O Arsenal tem trabalhado para colocar um time competitivo nas mãos de Mikel Arteta, na tentativa de colocar um ponto final na seca de títulos expressivos. Esse projeto chegou a um ponto importantíssimo nesta temporada, com a chegada de Gyökeres e Zubimendi. Porém, um fator é vital para a continuidade dele. Os Gunners temem perder William Saliba num futuro próximo, por conta do interesse do Real Madrid. A questão é que o zagueiro do Liverpool, Konaté, pode ser o fator-chave para a estrela do time de Londres continuar onde está.
Os movimentos de Arteta à frente do Arsenal sempre foram bem claros: dar valor aos talentos e transformá-los em estrelas mundiais. E essa situação não foi diferente com Saliba, que chegou ao Emirates sem status de craque, e, com o passar do tempo, conquistou esse posto. Hoje, o francês se enquadra entre os melhores zagueiros do mundo, o que gera um impasse iminente sobre a renovação do seu contrato, ainda mais com o Real, um dos bichos-papões da Europa, de olho em tudo o que acontece. Vale lembrar que Florentino Pérez, presidente do clube espanhol, já deixou claro em entrevistas que a política do Real passa por “contratar os melhores jovens possíveis antes que se tornem inatingíveis”.
Quando o defensor chegou ao Arsenal, tinha apenas 18 anos, recém-contratado do Saint-Étienne, e com três anos de empréstimos nas costas. Logo depois, tomou conta de um espaço na zaga. Hoje, não existe discussão sobre quem são os titulares do setor defensivo, sendo Saliba e Gabriel Magalhães as escolhas diretas. Entretanto, o contrato de Saliba vai até 2027, o que impede qualquer clima de tranquilidade e faz com que a diretoria siga em estado de alerta. O zagueiro também passou a integrar com frequência a seleção francesa e tem sido cotado por muitos como possível herdeiro da posição de Varane, o que aumenta ainda mais sua valorização no mercado europeu.
O fato de o Real Madrid ter um supertime no momento faz com que jogadores em fim de contrato sonhem com a possibilidade de se juntar ao “enormossauro” da Europa. Kylian Mbappé seguiu esses passos, Trent Alexander-Arnold não fez diferente e, entre outras estrelas do futebol mundial, muitos devem pensar o mesmo, caso sejam procurados, é claro. Além disso, a recente conquista da Champions League e a montagem do elenco para o novo Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá em 2025, tornaram o Real ainda mais atrativo para atletas em busca de títulos de peso e projeção global.
A questão é que, para o Arsenal não passar por esses problemas, terá que torcer para o Liverpool ser o prejudicado nesta história.
Arsenal torce pelo mal do próximo

O Real Madrid quer elevar o nível de sua defesa e, para isso, contratou Huijsen junto ao Bournemouth. Sem querer parar por aí, tem Saliba como um ótimo nome para reforçar o elenco. Entretanto, talvez siga por caminhos mais acessíveis antes de chegar ao Arsenal. Neste caso, Konaté aparece como uma excelente alternativa, principalmente pelo fato de o francês já ter sido sondado para sair na última janela de transferências, algo que o Liverpool ainda tenta resolver internamente. O zagueiro também já passou pelas mãos de Didier Deschamps e é constantemente elogiado por sua imposição física, antecipação e capacidade de jogar em linha alta, características valorizadas no estilo do Real.
Diferente de Saliba, o atleta dos Reds tem seu vínculo se encerrando ao fim desta campanha. Essa questão faz com que o atual campeão da Premier League sofra mais do que o Arsenal, diante de uma possível repetição do caso Alexander-Arnold, onde o inglês, simplesmente, não quis conversar sobre uma renovação de contrato e saiu custando apenas 10 milhões de euros, já que o clube espanhol tinha interesse em contar com ele no elenco para o Mundial de Clubes. Konaté, por sua vez, também pode se ver tentado por esse projeto, e caso aceite, deixa o caminho livre para Saliba continuar em Londres, pelo menos por mais algum tempo.
Foto: IMAGO / Sportimage