echeverría teve espaço para finalizar novamente, desta vez uma verdadeira “bomba”, e novamente Emiliano Martínez fez a defesa.

Após tanto pressionar e atacar, a Argentina finalmente abriu o placar. Na reta final do segundo tempo, em cobrança de escanteio, Lautaro Martínez, que entrou na segunda etapa, aproveitou bate-rebate para completar para o gol, sem chances para Bravo.

Depois que o primeiro gol do jogo aconteceu, o Chile se lançou ao ataque em busca do empate. O time até chegou a pressionar nos acréscimos, criando algumas poucas oportunidades, mas o placar se manteve. No último lance do duelo, Lautaro ainda teve a chance de ampliar, mas Bravo fez verdadeiro “milagre”.

Fim de jogo: Chile 0 x 1 Argentina

Copa América: Lautaro Martínez, Argentina (Foto: Hector Vivas/Getty Images)
Copa América: Lautaro Martínez, Argentina (Foto: Hector Vivas/Getty Images)

Copa América

Com o resultado, a Argentina chegou aos seis pontos na Copa América. A equipe lidera o Grupo A da Copa América, na frente de Canadá, Chile e Peru, respectivamente.

(Foto: ESPN)