Grêmio x Bolívar, Copa Sul-Americana 2026. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.
Futebol Copa Sul-Americana Libertadores

Bolívar encerra tabu no Brasil com vitória sobre Grêmio; relembre jogos marcantes

Vencer o Grêmio, fora de casa, não somente representou a classificação do Bolívar para a próxima fase da Copa Sul-Americana, encerrou um tabu histórico. A equipe não vencia, como visitante, um brasileiro desde 2002, em que superaram o Athletico-PR. Tudo isso voltou à tona 24 anos depois, quando Los Celestes bateram o Tricolor Gaúcho.

Anteriormente, o retrospecto do Bolívar contra brasileiros beirava a nulidade. Em 2025, antes do jogo contra o Atlético-MG, pela Sula passada, os bolivianos tinham um aproveitamento de 6% em solo brasileiro. Esse número inclusive, ficou ainda pior no início de 2026, pois perderam para o Fluminense, por 2 a 1. Agora, o cenário parece ter mudado.

Neste contexto, a Playmaker Brasil relembrou três jogos marcantes envolvendo “La Academia del Fútbol Boliviano”, como é conhecido o Bolívar, e adversários brasileiros em competições continentais. Confira:

1. Athletico-PR 1 x 2 Bolívar – Libertadores 2002

Pela 1ª rodada da fase grupo 4 da Libertadores de 2002, Athletico perdeu para o Bolívar em plena Arena da Baixada — na antiga versão do local. O resultado foi construído ainda no primeiro tempo.

Edgar Olivares abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo. Aos 36, Alex Mineiro deixou tudo igual. Porém, aos 43, Joaquín Botero fez o gol da vitória dos bolivianos.

Foi decepção tremenda, principalmente para o time que havia sido campeão do Brasileirão do ano anterior. Estrear dessa forma na Libertadores foi para quebrar qualquer expectativa, mas ainda não viria o pior.

No jogo em território boliviano, o Furacão ainda teria o gosto da vitória ao abrir 5 a 1 no placar, e ainda ceder, incrivelmente, o empate. Certamente, não foi um desempenho agradável para os torcedores do CAP.

2. Santos 8 x 0 Bolívar – Libertadores 2012

Neymar, Santos x Bolívar, Libertadores 2012. Foto: Yasuyochi Chiba/AFP/Getty Images
Neymar, Santos x Bolívar, Libertadores 2012. Foto: Yasuyochi Chiba/AFP/Getty Images

 

“Muito prazer, Neymar Jr.”, essa foi a frase proferida após o Santos atropelar o Bolívar, por 8 a 0, na Vila Belmiro. Pelas oitavas de final da Libertadores de 2012, o Peixe teve o benefício de decidir em casa a vaga para a próxima fase, mas a ida é que ficou marcante.

Mesmo perdendo por 2 a 1, os bolivianos fizeram questão de provocar e abusar do anti-jogo para encarar o Santos. Atos de vandalismo dos torcedores, que atiraram objetos no gramado; violência dos jogadores do Bolívar; e até mesmo a alfinetada do técnico do time celeste, que dizia que Neymar era um “desconhecido”.

O troco foi na Vila Belmiro e em grande estilo. Com dois de Neymar, Ganso e Elano, completados pelos gols de Borges e Alan Kardec, o Santos venceu por 8 a 0 e fez uma verdadeira festa pra cima dos bolivianos. A brincadeira foi tão boa que Neymar não hesitou em retrucar a provocação dos rivais e comemorou um dos tentos como se estivesse se apresentando para a torcida.

3. Bolívar 4 x 3 São Paulo – Libertadores 2013

Bolívar x São Paulo, Libertadores 2013. Foto:  Aizar Raldes/AFP via Getty Images
Bolívar x São Paulo, Libertadores 2013. Foto: Aizar Raldes/AFP via Getty Images

 

Vencedor da Sul-Americana no ano anterior, o São Paulo defrontou o Bolívar pela fase preliminar da Libertadores de 2013. O Tricolor Paulista tinha feito um placar elástico ao golear os celeste por 5 a 0 no Morumbi, no jogo de ida, e parecia que o cenário se repetiria na volta. Mas, aconteceu algo impressionante.

No estádio Hernando Siles, em La Paz, o São Paulo abriu 3 a 0, com gols de Luis Fabiano, Jadson e Osvaldo. O Bolívar, mesmo pressionando desde o primeiro minuto, descontou no primeiro tempo, com Ferreira. Os times foram para o intervalo e o marcador estava 3 a 1 para os brasileiros, que se acomodaram ingenuamente na volta para a etapa final.

O Bolívar reagiu. Nelson Cabrera anotou um doblete e empatou o duelo, deixando um resquício de animosidade para o público boliviano presente. Aos 30, William Ferreira, o mesmo que havia descontado, marcou o gol da virada. Fim de jogo: 4 a 3, e derrota Tricolor com direito esbravejo de Rogério Ceni pelo comportamento apático da equipe são-paulina.

Bolívar na próxima fase da Sul-Americana

Encerrar um tabu de 24 anos foi apenas uma parte da campanha do Bolívar na Sul-Americana. Agora, Los Celestes terão que repetir o feito vitorioso ao enfrentar mais um brasileiro no caminho até a final.

Quis o destino que os bolivianos reencontrassem o São Paulo, como uma espécie de revanche do duelo que ocorreu em 2013. No confronto válido pelas oitavas da Copa Sul-Americana de 2026, cabe ao time de Alejandro Restrepo continuar dando mais trabalho para os brasileiros e consolidar a “nova cara” do Bolívar.

Créditos da foto de capa: Lucas Uebel/Grêmio FBPA