Alonso GP do Canadá
Automobilismo Fórmula 1

Alonso aproveita chuva e faz melhor tempo no segundo treino livre no Canadá

Mais uma vez, a chuva foi um fator para os treinos livres do GP do Canadá. Com isso, Fernando Alonso levou a sua Aston Martin para o topo com um tempo marcado no início da sessão, garantindo a liderança da segunda sessão de treinos. George Russell e sua Mercedes ficaram na segunda posição, enquanto Lance Stroll, companheiro de Alonso, foi o terceiro.

Max Verstappen encontrou mais um desafio em sua defesa do título da F1 durante a segunda sessão de treinos Verstappen havia acabado de iniciar uma volta com pneus macios em sua Red Bull quando foi forçado a retornar ao box, com fumaça saindo da traseira do RB20. O problema, relacionado ao sistema de recuperação de energia, foi terminal, e ele não retornou para a pista.

O tricampeão mundial completou apenas quatro voltas durante a sessão, o menor número entre os 20 pilotos, e registrou apenas uma volta cronometrada em 1:19.311, ficando em 18º na classificação. Apenas Pierre Gasly, da Alpine, e Lando Norris, da McLaren, ficaram atrás dele.

A segunda sessão de treinos era esperada para ser mais tranquila após um TL1 fortemente interrompido. A primeira sessão de treinos foi adiada por 21 minutos devido a uma tempestade de granizo e chuva forte, que resultou em uma bandeira vermelha após Zhou Guanyu colidir com um muro. As esperanças iniciais de uma segunda sessão limpa foram frustradas quando uma chuva leve começou a cair justo quando uma fila de carros se alinhava no pitlane para retornar ao Circuito Gilles Villeneuve para o TL1.

Enquanto Alonso estava nos boxes, na frente da fila estavam a dupla da Red Bull, Verstappen e Sergio Perez, mas ambos rapidamente retornaram aos boxes após começarem com pneus macios. Os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Russell, inicialmente continuaram, com Hamilton marcando o tempo de volta inicial de 1:34.810s antes de também retornar aos boxes. Russell retornou após duas voltas exploratórias.

Carlos Sainz achou as condições “muito molhadas para os médios” após optar por esse composto, enquanto seu companheiro de equipe Charles Leclerc enfrentou um cenário pior. Leclerc, vencedor da corrida anterior em Mônaco, entrou no circuito com pneus intermediários antes que o controle de corrida declarasse a pista molhada. Esta infração incomum levou a uma investigação dos comissários e resultou em uma multa para a Ferrari.

Pierre Gasly optou por correr com pneus macios e conseguiu aquecê-los, melhorando progressivamente seus tempos de 1:29.007 para 1:24.389 e depois para 1:20.789 em voltas sucessivas. Mesmo assim, Alonso continuou liderando com seu belo tempo no começo da sessão.

Alonso lidera segunda sessão atípica

Com Alonso em primeiro, seguido por Russell e Stroll no top 3, nós também tivemos a Ferrari de Leclerc na quarta posição, sendo o único tempo entre os dez primeiros com pneus intermediários. Daniel Ricciardo, um dos primeiros a ir para a pista no início, ficou com a quinta posição com a sua Racing Bull, com Kevin Magnussen, também aproveitando as condições de pista seca, com a sexta colocação.

Hamilton foi o sétimo, seguido por a outra Racing Bull guiada por Yuki Tsunoda. Fechando o top 10, nós tivemos a Williams de Alex Albon e a Red Bull mais bem colocada neste sábado, guiada por Sergio Pérez, na décima colocação.

Confira a classificação da sessão da segunda sessão de treinos livres no Canadá:

  1. Fernando Alonso (Aston Martin)
  2. George Russell (Mercedes)
  3. Lance Stroll (Aston Martin)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  6. Kevin Magnussen (Haas)
  7. Lewis Hamilton (Mercedes)
  8. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  9. Alex Albon (Williams)
  10. Sergio Pérez (Red Bull)
  11. Esteban Ocon (Alpine)
  12. Logan Sargeant (Williams)
  13. Carlos Sainz (Ferrari)
  14. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  15. Nico Hulkenberg (Haas)
  16. Oscar Piastri (McLaren)
  17. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  18. Max Verstappen (Red Bull)
  19. Pierre Gasly (Alpine)
  20. Lando Norris (McLaren)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *