Vitor Roque, Barcelona
Futebol La Liga

Vitor Roque segue com futuro em aberto no Barcelona e Xavi é novamente questionado; Porto sinaliza interesse

Com o futuro em interrogação no Barcelona, o atacante brasileiro Vitor Roque, terá seu destino decidido ao final da temporada europeia no meio do ano. Isso segundo garantiu o técnico catalão Xavi. O comandante do Barça falou sobre o atleta durante a entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 contra a Real Sociedad na última segunda-feira, e aproveitou para alfinetar seu empresário, André Cury, que o criticou publicamente.

 Vamos tomar essas decisões, como eu disse, no fim da temporada e internamente. Não tenho que responder nada, muito menos a empresários”.

Na manhã de ontem, às vésperas do confronto entre Barcelona e Real Sociedad, a rádio Cadena Ser, da Espanha, noticiou que Vitor Roque seria oficialmente dispensado do Barça por não estar mais nos planos de Xavi. O diretor do clube, o luso-brasileiro Deco, já teria decidido por emprestar a promessa na abertura da janela de transferências. Uma semana antes, o empresário André Cury, agente do atacante brasileiro, em entrevista à rádio RAC 1, afirmou que Xavi sequer conversava com Vitor Roque.

Não, nunca falou com o jogador. Eu tampouco entendo essa situação”.

— André Cury, empresário do atacante brasileiro Vitor Roque.

Apesar de relacionado para o duelo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Vitor Roque não entrou em campo contra a Real Sociedad no Camp Nou, e não atuou pela quinta vez seguida. Na coletiva de imprensa, Xavi explicou porque não colocou o brasileiro em campo.

O que posso dizer é que Vitor era dúvida até a última hora hoje porque sofreu uma pancada dura no tornozelo. Foi relacionado, mas estava machucado. Nem se aqueceu”.

A questão formulada pela imprensa ao treinador do Barcelona após o jogo de ontem está relacionada à minutagem do brasileiro em campo, tendo atuado em 13 partidas, e em apenas duas como titular. Na mesma entrevista em que afirmou que Xavi não conversava com Vitor Roque, André Cury citou outros jogadores jovens do elenco que receberam oportunidades e o atacante não.

Creio que pode dar muito mais minutos a ele. Xavi deu minutos a Fermín, a Cubarsí e a Lamine (Yamal) e não deu para Vitor. Eu não sei explicar, porque ele é o treinador”.

Deco não confirma permanência de Vitor Roque no Barcelona

Diretor do Barça, o ex-jogador Deco foi questionado antes do confronto da equipe com a Real Sociedad, sobre a continuidade de Vitor Roque no elenco catalão, em meio a toda a polêmica com a falta de oportunidades dadas ao brasileiro no time. O dirigente se irritou com a pergunta, e em tom irônico reiterou que o Barcelona gera muito debate mesmo sem futebol, o time voltou a campo ontem após nove dias sem jogos por La Liga.

Vitor Roque e o diretor esportivo Deco
Vitor Roque com a camisa 19 na apresentação no Barcelona e o diretor esportivo Deco — Foto: EFE/ Quique García

É normal, quando não há futebol, que haja notícias. É muito difícil ficar 10 dias sem futebol. Barça gera muito debate”.

Além da ironia, Deco deixou claro que é o Barcelona quem se responsabiliza pela decisão de seguir com Vitor Roque, e não a imprensa. O luso-brasileiro reforçou que a definição será interna, ou seja, entre ele, o treinador Xavi, e o presidente do Barça, Joan Laporta.

O debate tem que ser interno, não podemos ficar discutindo o que vamos fazer. Pensamos o futuro em casa, não na imprensa ou nos jornais. São poucas as pessoas que têm responsabilidade na área do futebol. Sou eu, o presidente, Joan Laporta, o treinador”.

Porto manifesta interesse em Vitor Roque

Com o possível empréstimo de Vitor Roque na próxima temporada, e a indefinição em torno de seu futuro no Barcelona, outras equipes do velho continente se mexem em busca do passe do ex-Athletico. De acordo com o jornal português “A Bola”, o Porto tem interesse no jovem atacante através de um empréstimo com opção de compra, numa transação envolvendo o ex-Grêmio Pepê, que vem se destacando na equipe de Portugal. Além do Porto, a Inter de Milão também demonstra pelo jogador.

De acordo com o jornal português, o Porto envolveria Pepê na negociação com a equipe espanhola em virtude das condições financeiras do clube não permitirem grandes operações no momento. Segundo “A Bola”, os portugueses gostariam de pelo menos 60 milhões de euros no ex-Grêmio, e que a contratação de Vitor Roque tem sido orquestrada de forma silenciosa pelo diretor esportivo Andoni Zubizarreta, ex-Barcelona. Já na Itália, o jornal ” La Gazzetta dello Sport” afirmou que a Inter também planeja uma proposta de empréstimo ao brasileiro, que seria alvo do time italiano desde antes de sua ida para a Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *