Bahia
Futebol Brasileirão

Bahia volta à sua melhor versão e manda recado para o Mirassol

Muitos torcedores do Bahia certamente já ficaram incomodados com Rogério Ceni em alguma parte da atual temporada (principalmente nas eliminações da Copa do Brasil e Sul-Americana), mas o mesmo torcedor jamais pediu a saída da atual comissão técnica neste segundo semestre justamente por ter enxergado evolução na capacidade de treinar equipes bem qualificadas desde o início do trabalho. Justamente por conta disso, o atropelo que o Esquadrão de Aço deu em cima do Grêmio na 28ª rodada do Brasileirão por 4×0 foi um resultado absolutamente natural, quando comparamos a qualidade e a duração de ambos os trabalhos.

Bahia superou ausências e dominou Grêmio do início ao fim

Rogério Ceni ainda teve problemas para escalar o Bahia por conta de um meio-campo totalmente fora do padrão com as ausências de Caio Alexandre e Everton Ribeiro, mas a pressão exercida sobre o adversário e a necessidade de resposta depois da derrota no Ba-Vi deixaram o Grêmio atordoado desde o primeiro minuto. Ademir foi o responsável pela assistência na finalização de Iago Borduchi, enquanto Willian José acertou um chute espetacular de fora da área logo na sequência e já havia encaminhado o triunfo do Bahia com dois gols de vantagem em menos de 10 minutos de jogo na Arena Fonte Nova.

Certamente que a fragilidade do Grêmio no aspecto ofensivo também impactou o restante do jogo diante da incapacidade do time comandado por Mano Menezes em conseguir se impor sobre adversários de melhor qualidade técnica, mas chamou atenção como o aumento da profundidade do elenco do Bahia (graças ao investimento maior do Grupo City para a atual temporada) neutralizou a carência de peças reclamadas pela torcida e pela comissão técnica em momentos anteriores.

Acevedo, Jean Lucas e Michel Araújo tiveram excelentes atuações e permitiram que o Bahia tivesse amplitude em diversos momentos do jogo. A imposição ofensiva foi mantida mesmo com vantagem parcial de dois gols e o terceiro acabou sendo algo natural com David Duarte marcando na etapa complementar, transformando a vitória em goleada. Pensando no saldo de gols, o Esquadrão ainda marcou o quarto nos acréscimos com Rodrigo Nestor, sendo este um resultado até “mentiroso” considerando que Michel Araújo chutou para fora quando esteve cara a cara contra o goleiro.

Bahia pode ultrapassar Botafogo e reduzir diferença para o Mirassol

O clássico acabou representando um resultado muito decepcionante no meio de semana, mas a resposta do Bahia não poderia ter sido melhor no duelo diante do Grêmio, e uma goleada de quatro gols permite também que o Esquadrão tenha maior projeção favorável para buscar o Mirassol na briga por uma das vagas diretas à fase de grupos da Libertadores 2026 no G-4.

Considerando que Mirassol e Botafogo venceram também na 28ª rodada, o triunfo do Bahia foi ainda mais importante antes do jogo atrasado diante do Internacional nesta quarta-feira, pela 14ª rodada do Brasileirão. Um novo triunfo permitirá que o Esquadrão ultrapasse o Botafogo na tabela de classificação e ocupe a 5ª colocação, ficando somente três pontos atrás da sensação do Campeonato Brasileiro. Muitos estão focados na briga pelo título, mas a disputa por vagas diretas à Libertadores também merece muita atenção.

Imagem: Divulgação