Brasil
Futebol Seleção Brasileira

Brasil empata com os Estados Unidos em 1 a 1 e deixa torcedor com a pulga atrás da orelha para a Copa América

Nesta quarta-feira (12), o Brasil empatou com os Estados Unidos por 1 a 1 no Camping World Stadium, em Orlando, em jogo amistoso em preparação para a Copa América 2024. Os gols foram de Rodrygo, para os brasileiros, e Christian Pulisic, para os estadunidenses. 

Um resultado não muito positivo para uma expectativa de Copa América. Apesar dos belos lances brasileiros, Turner é o destaque da partida, com grandes defesas. O problema é que a seleção estadunidense veio de uma goleada para a Colômbia por 5 a 1, o que aumenta ainda mais a preocupação do brasileiro. Será que convence?

 

CANARINHO TEVE CHANCES, MAS CEDEU PRO TIO SAM!

A primeira etapa foi bastante equilibrada, ambas tiveram chances enormes de marcar e não foram poucas. Começamos o resumo aos 3 minutos, quando Musah acerta a bomba no travessão de fora da área, a bola ainda bateu nas costas de Alisson, mas não entrou. Os norte-americanos seguiram insistindo, com Pulisic, que faz jogada individual, chega sozinho na entrada da área e finaliza com perigo para a defesa do goleiro brasileiro. 

Aos 6 minutos, foi a nossa vez de perigar, com Paquetá, que consegue espaço dentro da área estadunidense, passando para Wendell, que ajeita para Rodrygo, que tenta colocar a bola no canto, mas Turner faz a defesa. Aos 15, Bruno Guimarães rouba bola no ataque e encontra Vinicius Jr na meia-lua da grande área, tentou finalização, mas Turner novamente defende. Um minuto depois, o “Malvadeza” segue insistindo e chega em velocidade dentro da área e finaliza colocado para boa defesa de Turner.

Aos 16 minutos, o Brasil abre o placar! Raphinha aproveita bola recuperada por Bruno Guimarães e encontra Rodrygo livre na área, que bate cruzado e finalmente passa de Turner, pra marcar 1 a 0. Logo após o gol, Weah tenta empatar, mas Alisson espalma, por outro lado, Raphinha tbm tenta, mas a bola vai pro travessão. Aos 21, Bruno Guimarães acerta lançamento de antes do meio de campo, Rodrygo chega livre cara a cara com Turner, mas goleiro salva o que poderia ser o segundo gol canarinho.

Aos 25, os EUA deixam tudo igual! Pulisic bate a falta de forma rasteira no canto de Alisson e faz 1 a 1. Aos 28 minutos, Beraldo erra passe na defesa, toca a bola para Weah dentro da área, mas Reyna desperdiça chance na sequência. 

 

BRASIL TENTA VIRADA, MAS TURNER ERA O OBSTÁCULO

O segundo tempo começou mais animado, com Wendell aos 4 minutos, que recebe bom passe de Vini Jr dentro da área, mas finaliza na rede pelo lado de fora. O lance gerou uma falta a favor do Brasil, porém, após revisão do VAR, ela foi anulada. Mas o Brasil não se fez de rogado, aos 9 minutos, Rodrygo recebe de Paquetá pelo alto e tenta bicicleta, mas a finalização passa perto do travessão. Aos 15 minutos, Rodrygo faz jogada individual, tabela com o zagueiro norte-americano e finaliza em cima de Turner. 

Aos 21, após entrar em campo, Endrick recebe lançamento em velocidade, passa da marcação e bate rasteiro para a defesa do goleiro. Aos 28 minutos, em bela jogada individual, Rodrygo tenta um golaço, mas a bola para em Turner. Aos 37 minutos, Aaronson recebe bola na pequena área, bate de primeira, mas Alisson salva a Seleção. 

Dois minutos depois, Endrick é lançado em velocidade e finaliza forte nas mãos de Turner. Aos 40 minutos, McKennie passa para Pulisic dentro da área, e quase marca o segundo gol com finalização tirando tinta da trave. Aos 44, Andreas cruza escanteio na direção de Beraldo, mas o zagueiro cabeceia por cima do gol. Fora isso, o resultado ficou mesmo desse jeito:

F.T.: Estados Unidos 1-1 Brasil.

 

ANÁLISE FINAL

Um defeito notório visto hoje, assim como no amistoso contra o México no último sábado (08), é que a Seleção, apesar de ofensiva, não consegue ter capacidade para segurar um resultado. Nem com a entrada do garoto Endrick as coisas se alinharam como se imaginava. Agora é a hora de Dorival Júnior recalcular a rota e trazer um futebol convincente para a Copa América. 

Por falar nela, o próximo compromisso da Seleção, será já na competição da Conmebol, no dia 24, contra a Costa Rica, às 22h. Já a seleção do Tio Sam, enfrentará a Bolívia no dia 23, às 19h.

(Foto: Douglas Defelice/Getty Images for USSF)