Alemanha x Escócia
Futebol Eurocopa

Alemanha atropela Escócia na abertura da Euro 2024

Nesta sexta-feira (14), a Alemanha venceu a Escócia por 5 a 1 na Allianz Arena em Munique na primeira rodada da Eurocopa 2024. Em uma partida completamente dominada pela seleção alemã, os anfitriões garantiram uma vitória importante para estrear sem muitos problemas. Florian Wirtz, Jamal Musiala, Kai Havertz, Niclas Fullkrug e Emre Can marcaram para os alemães, enquanto um gol contra de Antonio Rudiger descontou para os escoceses.

Dominando a posse de bola, a Alemanha foi superior durante todo o confronto, complicando a saída de bola escocesa e fazendo uma das melhores partidas da equipe sob o comando de Julian Nagelsmann. Essa foi a maior goleada registrada em uma abertura de Eurocopa na história, além de também ser a segunda maior da seleção alemã na história das Euros.

A seleção escocesa, por sua vez, teve alguns problemas no que se diz respeito ao sistema defensivo. A equipe tentou se defender no começo, mas foi vítima fácil dos passes incisivos dos alemães, que marcaram com certa facilidade no primeiro tempo. A Escócia terá que fazer uma grande campanha nos outros jogos do grupo para recuperar o saldo de gols.

Alemanha resolve no primeiro tempo

Havertz Alemanha
(Foto: Twitter UEFA Euro 2024)

Logo no começo da partida, foi possível perceber que o confronto seria de uma equipe só, já que os alemães começaram pressionando a saída de bola dos escoceses e rapidamente marcaram o primeiro. Antes dos 10 minutos, Joshua Kimmich foi lançado pela direita e achou Wirtz na entrada da área. O garoto bateu com estilo para vencer o goleiro e abrir o placar para a Alemanha.

A equipe anfitriã continuou pressionando e, pouco depois, ainda conseguiu marcar o segundo. Em mais uma pressão feita na saída de bola da Escócia, a recuperação rápida fez com que Havertz recebesse pela esquerda e achasse um bom passe no meio para Musiala, que fuzilou e aumentou a vantagem ainda nos 20 minutos iniciais da partida.

A Alemanha ainda teria dois lances anulados graças ao VAR. O primeiro deles veio quando Musiala foi derrubado na entrada da área, mas o árbitro marcou pênalti. Após revisão, foi definido que o alemão estava fora da grande área. Pouco depois, o próprio Musiala teve um gol anulado, impedindo o que seria o terceiro dos anfitriões. Finalmente, no final do primeiro tempo, o árbitro de vídeo foi amigo dos alemães.

Após bate rebate na área, Ryan Porteous deu uma forte entrada em Ilkay Gundogan, e, após deixar o lance seguir, o árbitro marcou pênalti com a ajuda do VAR. Havertz foi para a bola e marcou o terceiro, levando o jogo para o intervalo em um consistente 3 a 0.

Quando o Fullkrug tá feio…

Na segunda etapa, a Alemanha começou a fazer algumas mudanças para poupar titulares em uma competição de tiro curto com vários jogos seguidos, e trouxe para o jogo atletas como Leroy Sané, Pascal Gross e Fullkrug, sendo esse último um dos nomes da partida. Pouco depois da sua entrada, o atacante do Borussia Dortmund teve a chance de chutar na entrada da área, soltando a bomba para marcar o quarto.

Com a partida completamente controlada depois disso, a Alemanha ainda faria o quinto com o próprio Fullkrug, mas foi marcado o impedimento. Com isso, a Escócia aproveitou o ritmo menor dos alemães para marcar o seu gol, aproveitando a bola parada desviada no meio do caminho por Rudiger para a própria meta, fazendo o gol de honra escocês. No entanto, ainda daria tempo para os alemães marcarem novamente, dessa vez em uma boa troca de passes que encontrou Can. O volante finalizou com estilo para fechar o placar e o jogo.

FT: Alemanha 5-1 Escócia

Análise final

Foi uma vitória contundente da Alemanha contra uma seleção que não é das mais fracas nesse grupo. A equipe teve compostura durante todo o confronto para marcar seus gols logo no início, decidindo a partida e conseguindo poupar titulares, que será preciso em um resto de grupo que também não é fácil de jogar contra. Na próxima rodada, a Alemanha enfrenta a Hungria, enquanto a Escócia vai tentar a recuperação contra a Suíça.