O Atlético de Madrid conquistou um resultado histórico, nesta quarta-feira (8), ao derrotar o Barcelona por 2 a 0, em pleno Camp Nou, na rodada de ida das quartas de final da Uefa Champions League. Com o triunfo, os Colchoneros encerram um jejum de 20 anos sem ganhar da equipe blaugrana no estádio.
Melhor do que isso: o Atlético de Madrid fica muito perto de uma vaga na semifinal da Champions. Agora, o time comandado por Diego Simeone avança até mesmo com uma derrota pelo placar mínimo no jogo de volta, marcado para terça-feira (14), na capital espanhola.
Resumo da vitória do Atlético de Madrid
A vitória do Atlético de Madrid passa, principalmente, por um lance específico: no fim do primeiro tempo, Paul Cubarsí cometeu falta e recebeu o cartão vermelho. Na cobrança da infração, Julián Álvarez acertou o ângulo e deu uma boa vantagem aos visitantes.
Na etapa complementar, o Barcelona amassou e terminou o jogo com 15 finalizações, contra apenas 5 do Atleti. Ainda assim, os Colchoneros foram letais, fizeram o segundo com Sørloth.
Álvarez faz a diferença em 1º tempo dos sonhos para o Atlético de Madrid
Barcelona e Atlético de Madrid fizeram um primeiro tempo parelho, com as duas equipes buscando o ataque, mas que terminou favorável aos visitantes. Apesar dos catalães criarem mais chances e ocuparem o campo ofensivo, o Atleti desceu para o intervalo com vantagem no placar e um homem a mais.
Sem Raphinha, que está machucado, o treinador Hansi Flick apostou em Marcus Rashford. Pela esquerda, o atacante do Barça incomodou e até chegou a balançar as redes, mas o lance foi invalidado por impedimento de Lamine Yamal na jogada.
O jovem do Barça, inclusive, protagonizou algumas boas jogadas, mas esteve bem marcado na maior parte do tempo. O Atlético também conseguiu escapar em alguns momentos, criando oportunidades com Julián Álvarez e Antoine Griezmann.
Já aos 44 minutos, um lance mudou a história do jogo: Pau Cubarsí derrubou Álvarez perto da área e recebeu cartão vermelho. Na cobrança da falta, o próprio argentino acertou o ângulo, marcou um golaço e colocou os visitantes em vantagem.
Colchoneros sofrem, mas fazem o segundo e calam Camp Nou
Mesmo com um jogador a menos, o Barcelona voltou para o segundo tempo pressionando o Atlético de Madrid e sufocou os visitantes nos minutos iniciais, criando diversas chances e mostrando intensidade.
Com as entradas de Fermín López e Gavi nas vagas de Robert Lewandowski e Pedri, os catalães passaram a dominar o meio-campo. Apesar do volume ofensivo, faltou capricho nas finalizações e também superar o goleiro Juan Musso.
Resistente, o Atlético se lançou ao ataque aos 25 minutos e foi letal. Em cruzamento pela esquerda, Antoine Griezmann encontrou Alexander Sørloth, que apenas desviou para as redes, esfriando o ímpeto do Barça.
Na reta final, o Barcelona ainda tentou reagir com Lamine Yamal e Ronald Araújo, mas demonstrou nervosismo e não conseguiu diminuir o prejuízo.
Foto: Reprodução/Atlético de Madrid