Bia Haddad Wimbledon
Tenis Jogos Wimbledon

Bia Haddad avança em Wimbledon após lesão de adversária

A brasileira Beatriz Haddad Maia teve uma passagem tranquila para a terceira rodada de Wimbledon, após a desistência da colombiana Camila Osorio devido a uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Cabeça de chave número 20, Bia precisou disputar apenas três games antes de Osorio abandonar o jogo no início do quarto game, com o placar em 3/0 para a brasileira.

Agora, Bia aguarda o resultado do confronto entre a norte-americana Danielle Collins, atual 11ª do ranking, e a húngara Dalma Galfi, 127ª colocada. Independentemente do resultado, será um confronto inédito para a brasileira, mas uma oportunidade para chegar ainda mais longe em Londres, já que Collins não fez nenhuma preparação para a grama. Galfi, por sua vez, é uma adversária perigosa, vindo em bom momento após furar dois qualis seguidos na grama.

Wimbledon se torna assim o torneio de Grand Slam em que Bia Haddad Maia mais somou vitórias até o momento, com um total de sete. Ela alcançou as oitavas de final no ano passado e ganhou uma rodada em 2017 e 2019. Esse número supera suas seis vitórias em Roland Garros e as cinco no Australian Open.

Com esta vitória, Bia soma 19 triunfos em nível Grand Slam, uma marca significativa entre as tenistas brasileiras, ficando atrás apenas das 162 vitórias de Maria Esther Bueno. No cenário masculino, apenas Guga Kuerten (65), Thomaz Koch (41), Fernando Meligeni (25), Thomaz Bellucci (23) e Edison Mandarino (21) têm mais vitórias.

Bia escolheu receber no sorteio inicial, o que se mostrou uma decisão acertada. Osorio cometeu duas duplas faltas e a brasileira rapidamente assumiu a liderança. A brasileira ganhou seu game de serviço sem problemas, cedendo apenas um ponto. Em seguida, Osorio, com dificuldades para sacar e se mover, pediu atendimento médico, mas após 10 minutos e dois pontos jogados, decidiu abandonar o jogo.

Bia no ranking

Com as duas vitórias já obtidas, Bia defende 130 dos 240 pontos conquistados pelas oitavas de final do ano passado, garantindo momentaneamente seu 20º lugar no ranking. Caso repita a campanha de 2023, ela poderá subir mais duas posições.