Com público e funcionalidade reduzida, a Arena do Grêmio retornou as suas atividades neste domingo (01), com a partida entre Grêmio e Atlético Mineiro, válida pela 25° rodada do Brasileirão. O Tricolor gaúcho saiu da primeira etapa com um 2×0 no marcador, através de Martin Braithwaite e Franco Cristaldo. Mas o Galo buscou a virada ainda na reta final da segunda etapa, com Gustavo Scarpa, Brahian Palacios e Eduardo Vargas.
Manhã de homenagens na Arena do Grêmio
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra entregou uma placa ao ex-goleiro e hoje dirigente Victor, agradecendo o Galo pelas ações em prol do estado do Rio Grande do Sul, assolado pelas enchentes. Também houve um minuto de aplausos e um patch na camisa. O patrono do clube e também ex-presidente, Luís Carlos Silveira Martins, o Cacalo, falecido semana passada também foi lembrado em meio as homenagens.
Os atletas das duas equipes seguraram uma faixa com os dizeres ‘Fuerza, hermanos’ homenageando Juan Izquierdo, atleta do Nacional-URU, que passou mal, sofrendo uma arritmia cardíaca na partida contra o São Paulo no Estádio do Morumbis pela Copa Libertadores, indo a óbito dias mais tarde.
Primeiro tempo
Aos 7 minutos, a bola sobrou na área para Monsalve, que tentou passar por Everson e chutar, mas o arqueiro do Galo interviu bem. Aos 15 minutos, Gustavo Scarpa chuta do lado direito para Bernard, com o meio-campista carimbando a trave do goleiro Marchesín. Quatro minutos depois, uma baixa no Tricolor: Gustavo Martins falha na hora de dominar, puxa Deyverson pelo braço pra tentar desarmar e recebe o cartão vermelho direto. Aos 27 minutos, o paraguaio Junior Alonso vê espaço para finalizar e arrisca, mas a bola vai fraquinha nas mãos de Marchesín.
Aos 31, Cristaldo bate o escanteio, Walter Kannemann desvia e Braithwaite conclui para o gol, inaugurando o marcador na Arena. Cinco minutos depois, Monsalve acha Braithwaite, que tenta arriscar de fora da área, mas a bola vai por cima do gol e sobe demais. Aos 41, o Imortal amplia: Soteldo dribla e ingressa na área, cruzando na cabeça de Cristaldo. A bola bate na trave, mas ele mesmo confere o rebote para o gol. Aos 47, Gustavo Scarpa recebe perto da área e solta a bomba, mas a bola vai alta demais e sai.
Segundo tempo
Aos 2 minutos, em escanteio cobrado por Gustavo Scarpa, a zaga gremista afasta e ele pega o rebote, mas a bola vai pra fora. Aos 17 minutos, Guilherme Arana recebe a sobra após escanteio e bate cruzado pra defesa de Marchesín. Aos 25, João Pedro para Palacios com falta na área e o pênalti é assinalado. Na cobrança, Gustavo Scarpa bate no meio do gol e desconta pro Galo. Aos 37, em mais um cruzamento do lado direito, a bola sobra em Guilherme Arana, que bate à esquerda de Marchesín.
Aos 48, o Galo empata com um chute de Palacios na cobrança de pênalti após toque no braço de João Pedro, que vai no canto esquerdo de Marchesín. No ataque seguinte, o time alvinegro vira: Guilherme Arana solta a bomba, Marche dá rebote e Vargas confere para a rede.
Final: Grêmio 2×3 Atlético Mineiro
Vitória que serve para levantar a moral do elenco de Gabriel Milito, que em vantagem numérica e mesmo com a desvantagem no placar, conseguiu virar o jogo e galgar algumas posições na tabela, indo a 8°, com 33 pontos. Os gaúchos ficam em 14° com 27 pontos ganhos e ambos voltam a campo só depois da data FIFA.
No dia 12, o Galo recebe o São Paulo na Arena MRV, pela Copa do Brasil. No domingo (15), o Tricolor vai até Bragança Paulista enfrentar o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid.