Atlético-GO e Grêmio empatam e seguem em baixa no Brasileirão - Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Futebol Brasileirão

Atlético-GO e Grêmio empatam e seguem ameaçados na tabela

Jogando no Antônio Accioly, em Goiânia, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão, Atlético Goianiense e Grêmio ficaram no empate em 1 a 1 que não agradou a nenhuma das equipes, que seguem na parte de baixo da tabela de classificação.

Os dois gols do jogo saíram no segundo tempo. O zagueiro Luiz Felipe abriu o placar para o Dragão aos 27 minutos, mas o Imortal chegou ao empate aos 37’ da etapa final com o lateral-esquerdo Reinaldo.

O resultado impediu o Atlético, 16º colocado com dez pontos, de desgarrar da zona do perigo, e manteve o Grêmio, que ocupa o 19º posto, por mais uma rodada dentro da zona do rebaixamento da competição.

As duas equipes voltam a campo no domingo (30): o Rubro-Negro Goiano vai até a Arena MRV encarar o Atlético Mineiro, às 11h (de Brasília), enquanto o Tricolor Gaúcho terá pela frente o Fluminense (que estaria interessado na contratação do técnico Renato Gaúcho para o lugar do demitido Fernando Diniz) em um duelo entre os dois últimos colocados, na Arena, às 16h (de Brasília).

Atlético-GO domina a 1ª etapa

A primeira grande chance da partida pertenceu aos donos da casa e veio logo aos 2 minutos de jogo. Emiliano Martínez lançou Baralhas na ponta direita, que deixou Gustavo Martins no chão com um drible seco antes de bater com o lado externo do pé direito para tirar tinta da trave de Marchesín.

Aos 9’, o Atlético chegou novamente com perigo e com estilo. Após bela troca de passes pela direita, Maguinho cruzou, Martínez ajeitou com o peito para Shaylon pegar de primeira e obrigar Marchesín a salvar o Imortal. O goleiro gremista voltaria a trabalhar aos 15, parando um chute de Guilherme Romão que veio no centro da meta.

Só dava Atlético no jogo. Dois minutos depois, aos 17’, Maguinho alçou bola entrada da área para Martínez, que matou no peito e girou emendando um bonito chute de esquerda, mas a bola saiu à esquerda do gol. Martínez estava imparável. Aos 22’, o camisa 9 fez grande jogada individual pela direita, se livrou de três marcadores, invadiu a área e finalizou para nova defesa de Marchesín.

O Dragão chegou outra vez ao ataque com Luiz Fernando, aos 40’, após o meia dominar no meio de campo, avançar até a meia-lua e bater firme rente ao poste esquerdo, tirando o “uuhhh” da torcida. O mesmo Luiz Fernando perderia mais uma chance aos 48’, ao invadir a área pela direita, receber passe açucarado de Alejo, mas foi bloqueado por Marchesín na hora do chute.

Atlético-GO pressionou durante os 45 minutos iniciais - Foto: Divulgação/Atlético Goianiense
Atlético-GO pressionou durante os 45 minutos iniciais – Foto: Divulgação/Atlético Goianiense

Gols e empate no 2º tempo

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com o Atlético pressionando. Com 50 segundos no relógio, Maguinho ficou com a sobra e chapou de pé esquerdo buscando o ângulo, mas a bola subiu mais do que o esperado.

A resposta do Grêmio veio pouco depois, aos 5’, com uma finalização de fora da área perigosa que exigiu atenção do goleiro Ronaldo para espalmar para o lado. O meia gremista estava com o pé calibrado, e aos 10’, em cobrança de falta da ala esquerda, fez Ronaldo se esticar todo para defender a cobrança direta.

O Atlético voltou a atacar com uma cabeçada de Guilherme Romão, que testou firme aos 17’ após receber cruzamento, mas a bola foi facilmente defendida por Marchesín. Um minuto depois, no contra-ataque, Ronaldo voltou a se destacar ao impedir o gol de Cristaldo, que finalizou de primeira um passe vindo da ala direita feito por João Paulo.

A partida se encaminhava para uma trocação mais aberta quando saiu o placar foi aberto aos 27’: Shaylon ergueu a bola na área, Tubarão tocou para o meio e Kannemann chegou para afastar, mas espanou a bola, que sobrou para Luiz Felipe mandar de peito para o fundo do gol, fazendo a festa dos torcedores do Dragão.

Porém, a alegria rubro-negra durou apenas dez minutos, pois aos 37, em escanteio cobrado curtinho, Reinaldo recebeu livre na esquerda, adiantou a bola e soltou uma bomba de canhota. A bola ainda desviou em Derek e tirou qualquer chance de defesa de Ronaldo.

Reinaldo (centro) empata o jogo- Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Reinaldo (centro) empata o jogo- Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Final: Atlético Goianiense 1×1 Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio