O Santos foi para Itaquera disposto a deixar para atrás a derrota para o Palmeiras. E, com uma atuação defensiva sólida e um bom primeiro tempo do meio para a frente, o Peixe arrancou uma vitória importantíssima, fazendo 1 a 0 na Neoquimica Arena.
Desde o início, o Corinthians tentava tomar uma postura ofensiva, mas faltava qualidade na criação das jogadas. Enquanto isso, o Santos, mesmo chegando para atuar no contra-ataque, tinha mais qualidade ofensiva na troca de passes. E, já na reta final da etapa inicial, após cobrança de falta de Neymar na trave, Oliva abriu o placar para o Peixe, fazendo o time visitante ir para o intervalo na frente.
Na etapa complementar, o Corinthians avançou, adiantou as linhas, mas trabalhou apenas com chuveirinhos na área, sem criar oportunidades sólidas de gol. Isso, unido a atuações muito boas de Willian Arão, Luan Peres e Lucas Veríssimo, permitiu que o Santos saísse de Itaquera com a vitória.
O resultado deu uma tranquilidade maior para o Santos na luta contra o rebaixamento, colocando quatro pontos de frente para o Z4, tendo um jogo a menos que alguns dos concorrentes. Além disso, a partida mostrou que com a qualidade de jogadores como Neymar e Gabigol, além de Barreal, Bontempo, e com o recém-chegado Arthur e outros nomes ventilados, o Peixe pode sair dessa situação ruim na tabela do Brasileirão.
Já o Corinthians se mostrou apático, sem ideias ofensivas, com pouca movimentação e dependente de lampejos de Matheus Bidu na esquerda e Kaio César na direita para criar algo. A ausência de Yuri Alberto também é muito sentida, já que claramente falta alguém para colocar a bola na rede. De repente, um campeonato tranquilo de meio de tabela pode se transformar em luta contra o rebaixamento, caso Fernando Diniz não encontre soluções ofensivas para agredir seus adversários na ausência de seu goleador.
Confira em detalhes como foi a partida que representou demais para os santistas, que conquistaram seu primeiro triunfo em clássicos no ano.

Santos sai na frente merecidamente
O jogo começou morno, o Santos bem postado defensivamente não deixava o Corinthians jogar. E, com a lentidão corintiana, nada acontecia. Do outro lado, o Peixe, mesmo em momentos que adiantava as linhas, também não criava nada.
Como era difícil a criação, os times tinham muita dificuldade em pisar na área. O primeiro lance de perigo da partida veio só aos 12 minutos e com o zagueiro Gustavo Henrique, que chutou de longe e a bola passou perto.
Aos 17 minutos veio a melhor jogada corintiana até então. Após boa trama pela esquerda, iniciada por Matheus Bidu, o próprio lateral esquerdo conseguiu pisar na área e finalizar cruzado, mas a bola passou para fora. Aos poucos o Corinthians tentava tomar as rédeas da partida.
Só que aos 33 minutos, o Santos teve boa trama com Gabigol e Gabriel Bontempo e o meio-campista foi derrubado após bela tentativa de drible. Neymar foi para a cobrança e bateu na trave, no rebote, Christian Oliva marcou o primeiro gol do Peixe, colocando 1 a 0 no placar.
Depois do gol o Corinthians se mandou para o ataque, mas além de não conseguir incomodar o Santos, ainda deixou espaço para a criação do Peixe, que com Neymar, Gabigol e Gabriel Bontempo incomodava demais. Aos 44’, Gabigol deu lindo lançamento para Neymar, que depois de uma confusão na frente da área, passou para Barreal, que finalizou para a boa defesa de Hugo Souza.
A etapa inicial terminou com o Santos melhor, mais consciente. Neymar chamava o jogo o tempo todo e incomodava a defesa corintiana com muita movimentação. Desta forma, o Peixe controlou a reta final da primeira metade da partida e mereceu ir para o intervalo na frente.
Corinthians não encontra alternativas para superar a defesa santista
O Corinthians voltou para o segundo tempo com as linhas altas, tentando pressionar o Santos, mas sem colocar a bola no chão, seguindo inofensivo para a meta de Brazão. Enquanto isso, o Peixe parecia ter o contragolpe disponível e sem uma grande supervisão.
O Timão tentava abafar na base dos cruzamentos pelo alto, mas a falta de um atacante de referência tornava essa tática pouco produtiva. Os três jogadores do Santos posicionados na área defensivamente tiravam até com certa facilidade.
Entretanto, a pressão corintiana se intensificava a cada minuto e Kaio César passou a ser muito acionado. O lado direito do ataque do Corinthians era perigoso. Mesmo sem finalizar de forma correta, o Timão empurrava o Santos para atrás e parecia perto do empate.
Com muito chuveirinho na área o Corinthians tentava chegar, mas poucas vezes ganhava as disputas. E, quando conseguia, faltava pontaria para colocar a bola no barbante. E assim o tempo passava sem o Timão encontrar alguém para finalizar.
O time da casa ia com tudo para frente e não criava. Enquanto isso, dava espaço para o Santos. Aos 49 minutos, Willian Arão, melhor jogador em campo, conseguiu um lançamento lindo para Davizinho, que prendeu a bola, girou e encontrou Oliva na área, mas o uruguaio finalizou por cima, numa chance incrível de matar a partida.
Apesar disso, a oportunidade perdida não fez falta e o Santos conseguiu uma vitória importantíssima para se distanciar da zona de rebaixamento e levantar a moral do seu elenco, após a derrota acachapante diante do Palmeiras pela Copa do Brasil.



