Atalanta Bayer leverkusen UEFA Europa League
Futebol UEFA Europa League

Atalanta e Bayer Leverkusen duelam em grande final da Europa League

Atalanta e Bayer Leverkusen vão disputar a final da UEFA Europa League, no Aviva Stadium, nesta quarta-feira (22). A decisão do segundo torneio continental mais importante da Europa colocará frente a frente dois grandes e consolidados projetos esportivos da Itália e da Alemanha frente a frente. A bola rola a partir das 16h, pelo horário de Brasília, com transmissões ao vivo do SBT, da ESPN, da TV Cultura e do Star Plus.

Os italianos chegaram para a decisão depois de vencerem o Olympique de Marselha nas semifinais. Além disso, terminaram na liderança da fase de grupos, eliminando Sporting e Liverpool no mata-mata. Caso não vença a Europa League, ainda poderá se classificar à próxima Champions League via Campeonato Italiano na última rodada.

Por outro lado, o Bayer Leverkusen superou a Roma para chegar à decisão de forma invicta, restando apenas dois jogos para definitivamente fazer história no futebol mundial. O primeiro lugar na fase de grupos veio acompanhado de vitórias contra Qarabag FK e West Ham United no mata-mata. Os atuais campeões da Bundesliga também estão na decisão da DFB Pokal.

Gasperini vive dilemas na escalação da Atalanta

Gian Piero Gasperini tem algumas preocupações urgentes com lesões que dificultam a sua preparação antes da final da UEFA Europa League. Contra o Bayer Leverkusen, na quarta-feira, o técnico da Atalanta pode ficar sem três jogadores titulares.

Marten de Roon é a ausência mais notável da Atalanta, com o holandês a recuperar de um problema na perna. Além disso, Sead Kolasinac disputou o último jogo da temporada 2023/24, com uma lesão muscular que o manteve afastado, mas o desfalque de última hora pode consistir em Emil Holm.

A Atalanta estará alinhada no 3-4-2-1. A unidade defensiva central deverá contar com Berat Djimsiti, Isak Hien e Giorgio Scalvini. Enquanto isso, Davide Zappacosta e Matteo Ruggeri provavelmente começarão como dois laterais, que terá como objetivo causar impacto nas duas pontas do campo.

Quanto ao meio-campo, temos presenças certas de Mario Pasalic e Ederson. Por fim, Gianluca Scamacca liderará o ataque da Atalanta, com Charles De Ketelaere e Teun Koopmeiners apoiando-o nas posições centrais e avançadas para tentar surpreender.

Bayer Leverkusen sem desfalques para a decisão

Ao contrário dos italianos, Xabi Alonso não tem problemas de lesão para resolver antes da decisão no Estádio Aviva. O técnico do Bayer Leverkusen tem um elenco completo à sua disposição neste meio de semana.

Matej Kovar jogou no lugar de Lukas Hradecky durante grande parte da campanha do Bayer Leverkusen na UEFA Europa League e deve receber a aprovação do capitão do clube frente à Atalanta. A equipe alemã também deve entrar em campo com a formação 3-4-2-1.

A unidade defensiva central deverá contar com Edmond Tapsoba, Jonathan Tah e Piero Hincapie. Jeremie Frimpong e Alejandro Grimaldo serão os dois laterais, com a dupla dando o impulso criativo ao Bayer Leverkusen, sendo que este último possui ampla capacidade de goleador.

Robert Andrich segue aprimorando a sua forma física e deve ganhar a vaga de Exequiel Palacios, atuando ao lado do meio-campista central Granit Xhaka. Por fim, Patrik Schick provavelmente liderará a linha do Bayer Leverkusen contra a Atalanta, com Florian Wirtz e Jonas Hofmann completando o ataque.

UEFA Europa League - WikipediaDestaques

  • A Atalanta sofreu apenas 2,8 chutes à gol por jogo na UEFA Europa League nesta temporada, número mais baixo de qualquer equipe na competição desta temporada. Por outro lado, o Bayer Leverkusen teve uma média de 7,2 chutes à gol por jogo em 2023/24.
  • Gianluca Scamacca marcou seis gols na UEFA Europa League esta temporada. Apenas dois jogadores italianos marcaram mais gols numa única temporada: Giuseppe Rossi em 2010/11 pelo Villarreal (10) e Ciro Immobile em 2017/18 pela Lazio (8).
  • O Bayer Leverkusen está invicto em todos os 12 jogos da UEFA Europa League nesta temporada (9V 3E) e pretende tornar-se na quarta equipe campeã de forma invicta, juntamente com o Chelsea em 2018/19, o Villarreal em 2020/21 e o Eintracht Frankfurt em 2021/ 22, sendo que os dois últimos o fizeram na disputa de pênaltis na final.
  • O Bayer Leverkusen possui duas derrotas em dois jogos contra a Atalanta em competições europeias (oitavas de final da Europa League 2021/22)
  • Arbitragem: István Kovács, segunda final de UEFA.

Imagem: UEFA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *