Alexander Zverev, mesmo com dois Grand Slams em 2026, não tem sido o melhor tenista da temporada. A conta é bem básica: ao enfrentar outros tenistas do mesmo nível, o alemão sofre derrotas. É por isso, por exemplo, que só venceu duas partidas contra top 10 no ano e, nos últimos dias, perdeu para Novak Djokovic, que não está mais entre os 10 melhores do mundo.
Em suas campanhas vitoriosas em majors, precisou passar por apenas um top 10, o que só aconteceu na final do US Open. Também é preciso entender que isso não é exatamente culpa do tenista. Os outros atletas não chegaram e, assim, Zverev encontrou um caminho livre. Certo, mas ainda é um fator que será sempre lembrado, gerando um questionamento em cima de Alexander.
Para piorar para o seu lado, não tem conseguido provar que consegue vencer quando os adversários são de alto nível. Neste ano, por exemplo, não tem nenhuma sobre Djokovic, Carlos Alcaraz ou Jannik Sinner.

Alexander Zverev ainda não convence
Os títulos de Roland Garros e do US Open encerraram a busca de Alexander Zverev por um Grand Slam. No entanto, as campanhas nos dois majors ainda não convenceram a maioria dos fãs de tênis de que o alemão é o melhor tenista da temporada. Até porque os números do tenista são claros: ao enfrentar alguém do mesmo nível ou superior, a derrota vem.
Em 2026, o alemão tem 58 vitórias e 15 derrotas, conquistando apenas dois títulos. Ou seja, apesar de entrar tantas vezes em quadra, não se mostrou bem em nenhum outro momento. As conquistas nos dois Slams, aliás, vieram aproveitando o fato de que nem Sinner nem Alcaraz estavam 100%.
Isso é um grande mérito de Zverev, é óbvio. Enquanto o circuito não conseguia lidar com essa pressão, Alexander agarrou as chances e conquistou os títulos. Tudo bem, fez o seu trabalho, mas ainda não é o suficiente. Para se tornar um dos melhores, para ser visto como um rival real de Carlos e Jannik, o n.º 2 do ranking da ATP precisa vencer os dois.
Vamos comparar com a época em que Roger Federer e Rafael Nadal dominavam. Eram apenas os dois e, pouco depois, veio Djokovic. Mas para o sérvio entrar na disputa e fazer com que virasse o Big 3, foi necessário começar a vencer os adversários diretos. E foi o que fez, conseguindo transformar o período de domínio de dois tenistas em três.
Zverev está bem longe de fazer isso e não tem sido uma real ameaça. Quando enfrenta Alcaraz ou Sinner, o alemão se apequena, sofrendo uma sequência de derrotas.

Xangai é uma nova chance para Alexander Zverev
Em Pequim, Alexander Zverev teve apenas três jogos, nenhum contra top 10. A derrota veio para Djokovic, 11º do ranking durante o torneio e, mais uma vez, o alemão foi questionado por aqueles que acompanham o tênis. Sua próxima disputa será o Masters 1000 de Xangai, que tem presença confirmada de Alcaraz.
Jannik não irá, ainda lidando com lesão após a conquista de Wimbledon em cima de Zverev. Entretanto, Carlos e todos os outros do top 10 estarão presentes. É uma oportunidade para Alexander enfrentar algum top 10 pelo caminho e mostrar que realmente vive um excelente ano no circuito.
Foto: Jeff Dean/USTA


