Hansi Flick, Barcelona
Futebol La Liga

Barcelona confirma Hansi Flick como novo treinador após demissão de Xavi

Horas depois de anunciar a demissão de Xavi Hernández do comando técnico, o Barcelona acaba de anunciar seu substituto para a temporada 2024/2025. O ex-Bayern de Munique e seleção alemã Hansi Flick, de 59 anos, é o mais novo treinador da equipe catalã, para um contrato de dois anos, e será oficialmente apresentado na próxima segunda-feira, segundo informações de jornais da Espanha.

O acerto com Flick foi confirmado na sequência da demissão de Xavi, comunicada pelo presidente Juan Laporta, que se reuniu com sua comissão técnica e dirigentes nesta sexta-feira no CT do Barcelona, e num contrato o qual traz um salário 15% menor do que o recebido pelo espanhol, que tinha vínculo previsto até junho de 2025. Há dois dias, segundo a imprensa espanhola, o diretor esportivo do clube Deco, e o treinador alemão, já haviam conversado por telefone, em conversa na qual teriam fechado uma negociação.

Xavi Hernández, ex-técnico do Barcelona
Xavi Hernández, ex-técnico do Barcelona — Foto: Reprodução/Getty Images

Quem é Hansi Flick, o novo técnico do Barcelona?

O novo técnico do Barcelona tem 59 anos, é alemão, e atuou como meio-campista entre os anos 80 e o anos 90. Hansi Flick iniciou sua carreira como treinador na década seguinte, comandando o modesto Victoria Bammental, e na sequência, o Hoffenhaim, onde permaneceu cinco anos, até se transferir pela primeira vez à seleção alemã. Na primeira oportunidade, Flick foi durante oito anos auxiliar técnico de Joachim Löw, estando na equipe campeã do mundo na Copa disputada no Brasil em 2014.

Após cinco anos ausente da beira dos gramados, Hansi Flick retorna como auxiliar no Bayern de Munique, e assume o time por um acaso, após a demissão do treinador. Tendo pego a equipe na décima rodada da Bundesliga 2019/2020, leva o time à conquista do Campeonato Alemão, à UEFA Champions League, à Copa da Alemanha, e ao Mundial de Clubes, se consolidando ainda em sua primeira temporada na equipe bávara. Somando sete títulos à frente do Bayern, o treinador aceita o desafio de comandar a seleção nacional em maio de 2021, e por lá permanece até setembro de 2023, quando acaba demitido depois de ser derrotado por 4 a 1 pelo Japão.

Hansi Flick, então técnico do Bayern de Munique
Hansi Flick, novo técnico do Barcelona, posa com troféus conquistados com o Bayern entre 2019 e 2021 — Foto: Divulgação/FC Bayern 

Flick e o Barcelona são velhos conhecidos, pois o alemão estava no comando do Bayern de Munique que aplicou 8 a 2 nos espanhóis pela Liga dos Campeões de 2019/2020, onde os catalães também enfrentavam seu atual atacante, o polonês Robert Lewandowski, e ainda sofreram dois gols do brasileiro Philippe Coutinho, àquela época jogador do Barça e emprestado ao Bayern. Quatro anos depois desse encontro, Hansi Flick e Barcelona se acertam, e agora, iniciam uma parceria na qual esperam ser vitoriosos assim como foi o Bayern entre 2019 e 2021. O Barcelona com Xavi entra em campo pela última vez neste domingo (24), diante do Sevilla fora de casa, pela última rodada do Campeonato Espanhol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *