joão fonseca brasil copa davis
Tenis Copa Davis

Brasil derrota Bélgica e conquista primeira vitória na Copa Davis

O Brasil venceu a Bélgica na terceira rodada da fase de grupos da Copa Davis, mantendo-se na disputa por uma vaga nas quartas de final do torneio. O início do triunfo brasileiro começou pela manhã, com João Fonseca, de apenas 18 anos, superando Raphael Collignon, de 22 anos e 194º colocado, por 6/3 e 6/7 (2-7) e 6/3. Mais tarde, Thiago Monteiro, atual 76º do ranking mundial, derrotar Zizou Bergs, 72º do mundo, com parciais de 4/6, 7/6 (7-2) e 7/5.

É a primeira vez que o time brasileiro vence a Bélgica em quatro confrontos disputados na Copa Davis. Apesar de não ter obtido um resultado “perfeito”, o Brasil tem grandes chances de conseguir uma vaga na próxima fase.

Terceiro set impecável de João Fonseca

No primeiro set, João Fonseca dominou, sem enfrentar break-points e cedendo apenas seis pontos em seus serviços. Ele quebrou o saque de Collignon após uma dupla falta e manteve a vantagem até o final. No segundo set, ambos os jogadores mantiveram seus serviços até 5/4 para o belga, que chegou a dois set-points. Fonseca conseguiu salvar com bons saques, mas perdeu no tiebreak.

No set decisivo, Fonseca recuperou o controle, abriu 3/0 com uma quebra e manteve a liderança até fechar o jogo com facilidade, perdendo apenas um ponto em seus serviços no último set.

Virada no último set em duelo emocionante para Thiago Monteiro

No primeiro set, Bergs quebrou o saque de Monteiro logo no game inicial, e apesar de ter uma chance de recuperação, Monteiro não conseguiu igualar o placar. Ambos mantiveram seus serviços no segundo set, com Monteiro salvando três break-points quando o jogo estava empatado em 4/4. A disputa foi para o tiebreak, onde Monteiro abriu vantagem e, com um ace e três set-points, garantiu a vitória na parcial.

No set decisivo, Monteiro escapou de uma desvantagem de 15-40 e, após uma luta ponto a ponto, quebrou o saque de Bergs no final. Sacando para o jogo, Monteiro confirmou a virada e conquistou a vitória para o Brasil.

Meligeni e Matos perdem nas duplas e Brasil consegue vitória por 2 a 1

A dupla brasileira foi derrotada por Sander Gille e Joran Vliegen por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. A vitória de Meligeni e Matos era essencial para que o Brasil tivesse uma classificação mais “tranquila” na Copa Davis. Agora, a situação é mais delicada.

Situação do Brasil na Copa Davis

Com a vitória por 2 a 1, o Brasil não conseguiu eliminar a Bélgica e agora depende de uma vitória da Itália por 3 a 0 contra a Holanda neste domingo para garantir a segunda vaga do Grupo B. Caso a Itália vença por 2 a 1, haverá um empate triplo pela segunda posição, e a classificação será decidida com base no desempenho em sets ou até mesmo em games ao longo da semana de competições.