Botafogo
Futebol Brasileirão Copa Sul-Americana

Botafogo reage no segundo tempo e arranca empate nos minutos finais contra o São Paulo

São Paulo e Botafogo chegaram ao Morumbis vivendo momentos diferentes no Campeonato Brasileiro, mas com objetivos importantes na tabela. O Tricolor entrou em campo tentando se manter entre os primeiros colocados e consolidar sua presença no G4, enquanto o Botafogo buscava recuperação na competição nacional após oscilações recentes. A equipe carioca também carregava um fator que aumentava a confiança para o confronto: o bom desempenho atuando longe de casa, algo que vinha sendo um dos pontos positivos do time na temporada.

Com muita chuva na tarde no Morumbis, existia preocupação de que o confronto pudesse ser prejudicado por um gramado pesado e com muitas poças d’água. Apesar disso, o sistema de drenagem do estádio funcionou bem e permitiu que a bola rolasse normalmente durante a maior parte do jogo. Apenas alguns pontos específicos apresentavam acúmulo maior de água, principalmente nas laterais do campo e na área do goleiro Neto durante o primeiro tempo.

O Botafogo chegou com desfalques importantes. Três peças consideradas fundamentais ficaram fora da partida. Alex Telles cumpriu suspensão, Barboza, já anunciado como reforço do Palmeiras, não atua mais pela equipe carioca, enquanto Danilo, um dos destaques da equipe na temporada, ficou fora por estar afastado. Do lado do São Paulo, a principal novidade ficou por conta do retorno de Pablo Maia ao time titular após período afastado por lesão.

São Paulo abre o placar no primeiro tempo mas perde 2 jogadores

são paulo x botafogo
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Aos três minutos, o São Paulo já mostrou o que talvez tenha sido a primeira grande jogada coletiva da nova era de Dorival Júnior no clube. Em uma construção rápida e bem trabalhada, Artur trouxe a bola da direita para o centro do campo e encontrou Luciano em uma troca curta de passes. O atacante devolveu de primeira para Artur, que arriscou a finalização de fora da área. A bola ganhou velocidade ao quicar no gramado molhado antes de chegar ao goleiro Neto, que acabou dando rebote para dentro da área. Atento no lance, Luciano apareceu livre para aproveitar a sobra e abrir o placar para o Tricolor logo nos primeiros minutos de partida.

Após o gol marcado nos minutos iniciais, a partida seguiu movimentada, mas demorou para voltar a apresentar uma grande oportunidade clara de gol. Isso aconteceu apenas aos 36 minutos. Em uma cobrança de lateral do São Paulo no campo ofensivo, Danielzinho levantou a bola para a área. A defesa do Botafogo afastou de maneira incompleta e, na sobra, Artur tentou a finalização, mas acabou chutando mal. Novamente a defesa carioca não conseguiu afastar com segurança, deixando a bola nos pés de Calleri. O atacante finalizou com perigo e viu a bola passar muito perto do gol, chegando perto da trave.

O primeiro tempo também ficou marcado por muitos duelos físicos e pela disputa intensa no meio campo. O Botafogo tentava pressionar a saída de bola do São Paulo para recuperar a posse no campo ofensivo, enquanto a equipe de Dorival Júnior procurava escapar dessa pressão utilizando bolas longas em direção a Calleri, que fazia o trabalho de disputar no corpo com os zagueiros e segurar a posse para a chegada dos companheiros.

Apesar de recuperar algumas bolas no campo de ataque, o Botafogo encontrou dificuldades para transformar isso em oportunidades reais. Faltou criatividade para quebrar a boa organização defensiva do São Paulo, que se mostrou bastante sólida durante a primeira etapa. A equipe carioca terminou o primeiro tempo com apenas duas finalizações no gol e nenhuma delas levou grande perigo ao time paulista.

Além da vantagem no placar, o São Paulo precisou lidar com problemas físicos importantes ainda antes do intervalo. Luciano, autor do gol da partida, já demonstrava incômodo desde os primeiros minutos após sentir dores na jogada do lance do gol. Mesmo tentando permanecer em campo, o atacante não conseguiu continuar e acabou sendo substituído aos 29 minutos para a entrada de Pedro Ferreira, jovem cria de Cotia.

Pouco tempo depois, aos 43 minutos, foi a vez do zagueiro Sabino sentir problemas físicos e deixar a partida. Para seu lugar entrou mais um garoto da base, Osorio. As duas mudanças ainda no primeiro tempo acabaram criando uma preocupação adicional para Dorival Júnior, já que o São Paulo utilizou duas das três paradas permitidas para substituições e ficou com apenas uma disponível para toda a segunda etapa.

Botafogo arranca empate nos minutos finais

Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo voltou para o segundo tempo mostrando uma postura mais agressiva e, aos oito minutos, já havia criado mais perigo do que em praticamente toda a primeira etapa. Marçal cobrou uma falta com precisão para dentro da área e encontrou Arthur Cabral, que apareceu entre os defensores do São Paulo e subiu bem para cabecear firme, vencendo o goleiro e balançando as redes.

A comemoração da equipe carioca, porém, durou pouco. Após revisão do VAR, foi identificado que Arthur Cabral estava em posição irregular no momento da cobrança da falta. O lance acabou anulado, mantendo a vantagem do São Paulo no placar.

A pressão do Botafogo continuou crescendo e, aos 27 minutos, a equipe carioca voltou a balançar as redes, mas novamente viu a comemoração ser interrompida por impedimento. Santi Rodríguez recebeu pela ponta esquerda e fez o cruzamento para a área. No segundo pau, Vitinho apareceu completamente livre de marcação para completar para o gol.

Diferente do primeiro lance anulado, dessa vez a irregularidade foi identificada imediatamente. O bandeirinha assinalou o impedimento ainda no momento da jogada, anulando o gol antes mesmo de qualquer necessidade de revisão do VAR.

A mudança do Botafogo no segundo tempo foi enorme. A equipe carioca voltou muito mais agressiva, aumentando a pressão ofensiva e produzindo muito mais do que havia conseguido nos primeiros 45 minutos. Ao longo da etapa final, o time chegou a finalizar dez vezes e encontrou nos cruzamentos sua principal arma ofensiva. Grande parte das jogadas perigosas surgiu justamente em bolas levantadas para a área, criando dificuldades para a defesa do São Paulo durante praticamente todo o segundo tempo.

Depois de dois gols anulados por impedimento e diversas chegadas perigosas, a insistência acabou sendo recompensada aos 44 minutos. Após cobrança de escanteio, Marçal apareceu dentro da área e cabeceou em direção ao gol. Rafael conseguiu fazer a defesa, mas afastou a bola de maneira incompleta para a entrada da área. Após uma disputa pela sobra, a bola acabou ficando com Jordan Barrera, que acertou uma linda finalização de primeira, sem deixar a bola cair, mandando no ângulo e sem chances para o goleiro são paulino, deixando tudo igual no Morumbis.

Ainda houve tempo para emoções nos minutos finais. Mesmo após o empate, São Paulo e Botafogo encontraram oportunidades claras para sair com a vitória, aumentando ainda mais a sensação de um jogo aberto até o apito final.

Do lado do Botafogo, Chris Ramos recebeu livre dentro da área e teve uma grande oportunidade para virar a partida, mas acabou finalizando por cima do gol e desperdiçando uma chance clara. Poucos minutos depois foi a vez do São Paulo responder. Em um contra ataque, Tapia apareceu cara a cara com o goleiro, mas também não conseguiu aproveitar e finalizou mal.

Os dois lances deixaram a sensação de que o resultado poderia ter sido diferente. Em oportunidades tão claras, pequenos detalhes costumam decidir partidas equilibradas, e talvez jogadores vivendo melhor momento técnico ou com maior poder de decisão pudessem ter mudado o destino do confronto nos minutos finais.

São Paulo e Botafogo voltam a pensar em Sul-Americana e vivem cenários diferentes

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Agora São Paulo e Botafogo voltam suas atenções para a Copa Sul-Americana, mas chegam para a rodada decisiva vivendo cenários completamente diferentes dentro da competição.

O Botafogo viaja até a Venezuela para enfrentar o Caracas em situação bastante confortável. A equipe carioca já garantiu a classificação e também assegurou a liderança do Grupo E, sem riscos de perder a primeira colocação independentemente do resultado da última rodada. Com isso, existe a possibilidade de a comissão técnica optar por uma equipe alternativa ou preservar alguns jogadores pensando na sequência da temporada.

O São Paulo, por outro lado, chega em uma situação muito mais delicada. O Tricolor recebe o Boston River no Morumbis precisando confirmar sua liderança em um grupo que segue extremamente equilibrado. Apesar de ocupar a primeira colocação, a disputa continua aberta com equipes próximas na tabela, aumentando a pressão para a rodada final. A equipe paulista depende apenas de suas próprias forças e, em caso de vitória diante dos uruguaios, garante a classificação direta para as oitavas de final como líder do Grupo C.

(Foto de capa: Vítor Silva/Botafogo)

author
Kaique