Com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo de Clubes, o Manchester City encara o Al Hilal nesta segunda-feira (30), às 22h (horário de Brasília), pelas oitavas de final, no Camping World Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. Quem avançar no duelo entre ingleses e sauditas enfrentará nas quartas de final o vencedor do confronto entre Internazionale e Fluminense. Além disso, a partida marca o reencontro entre Pep Guardiola e Simone Inzaghi, que estiveram frente a frente na final da UEFA Champions League de 2023, quando o italiano comandava os nerazzurris, mas acabou derrotado pelos Citizens naquela decisão.
O Manchester City teve uma campanha praticamente impecável na primeira fase da Copa do Mundo de Clubes, sendo o único time a somar os nove pontos possíveis, liderando o Grupo F com três vitórias em três jogos, deixando a Juventus em segundo lugar. Até aqui, os Citizens superaram o Wydad Casablanca por 2 a 0, o Al Ain por 6 a 0 e a própria Velha Senhora por 5 a 2. Caso a partida termine empatada no tempo normal, haverá prorrogação de 30 minutos e, persistindo a igualdade, a vaga será definida nas penalidades máximas.
Por outro lado, o Al Hilal apresentou um estilo diferente no Grupo H. Apesar de ter marcado apenas três gols na competição, resultado que garantiu a segunda colocação graças à solidez defensiva na Copa do Mundo de Clubes. O time saudita empatou em 1 a 1 com o poderoso Real Madrid e em 0 a 0 com o Red Bull Salzburg. A classificação às oitavas de finalç veio após vitória decisiva por 2 a 0 sobre o já eliminado Pachuca na terceira rodada, com gols de Salem Al-Dawsari e Marcos Leonardo, ex-Santos e Benfica.
Manchester City chega como favorito absoluto
Para o confronto contra o Al Hilal nesta segunda-feira, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola não contará com três atletas importantes. Rico Lewis está suspenso, Mateo Kovacic se recupera de cirurgia no tendão de Aquiles e Claudio Echeverri sofreu lesão no tornozelo. Apesar disso, Guardiola terá à disposição a base titular que obteve 100% de aproveitamento na fase de grupos, incluindo o trio ofensivo Jeremy Doku, Savinho e Erling Haaland, grandes destaques até o momento.
O Manchester City dominou todos os adversários com escalações variadas, testando diferentes jogadores em cada partida. Os estreantes Tijjani Reijnders e Rayan Cherki também agradaram ao treinador espanhol nos primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. A melhor atuação dos Citizens na competição até aqui foi justamente na vitória por 5 a 2 contra o Juventus, em duelo direto que garantiu a liderança do Grupo G e confirmou a boa fase após uma temporada anterior instável.
Al Hilal: o gigante saudita ainda não convenceu
Sem seu capitão Salem Al-Dawsari, lesionado na coxa, o Al Hilal apostará no talento dos brasileiros Renan Lodi, Malcom e Marcos Leonardo para tentar surpreender o City na luta por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. O técnico Simone Inzaghi montará a equipe com uma linha de quatro defensores e três meio-campistas que auxiliam na marcação, liberando Malcom e Marcos Leonardo para explorar os espaços no ataque.
O Al Hilal chegou aos Estados Unidos como o clube mais valioso entre os não-europeus, mas ainda não justificou tal status. A contratação de Simone Inzaghi, após sua boa passagem pela Inter de Milão, aumentou as expectativas, mas o time teve dificuldades em um grupo complicado com Real Madrid e Salzburg, avançando com uma vitória suada sobre o Pachuca e dois empates. Apesar de não repetir o futebol encantador dos tempos de Jorge Jesus, o Al Hilal mantém consistência defensiva, sendo vazado apenas uma vez, pelo Real Madrid.
Prováveis escalações:
Manchester City: Ederson; Matheus Nunes, Khusanov, Gvardiol e O’Reilly; González e Gundogan; Rayan Cherki, Phil Foden e Doku; Erling Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
Al Hilal: Bono; João Cancelo, Tambakti, Koulibaly e Renan Lodi; Nasser Al-Dawsari, Rúben Neves, Kanno e Milinkovic-Savic; Malcom e Marcos Leonardo. Técnico: Simone Inzaghi.
Ficha Técnica
Competição: Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Data: Segunda-feira, 30 de junho de 2025
Horário: 22h (horário de Brasília)
Local: Camping World Stadium, Orlando, Estados Unidos
Transmissão: TV Globo, SporTV, DAZN, Globoplay e Disney+/CazéTV
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urego e Tulio Moreno (VEN)
Quarto árbitro: Yael Falcon (ARG)
VAR: Juan Soto (VEN)
Retrospecto entre Manchester City x Al Hilal
Antes deste confronto eliminatório pela Copa do Mundo de Clubes, as duas equipes nunca se enfrentaram em jogos oficiais. Porém, existe registro de um amistoso de pré-temporada em 13 de julho de 2012, quando o Al Hilal venceu o Manchester City por 1 a 0.
Previsão para Manchester City x Al Hilal
O Manchester City é favorito para avançar às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Fluminense e Inter de Milão na próxima fase. Ainda assim, não deve encontrar vida fácil, pois o Al Hilal demonstrou na fase de grupos que não teme adversários europeus de grande expressão.
(Foto: Getty Images)