Botafogo sofre, mas vence o Vitória pela Copa do Brasil - Eduardo comemora gols da vitória do Botafogo - Foto: Vitor Silva/Botafogo
Futebol Copa do Brasil

Botafogo sofre, mas vence Vitória na ida da 3ª fase da Copa do Brasil

A estreia do Botafogo na Copa do Brasil foi sofrida, mas terminou em triunfo no estádio Nilton Santos, nesta quinta-feira (2). Após realizar dois tempos completamente distintos, o Glorioso conseguiu, com um gol do meia Eduardo, bater o Vitória por 1 a 0 e garantir a vantagem do empate para a partida de volta, no próximo dia 21 de maio, no Barradão.

Os mandantes passaram sustos nos primeiros 45 minutos, onde praticamente não incomodaram o Leão. Alerrandro, centroavante do Rubro-Negro, com duas chances mais claras, acabou desperdiçando as melhores oportunidades de abrir o placar na etapa inicial, para alívio do torcedor botafoguense presente no Nilton Santos.

A postura do Glorioso no segundo tempo foi outra. Mesmo iniciando um tanto sonolento, o time do técnico Artur Jorge se encontrou na partida e passou a dominar as ações, impedindo as investidas do Vitória e criando chances. Jeffinho e Cuiabano foram os alvinegros que levaram mais perigo. O primeiro com movimentações rápidas e chutes de fora da área, já o segundo em um belo chute colocado e em uma forte cabeçada que pararam no goleiro Lucas Arcanjo.

Porém, após tanto insistir, Eduardo deu a vitória ao Botafogo depois de tabelar com Jeffinho e sair na cara do goleiro rubro-negro para marcar e explodir em festa o Engenhão. A vantagem se arrastou até o fim do jogo.

Próximos jogos

No domingo (5), novamente no Nilton Santos, o Botafogo recebe o Bahia, às 18h30 (de Brasília), para tentar manter a liderança do Brasileirão. O Glorioso lidera com nove pontos em doze disputados. No mesmo dia, mas às 16h (de Brasília), o Barradão será o palco para o duelo entre Vitória e São Paulo. O Rubro-Negro, 18º colocado com um ponto, tentará vencer pela primeira vez para se recuperar na competição.

Botafogo lidera o Brasileirão com nove pontos - Foto: Divulgação/CBF
Botafogo lidera o Brasileirão com nove pontos – Foto: Divulgação/CBF

Primeiro tempo abaixo no Nilton Santos

Com ambas as equipes realizando a estreia na competição, os primeiros minutos de Botafogo e Vitória pela Copa do brasil foram abaixo das expectativas no estádio Nilton Santos. Os visitantes até assustaram cedo, aos nove minutos, com Alerrandro recebendo passe de Matheuzinho e batendo de dentro da área, mas a bola acabou saindo.

O Leão continuou com mais ímpeto e chegou novamente aos 17’, em jogada individual de William Oliveira, que driblou Mateo Ponte e chutou forte, mas o zagueiro Lucas Halter apareceu para interceptar. Aos 26’, nova investida rubro-negra: Camutanga ficou com a sobra de um escanteio na pequena área, mas Patrick de Paula afastou antes da finalização do zagueiro do Vitória.

O Botafogo só foi ter a primeira oportunidade aos 35, quando Jeffinho ficou com o rebote de uma falta cobrada por Patrick e, com liberdade, arriscou de fora da área, mas pegou na orelha da bola e a jogou pela linha de fundo. A melhor chance do primeiro tempo veio aos 44’, com Alerrandro. O centroavante recebeu passe de PK e soltou o pé. A bola parou na zaga, mas voltou para um segundo chute que foi evitado novamente por Patrick de Paula.

Eduardo decide para o Botafogo

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro terminou: com o Vitória levando perigo. Aos três minutos, Dudu aproveitou bola mal afastada por Cuiabano e finalizou para fora. Aos cinco, Zeca recebeu passe de Matheuzinho e saiu na cara de John para marcar, mas o chute foi defendido pelo arqueiro alvinegro.

A resposta do Glorioso veio no minuto seguinte, aos seis. Cuiabano avançou pela esquerda e tentou surpreender Lucas Arcanjo, que conseguiu defender mesmo estando adiantado. Aos 14’ foi a vez de Jeffinho tentar chute colocado e parar no goleiro do Leão. O gol do Botafogo amadurecia, tanto que aos 19’, após crescer de rendimento, Eduardo Tabelou com Jeffinho, recebeu na área e deslocou Lucas Arcanjo para fazer a festa alvinegra.

Eduardo comemora gols da vitória do Botafogo - Foto: Vitor Silva/Botafogo
Eduardo comemora gols da vitória do Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Festa no fim

A rede voltou a balançar aos 22’ após Júnior Santos aproveitar a sobra de uma cobrança de falta de Óscar Romero, mas o atacante estava adiantado no lance, que foi invalidado. Uma nova chance surgiu aos 31’, quando Cuiabano recebeu cruzamento e mandou um míssil de cabeça que foi defendido por Lucas Arcanjo.

Na sequência, aos 33’, Júnior Santos arriscou de longe, com força, mas a bola foi no centro do gol e acabou nos braços do goleiro. A partir daí o jogo ficou picado e com poucas oportunidades para ambos os lados. Nem mesmo os seis minutos de acréscimo renderam mais emoções, terminando assim com o triunfo dos donos da casa.

Final: Botafogo 1×0 Vitória

Jogadores celebram o triunfo sobre o Vitória - Foto: Vitor Silva/Botafogo
Jogadores celebram o triunfo sobre o Vitória – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *