Bahia
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Bahia neutraliza o Juventude e triunfa com 2 a 0 na Fonte Nova

Nesta quinta-feira (04), o Bahia venceu o Juventude por 2 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela 14° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols foram feitos por Thaciano e Cauly.

Com um primeiro tempo bastante disputado, o Bahia conseguiu acordar no final e neutralizou o Papo até o último minuto. Os tentos de Thaciano e Cauly foram resultados de um conjunto de jogadas bem sucedidas, que aproveitaram a oportunidade de ficarem cara a cara com o gol. Mais um triunfo tricolor, que o leva momentaneamente para a 4° colocação com 27 pontos. 

 

JOGO PEGADO E CHANCES PERDIDAS

A primeira etapa foi bastante equilibrada, só faltou o principal: o gol. Mas não quer dizer que eles não tentaram. Começamos o resumo no primeiro minuto, com Jean Carlos cobra escanteio em curva na pequena área. Erick, livre, fura e não consegue empurrar a bola para o gol. Aos 8 minutos, João Lucas avança pela direita, invade a área e chuta cruzado. A bola passa por Marcos Felipe e sai à direita do gol. Aos 12, uma resposta imediata do Juventude. Inversão de jogo da esquerda para direita. Gilberto domina e arrisca o chute cruzado. Marcos Felipe espalma e controla a situação no rebote.

Aos 15 minutos, João Lucas invade a área pela direita e toca para trás. Jadson fica com a bola e ajeita para Jean Carlos. O camisa 20 bate de pé direito por cima do gol. Aos 19, o Bahia acordou no jogo. Thaciano dá um lindo passe no comando. Everaldo domina, acelera, invade a área e solta a pancada de canhota e Gabriel espalma. Logo depois, Gabriel Xavier, após cobrança de escanteio, ganha da defesa e cabeceia no meio do gol. Gabriel defende sem dar rebote.

Aos 24, Juventude recupera a bola e sai para o contra-ataque. Lucas Barbosa acelera e aciona Gilberto na área. O centroavante toca para trás. Jean Carlos divide com Gabriel Xavier e cai na área. Jogadores do Ju pedem pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Aos 27 minutos, Everaldo recebe na área, engatilha e chuta de pé esquerdo. Gabriel faz grande defesa! Aos 33, Thaciano faz jogada pela esquerda e cruza na segunda trave. Everton Ribeiro aparece livre e toca para trás. Cauly chega de frente para o gol, mas é travado por Erick no momento do arremate.

Aos 39 minutos, Cauly faz jogada entre três adversários e toca na área. Everaldo recebe e tenta enquadrar o corpo para o chute. Gabriel abafa, estica a perna e desarma o atacante rival. No rebote, Jean Lucas finaliza à direita. Aos 42, Jean Carlos dá lindo tapa na área. Lucas Barbosa ganha do zagueiro e encobre Marcos Felipe. Gabriel Xavier salva de cabeça sobre a linha. 

 

BAHIA DOMINA E CONSEGUE O TRIUNFO!

O segundo tempo já começou de cara com gol do Bahia aos 12 minutos! A bola foi trabalhada do campo de defesa até o gol. Everton Ribeiro recebe por dentro entre os marcadores, levanta a cabeça e toca na área. Thaciano domina e desloca o goleiro para abrir o placar na Arena Fonte Nova, 1 a 0! Aos 21, o Bahia amplia, Juba enfia nas costas da zaga para Thaciano, que evita a saída e recua. Jean Lucas recebe na área e toca na entrada da área. Cauly domina, chuta de pé direito de fora da área e faz 2 a 0!

Aos 24, Cauly esconde dos marcadores na área e toca para trás. Caio Alexandre aparece na área e finaliza de primeira. A bola passa raspando a trave. Aos 26 minutos, Everaldo recebe na direita, pedala e chuta cruzado. Gabriel defende sem dar rebote. Aos 33, Lançamento perfeito de Caio Alexandre nas costas da zaga. Ademir sai frente a frente com o goleiro, tenta o drible, mas adianta demais e não consegue finalizar.

Aos 42 minutos, Biel arranca, dribla João Lucas, tabela com De Pena, finaliza, e Gabriel Salva, mas o Bahia segue insistindo com Gilberto, que aparece como um raio na primeira trave e desvia de cabeça para fora. Logo depois, Biel toca nas costas da zaga para Estupiñán, que se precipita e erra o passe. Mas o jogo terminou desse jeito mesmo:

F.T.: Bahia 2-0 Juventude.

 

ANÁLISE FINAL

Um time incisivo, com boas mudanças, conseguiu resolver muito bem. O Bahia soube administrar o triunfo e conseguiu mais três pontos e com 100% de aproveitamento. Já o Juventude, baqueado, ocupa o 13° lugar com 16 pontos. 

O próximo compromisso do Tricolaço será no domingo (07) às 18h30, contra o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo. Já o do Papo, será contra o Grêmio, também no domingo, ás 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

(Foto: Letícia Martins/EC Bahia)