20240629 002252
Copa América Futebol

Brasil goleia Paraguai com show de Vini Jr e encaminha classificação

Em Las Vegas, no Allegiant Stadium, casa do Las Vegas Raiders, o Brasil goleou o Paraguai pelo placar de 4 a 1. Vinicius Jr foi o destaque da partida com dois gols e uma atuação de cinema, infernizando os marcadores paraguaios com seus dribles. Lucas Paquetá perdeu um pênalti, mas fez o quarto gol, e Savinho marcou o outro tento. Alderete fez o único gol paraguaio na partida, sendo que a equipe já está eliminada.

O Brasil decide o primeiro lugar do grupo D contra a Colômbia, que venceu a Costa Rica por 2 a 0. O jogo será em Santa Clara, Califórnia, no estádio do San Francisco 49ers, na próxima terça-feira (2).

Brasil abre vantagem com show de Vini Jr

O primeiro tempo começou com o Brasil em cima, com Vinicius Junior já mostrando a que veio, atormentando os laterais do Paraguai. Logo no primeiro minuto, Vini Jr fez uma grande jogada e cruzou para Lucas Paquetá, mas o camisa 8 furou e desperdiçou a chance. O Brasil teve um começo bastante intenso, com muita velocidade, mas faltava criar uma chance clara de gol.

A primeira grande chance de perigo, na verdade, foi do Paraguai. Aos 14 minutos, Bobadilla finalizou de fora da área e forçou Alisson a fazer uma grande defesa e mandar para escanteio. Apesar do melhor desempenho do Brasil, em 15 minutos de partida a melhor chance foi dos paraguaios, que com o tempo equilibraram a partida e tentavam chegar mais vezes.

Aos 28 minutos, a bola ficou viva na área e Bobadilla finalizou mais uma vez, porém em cima de Alisson. Um minuto depois, após chute de Paquetá, a bola explodiu no braço de Cubas e o árbitro marcou pênalti. Paquetá cobrou, mas isolou. O jogo seguia 0 a 0 em Las Vegas. Aos 32 minutos, Vini Jr aplicou uma linda lambreta no adversário e na sequência deu uma caneta em outro marcador, mas ao cruzar para Paquetá, mais uma vez o camisa 8 desperdiçou.

A partir dos 35 minutos começou o show de Vinicius Jr. O primeiro gol foi um golaço, com a assinatura do “jogo bonito” do futebol brasileiro. Vinicius Jr encarou a marcação, tabelou com Paquetá e, ao receber a bola novamente, passou por Balbuena e fez um lindo gol. O Brasil fazia seu primeiro gol na Copa América com seu melhor jogador.

Aos 41 minutos, Bruno Guimarães soltou uma bomba na entrada da área e fez o travessão explodir. Dois minutos depois, Rodrygo fez uma grande jogada, chutou, o goleiro espalmou e no rebote Savinho fez o segundo da partida e seu primeiro tento com a amarelinha. Dois a zero para o Brasil.

Após o segundo gol, o clima esquentou depois de uma sequência de dribles de Vini Jr. Balbuena se estranhou com Wendell e ambos levaram cartão amarelo. Praticamente no lance seguinte, Rodrygo pressionou Alderete, que estava com a bola, e Vini Jr apareceu de surpresa e tocou para o gol, fazendo o terceiro.

Brasil 3 a 0 com um primeiro tempo de cinema da seleção brasileira. Grande partida de Paquetá e Rodrygo também. O Brasil construía uma boa vantagem já no primeiro tempo.

Paraguai diminui, mas Paquetá marca o quarto

O Paraguai começou melhor e logo aos 4 minutos da segunda etapa, Alderete acertou um foguete de fora da área e diminuiu para os paraguaios. Três a um. Um minuto depois, Enciso, na entrada da grande área, finalizou e forçou Alisson a fazer uma linda defesa, de mão trocada. O Brasil quase fez o quarto em cobrança de falta de Rodrygo, mas o goleiro do Paraguai fez a defesa.

A seleção brasileira começou o segundo tempo mais cautelosa e preocupada em marcar o Paraguai, que começou bem a segunda etapa. Aos poucos, o time voltou a se soltar e o quarto gol saiu aos 20 minutos da segunda etapa.

Após ótima troca de passes, Savinho chutou e a bola explodiu no braço aberto de Villasanti. Dessa vez, Lucas Paquetá cobrou e finalmente fez seu gol, o quarto do Brasil. Quatro a um e goleada brasileira em Las Vegas. Após o quarto gol, Dorival Jr passou a rodar o time: Raphinha no lugar de Savinho, Douglas Luiz no lugar de Bruno Guimarães, Endrick no lugar de Rodrygo e Andreas Pereira no lugar de Paquetá.

Aos 37 minutos do segundo tempo, Cubas foi expulso pelo Paraguai após uma entrada dura em Raphinha. Vinicius Jr ainda levou um cartão amarelo. O Paraguai teve um gol anulado em cobrança de falta, mas estava bem impedido.

Com uma grande partida, a seleção brasileira goleou o Paraguai, se aproxima da classificação para as quartas de final e irá decidir contra a Colômbia o primeiro lugar do grupo D, na próxima terça-feira (2).

Final: Paraguai 1-4 Brasil