Thiago Almada, argentino em negociação com o Botafogo
Futebol Brasileirão

Botafogo avança em negociações com Almada e negocia compra com Atlanta United

O Botafogo avançou em conversas com o meia-atacante Thiago Almada, de 23 anos, e pretende apresentar uma proposta formal para adquirir o jogador, atualmente na Major League Soccer. Atleta do norte-americano Atlanta United, o argentino terá no futuro contrato uma cláusula que prevê transferência para outros clubes da Eagle Holding, grupo pertencente ao dono da SAF botafoguense, John Textor.

Textor recebeu o aval dos empresários ligados a Almada quando apresentou os números para o staff e conversou diretamente com o jogador antes de negociar com o Atlanta United, o qual pretende procurar oficialmente na próxima semana. Em março, antes de confirmar a contratação de Luiz Henrique, o Botafogo chegou a oferecer 20 milhões de euros (R$ 106 milhões, na cotação da época) pelo argentino, porém, teve a proposta recusada, e de lá pra cá estabeleceu conversas diretas com os agentes do atleta.

Buscando o “sim” dos norte-americanos logo depois de garantir valores que atenderam as expectativas do staff de Almada, o Botafogo ainda não expôs ao Atlanta a proposta com números próximos do que John Textor colocou à disposição do jogador e seus representantes. O contrato do meia com a equipe da MLS termina ao final de 2025 e autoriza o atleta a assinar pré-contrato com outro time a partir de janeiro.

É meia?) Torcedor sugere Thiago Almada, do Atlanta United, no Botafogo e John Textor promete analisar - FogãoNET
Thiago Almada, meia-atacante argentino — Foto: Divulgação/Atlanta United

Botafogo tem olheiros sob Almada desde o início do ano

Visando se reforçar para brigar pelo Brasileirão e outros torneios, o Botafogo tem Thiago Almada em seu radar desde o início da temporada e colocou olheiros do clube para assistir jogos do atleta na Major League Soccer, onde tem atualmente 16 jogos e 5 gols com a camisa do Atlanta United. Além disso, o Fogão possui relatórios e dados de análises qualitativas e quantitativas do meia, revelado pelo Vélez Sarsfield em 2018.

Contratado pelo Atlanta United em 2022, Almada tem 66 partidas e 20 gols pelo clube norte-americano. Campeão do mundo com a seleção argentina no Catar, se atraiu pela proposta botafoguense, que possui moldes semelhantes ao que teve o acordo de Luiz Henrique e trouxe o jogador brasileiro de volta para o país após um período no Real Betis, da Espanha.

O projeto liderado por John Textor com vários clubes em sua empresa, como Lyon, Crystal Palace e RWD Molenbeek, tem sido bem sucedido em trazer atletas de peso para o Botafogo. A transferência com “caminho traçado” para uma das equipes sob comando do empresário norte-americano é tida como vantajosa pelo argentino e uma porta de entrada para o mesmo num mercado tão disputado como o do futebol europeu.

Botafogo tem acerto verbal com Thiago Almada, do Atlanta United
Thiago Almada, jogador do Atlanta United e campeão mundial com a Argentina em 2022, em negociação com o Botafogo — Foto: Divulgação/FIFA

Foto: Rich von Biberstein/Icon Sportswire via Getty Images