Milan Roma Serie A
Futebol Serie A

Milan vence a Roma e se aproxima dos líderes da Serie A

Depois de dois empates seguidos, o Milan voltou a vencer no campeonato, ao superar a Roma por 1 a 0 neste domingo (2), no Estádio San Siro, em Milão, em confronto válido pela décima rodada da Serie A 2025/26. O único gol solitário da partida foi marcado pelo zagueiro Strahinja Pavlovic, garantindo o triunfo dos Rossoneros ainda no primeiro tempo. Vale ressaltar que o argentino Paulo Dybala desperdiçou um pênalti na segunda etapa, perdendo a chance de empatar o jogo para os Giallorossi — o goleiro Mike Maignan defendeu a cobrança e assegurou o resultado até o apito final.

Com o resultado, o Milan assume a terceira colocação e se aproxima dos líderes da Serie A. Sob o comando de Massimiliano Allegri, o time soma agora 21 pontos, dois a menos que o líder Napoli, que empatou sem gols com o Como no fim de semana, e um a menos que a arqurrival Internazionale, vice-líder, que venceu o Hellas Verona por 2 a 1, fora de casa também nesta rodada. A Roma, por sua vez, tem a mesma pontuação dos Rossoneros e ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas pelo critério de gols marcados.

Após ficar de fora das competições europeias na temporada 2025/26, o Milan concentra agora suas atenções na Serie A. A equipe rossonera visita o Parma no próximo sábado (8), às 16h45 (horário de Brasília), em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Italiano, no Estádio Ennio Tardini. Já a Roma entra em campo no domingo (9), às 14h (de Brasília), no Estádio Olímpico, onde recebe a Udinese. Antes disso, na quinta-feira (6), os Giallorossi viajam até Glasgow para enfrentar o Rangers, no Ibrox Stadium, pela quarta rodada da fase de liga da UEFA Europa League.

Foto: Getty Images

Dybala perde pênalti, Milan vence Roma em casa e embola no topo da tabela de classificação da Serie A

Mesmo jogando fora de casa, a Roma teve um desempenho superior ao do Milan no primeiro tempo. O time comandado por Gian Piero Gasperini dominou a posse de bola e ditou o ritmo da partida. Desatento em campo, o Milan cometia muitos erros defensivos e dava espaços para os visitantes, que, no entanto, não souberam aproveitar as oportunidades. Logo aos nove minutos, os Giallorossi quase abriram o placar: após um cruzamento de Soulé pela direita, Dicka subiu bem de cabeça e mandou a bola com perigo, passando muito perto da trave defendida por Maignan.

A partir desse momento, a Roma passou a controlar a partida e quase ampliou a vantagem aos 16 minutos. Em uma excelente jogada pela direita, Celik fez o cruzamento para Paulo Dybala, que dominou com a coxa e finalizou de perna esquerda. A bola passou muito perto do gol de Maignan, que apenas observou enquanto ela sair pela linha de fundo. Mesmo com a pressão dos Giallorossi, o Milan soube aproveitar o contra-ataque e abriu o placar aos 39 minutos, quando Rafael Leão recebeu pela esquerda, acelerou, chegou à linha de fundo e cruzou para Pavlovic, que desviou para o fundo das redes.

Antes do intervalo, o Milan quase ampliou o placar aos 44 minutos. Fofana recebeu um cruzamento de Bartesaghi pelo lado esquerdo, após uma boa troca de passes com Rafael Leão, e ficou cara a cara com o goleiro. No entanto, o francês mandou a bola para fora, levando perigo a Svilar. Ao fim do primeiro tempo, os Rossoneros precisavam vencer para continuar na perseguição ao Napoli, após dois empates seguidos, enquanto os Giallorossi buscavam assumir a liderança da Serie A — o que acabou não se concretizando.

Na volta para o segundo tempo, o Milan manteve o domínio da partida e quase ampliou o placar logo aos três minutos. Em uma excelente jogada de Alexis Saelemaekers, Rafael Leão recebeu na área e chutou forte de canhota. A bola desviou na zaga da Roma, mas o goleiro Mile Svilar fez uma bela defesa. Pouco depois, aos 22 minutos, os Rossoneros voltaram a pressionar: Bartesaghi finalizou dentro da área, e Svilar novamente brilhou ao defender. No rebote, Ricci tentou concluir, mas o goleiro defendeu outra vez. A bola ainda sobrou para o camisa 10, que finalizou, porém Mario Hermoso apareceu para travar o lance em cima da linha, evitando o gol.

Em desvantagem no placar, a Roma teve sua melhor oportunidade de empatar aos 33 minutos, quando Fofana tocou a bola com a mão dentro da área do Milan após uma cobrança de falta, levando o árbitro a marcar pênalti para os visitantes. Na cobrança, Paulo Dybala acabou desperdiçando a chance — o goleiro Maignan defendeu no canto esquerdo e assegurou a vitória dos mandantes. Apesar de ainda criarem boas oportunidades para buscar ao menos um ponto fora de casa, os Giallorossi não conseguiram reagir a tempo.

Ficha técnica

Milan 1 x 0 Roma
Serie A 2025/26
Local: Estádio San Siro, Milão (ITA)
Gol: Strahinja Pavlovic, 39’/1T (1-0, MIL)

Milan: Maignan; Gabbia, Pavlovic e De Winter; Saelemaekers (Athekame), Ricci, Fofana, Modric e Bartesaghi; Rafael Leão (Tomori) e Nkunku (Loftus-Cheek).Técnico: Massimiliano Allegri.

Roma: Svilar; Ndicka, Hermoso (Tsimikas) e Mancini; Celik (Dovbyk), El Aynaoui (Pellegrini), Koné, Cristante e Wesley França; Dybala (Baldanzi) e Soulè (Bailey). Técnico: Gian Pero Gasperini.

Árbitro: Marco Guida (ITA)
Assistentes: Pietro Del Guidici (ITA) e Christian Rossi (ITA)
VAR: Aleandro di Paolo (ITA)
Cartões amarelos: Youssouf Fofana (MIL); Mario Hermoso, Gianluca Mancini, Zeki Celik, Neil El Aynaoui e Wesley França (ROM)

(Foto: Getty Images)