bahia fortaleza brasileirão
Futebol Brasileirão

Jean Lucas marca, Bahia vence Fortaleza e retorna à vice-liderança

Na noite desta quinta-feira (13), Bahia e Fortaleza se enfrentaram pela 8ª rodada do Brasileirão na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor baiano bateu os cearenses com gol de Jean Lucas aos 33 minutos da etapa final.

Primeiro tempo de pouca criação para ambos os lados

A primeira etapa foi bem morna, de pouca criação e finalizações para ambos os lados. A primeira tentativa do Bahia foi aos 13 minutos: Everton Ribeiro deu um passe primoroso, que fez estragos na defesa leonina, e a bola cai nos pés de Jean Lucas, que sai cara a cara com João Ricardo, mas chuta por cima da meta e perde um gol incrível.

Aos 26, Renato Kayzer recebe dentro da área, mas chuta pra fora e desperdiça a chance. Três minutos depois, o Bahia chega mais uma vez, e de novo com Jean Lucas, que recebe de Ademir. O jogador bate colocado, mas a bola vai de novo pra fora. Aos 34 minutos, o Fortaleza chega a marcar um gol com Renato Kayzer tocando de cabeça, mas ele é anulado por impedimento.

Segundo tempo

Para a etapa final, Rogério Ceni propôs duas mexidas: Biel e Estupiñán nos lugares de Ademir e Everaldo. E elas, aos poucos, foram surtindo efeito. Porém, logo aos 2 minutos, Martínez arrisca de fora da área obrigando Marcos Felipe a fazer uma bela defesa. No rebote, a bola volta para ele, mas ele desperdiça.

Seis minutos depois, Tinga alça a bola na área, a bola toca na defesa baiana e Renato Kayzer por muito pouco não alcança. Aos 15, é a vez de Estupiñán finalizar. Na falha de Titi, ele se aproveita e chuta, mas a bola vai pela linha de fundo.

Aos 17 minutos, Breno Lopes faz bela jogada no lado esquerdo, se livra da marcação e finaliza pra defesa de Marcos Felipe. Cinco minutos depois, Titi falha mais uma vez, Biel se aproveita e rouba a bola, no chute, ela acaba acertando a trave.

No minuto 26, nova jogada de Breno Lopes: depois de desarme feito por Tinga, ele é acionado e solta a bomba, mas novamente ela para no arqueiro do Esquadrão. Aos 31, o Bahia insiste, mais uma vez com Estupiñán, que é acionado por Biel, sai de frente para a meta, mas para em João Ricardo.

Aos 33 minutos da etapa final, depois de tentar bastante, o Bahia abre o placar, com uma jogada similar a da primeira etapa: Everton Ribeiro cruza para a área, Jean Lucas sobe tranquilo, e desta feita, toca a bola pro fundo da rede e tira o zero do placar na Fonte Nova.

Aos 39 minutos, Imanol Machuca fica desmarcado e sai de frente para Marcos Felipe, mas o camisa 39 do Laion chuta em cima do arqueiro baiano e perde. Aos 46, Biel aciona Jean Lucas outra vez, que chuta pra defesa de João Ricardo. Aos 52 minutos, no último lance da partida, Juan Martín Lucero cobra falta, mas ela passa raspando a trave e o juiz dá o jogo por encerrado.

Final: Bahia 1×0 Fortaleza

bahia fortaleza brasileirão
Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

Análise final

Na primeira etapa o jogo foi bem carente de criação e finalizações para ambos os lados. Foram ao todo 16 faltas (9 do Bahia, 7 do Fortaleza) e apenas 2 finalizações para ambos os lados, coincidentemente, as duas dos mesmos atletas, Jean Lucas e Renato Kayzer.

A segunda etapa teve bem mais chances, com pressão baiana que resultou no gol de Jean Lucas aos 33 minutos. Vitória justa do Bahia, que salta para a vice-liderança do Brasileirão e segue na caça ao líder Flamengo. Os baianos voltam a campo no próximo domingo (16), quando recebem fora de casa o Criciúma, às 18h30, no estádio Heriberto Hülse. O Leão do Pici, por sua vez, vai a Arena Pantanal, no mesmo dia e horário enfrentar o Cuiabá.

(Fotos: Matheus Amorim/Fortaleza EC)