O gol do Lanus foi o único sofrido pelo Fluminense, em casa, na competição. Foto: Mariana Garcia/Fluminense F.C. — Reprodução.
Copa Sul-Americana Futebol

Fluminense apenas empata no Maracanã com Lanus e está eliminado da Sul-Americana

O Fluminense está eliminado da Copa Sul-Americana. Em um jogo marcado pelo domínio dos brasileiros, Canobbio abriu o placar e Dylan Aquino marcou o gol que deu o passaporte dos Granates para a próxima fase. Com a eliminação, o Tricolor das Laranjeiras se despede da competição, restando apenas a Copa do Brasil para disputar. O Lanús volta a uma semifinal depois de cinco anos e espera o adversário, a ser decidido na próxima quinta. Veja como foi a partida no Maracanã:

Fluminense é superior e deixa tudo igual no agregado

Conhecido por ser um atleta "voluntarioso", Canobbio marcou o seu segundo gol na Sul-Americana de 2025. Foto: Marina Garcia/Fluminense F.C. — Reprodução.
Conhecido por ser um atleta “voluntarioso”, Canobbio marcou o seu segundo gol na Sul-Americana de 2025. Foto: Marina Garcia/Fluminense F.C. — Reprodução.

 

Na primeira etapa, o Fluminense soube bem o que fazer para superar a defesa do Lanús. A opção por dois pontas abertos, Canobbio e Serna, indicaria que Renato Gaúcho tentaria abrir espaços na linha defensiva por meio da amplitude dos atacantes de beirada. Esta jogada foi bem sucedida em vários momentos, até mesmo porque os argentinos cediam campo para o Tricolor das Laranjeiras.

Precisando do resultado, o ‘Flu’ mostrou que o repertório ofensivo melhorou em relação ao primeiro jogo em La Fortaleza. Muita posse de bola (63%) e alto volume de jogo. Essas foram as máximas seguidas pelos mandantes, que abriram o placar com Canobbio, aos 20 minutos. Mas, antes do gol haviam tentado três vezes, e nessas uma teve a direção da meta, enquanto outras duas foram para fora.

O tento do Flu teve a marca de um dos substitutos: Lucho Acosta. O meia argentino substituiu Nonato — desfalque por tendinite —  e fez uma atuação consistente na primeira etapa. Cumprindo um papel de armador, o camisa 21 entrou na área e escorou o cruzamento de Kevin Serna. O complemento foi de Canobbio, espetacular no voleio, para o fundo das redes. 1 a 0 para o Fluzão, e estava tudo empatado no placar agregado.

O amplo domínio do Fluminense seguiu e cabia até mesmo ampliar o marcador. Samuel Xavier apareceu na área para concluir e acabou acertando a trave. No total, foram dez finalizações dos brasileiros, enquanto o Lanús teve apenas um — um chute travado de Canale, no final do primeiro tempo. Desta informação, entende-se: os argentinos tiveram uma postura de segurar a vantagem, mesmo que mínima, mas acabou sofrendo o gol. A vitória parcial do ‘Flu’, portanto, foi merecida e condizente com a performance, enquanto os Granates precisavam demonstrar mais variações de movimentação e também alternativas ofensivas.

Confusão para iniciar a segunda etapa e Lanús empata

O início do segundo tempo ficou marcado pela demora em razão de uma briga envolvendo os hinchas do Lanus e a polícia. O embate nas arquibancadas gerou um atraso de cerca de dez minutos e ainda contou com o atendimento médico a alguns torcedores que estavam passando mal.

Com a bola rolando, o Fluminense retornou com o mesmo ímpeto dos primeiros 45 minutos. Neste aspecto, os comandados de Renato giraram a bola até achar espaços, mas pecaram sempre no último passe. Chama a atenção a questão da distribuição de jogo. No intervalo, o técnico fez uma troca: Otávio por Hércules. Uma modificação que prioriza a saída de bola, mas que retira uma característica ofensiva — visto que o camisa 35 oferece muito mais apoio no campo de ataque do que o 94. Mas, mesmo com esta substituição, a equipe brasileira manteve-se em busca do resultado favorável e perdeu uma oportunidade clara de gol com Juan Freytes, que testou para fora.

Talvez esta não fosse a troca indicada. O Lanús não oferecia perigo e o Fluminense tinha total controle do jogo, algo que foi visto na ida, na Argentina. E assim, como foi em La Fortaleza, o Tricolor das Laranjeiras sofreu gol no momento de dominância. No contragolpe, Dylan Aquino tabelou com Marcelino Moreno e tocou na saída de Fábio. Méritos totais de Maurício Pellegrino que havia acabado de colocar o camisa 25 em campo e apostou na boa atuação dele, igualmente como foi em La Fortaleza.

O Fluminense foi para o abafa e Portaluppi, imediatamente após o gol, colocou Keno e John Kennedy em ação. Porém, a equipe sentiu o gol e, tecnicamente, começou a errar muito. Passes errados e tomadas de decisão equivocadas tomaram conta do duelo e a torcida demonstrava impaciência — com razão. Em todas as subidas para o campo de ataque, o ‘abafa’ se deu mais pela insistência do que pela qualidade nas associações.

Poderia ser pior para o ‘Flu’. Os argentinos perderam duas chances claras nos minutos finais e o desespero dos jogadores do time brasileiro ficou ainda maior. Os cruzamentos foram as ultimas alternativas do Fluminense, que acertou a trave com Keno. Este foi o último lance da partida. Placar final: Fluminense 1 x 1 Lanús.

Lanús nas semifinais da Sul-Americana

Vitorioso no confronto de hoje, o Lanus avançou para as semifinais e espera o adversário, entre Universidad de Chile e Allianza Lima, a ser decidido na próxima quinta-feira (25), às 21h30. A equipe argentina não disputa esta fase desde 2020, quando foi vice-campeã daquela edição.

O Fluminense volta a campo no próximo final de semana para enfrentar o Botafogo, pela 25ª rodada do Brasileirão 2025. A partida será realizada no domingo (28), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Ficha técnica da partida

Fluminense 1 x 1 Lanús

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto árbitro: Yender Herrera (VEN)
VAR: Ángel Arteaga (VEN)

Gols:

  • Fluminnse: Agustín Canobbio, 20’/1°T
  • Lanús: Dylan Aquino, 22’/2°T

Cartões amarelos:

  • Fluminense: Thiago Silva, 43’/1°T; Renê, 45’/2°T; Freytes, 52’/2°T
  • Lanús: Alexis Segovia, 3’/2°T

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules (Otávio, no intervalo) e Martinelli; Canobbio (Riquelme Felipe, 31’/2°T), Acosta (John Kennedy, 26’/2°T) e Serna (Keno, 26’/2°T); Everaldo (Cano, no intervalo). Técnico: Renato Portaluppi.

Lanús: Losada; Pérez (Muñoz, 47’/2°T), Izquierdoz, Canale e Marcich; Medina e Cardozo; Alexis Segovia (Aquino, 10’/2°T), Marcelino Moreno (Watson, 37’/2°T) e Eduardo Salvio (Morgantini, 37’/2°T); Castillo (Walter Bou, 10’/2°T). Técnico: Mauricio Pellegrino.

Créditos da foto de capa: Mariana Garcia/Fluminense F.C. — Reprodução.