Dorival promove duas mudanças para a estreia da Copa América - Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Copa América Futebol Seleção Brasileira

Com mudanças, Brasil inicia Copa América contra Costa Rica

A espera acabou. Nesta segunda-feira (24), dia de São João, às 22h (de Brasília), a seleção brasileira fará sua estreia na Copa América de 2024, competição que está sendo disputada nos Estados Unidos, contra a Costa Rica. O jogo está marcado para o SoFi Stadium, em Los Angeles. Para a partida, o técnico Dorival Júnior deve promover duas mudanças: as entradas de Éder Militão e Guilherme Arana nas vagas de Beraldo e Wendell.

Mais experiente e com mais tempo de Seleção, tendo disputado inclusive a última Copa do Mundo, no Catar, o retorno do zagueiro do Real Madrid já era esperado, visto que Militão ficou de fora da equipe titular (e até de algumas convocações) devido à lesão sofrida ao longo da temporada que o tirou de boa parte dos jogos tanto dos Merengues quanto do Brasil.

Já Arana, que estava no radar de Tite para a Copa do Catar, em 2022 e que só não foi convocado para o mundial por também ter se lesionado, recuperou o alto nível no Atlético Mineiro e voltará a ter oportunidade no 11 inicial da Seleção com o atual comandante.

Dorival promove duas mudanças para a estreia da Copa América - Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Dorival promove duas mudanças para a estreia da Copa América – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Endrick na reserva do Brasil

Porém, a mudança mais aguardada pela imprensa e pelos torcedores ainda não acontecerá: a entrada de Endrick na equipe titular. Mesmo tendo sido inscrito na competição continental com a camisa 9 e tendo sido decisivo com gols nos últimos amistosos contra Inglaterra, Espanha e México, a revelação do Palmeiras que será jogador do Real Madrid a partir de julho, segue como opção no banco brasileiro.

Segundo Dorival, a hora de Endrick como titular será uma questão de tempo, mas ainda não é o momento devido ao peso da estreia em uma competição como a Copa América.

“Tem que ter um pouquinho de paciência para que ele também encontre seu caminho ali dentro. É um fato que vai acontecer com muita naturalidade. Todos querem ver (Endrick como titular), mas não entendem as necessidades que se pedem para estarem todos ali juntos. Tudo é questão de tempo e de mudança comportamental do próprio atleta, o que vem acontecendo de maneira bem tranquila”, disse o comandante da Seleção.

Dorival promove duas mudanças para a estreia da Copa América - Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Endrick comemorando o terceiro gol do Brasil na vitória contra o México — Foto: Getty Images

Provável escalação

Dessa forma, o time que deve entrar em campo logo mais deve ser formado por Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinícius Júnior. O Brasil está no Grupo D ao lado da já citada Costa Rica, Paraguai e Colômbia.