Brasileirão
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Bahia faz 4 e vence o Cruzeiro de virada

Neste domingo, 23, em mais uma rodada do Brasileirão, o Bahia recebeu o Cruzeiro na Fonte Nova.

O jogo foi movimentado do início ao fim, com o Cruzeiro abrindo o placar logo nos primeiros 15 minutos de partida. Porém, no último lance do primeiro tempo, o Bahia chegou ao empate. E o duelo mudou completamente com a expulsão de Marlon Xavier. Com mais jogadores em campo, o Bahia fechou o jogo com mais dois gols nos minutos finais, agora no segundo tempo.

Os três pontos em casa fizeram com que o Bahia ficasse na segunda colocação do Brasileirão, com 21 pontos, três a menos que o líder Flamengo, que derrotou o Fluminense na rodada. Já o Cruzeiro ficou na sétima posição do Brasileirão, com 17 gols.

Brasileirão: Thaciano, autor do gol de empate do Bahia contra o Cruzeiro (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
Brasileirão: Thaciano, autor do gol de empate do Bahia contra o Cruzeiro (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Empate no finalzinho

Não demorou para o Cruzeiro abrir o placar. Aos 14’, Gabriel Veron recebeu passe, driblou o defensor e invadiu a grande área. O jogador, com calma e paciência, finalizou muito bem e tirou o zero do marcador.

Apesar do gol, era o Bahia quem dominava o jogo. Com mais posse de bola e atacando mais, o time da casa passava maior parte do tempo com a bola no campo do Cruzeiro. Mas além disso, os donos da casa tinham dificuldades em passar pela forte marcação do adversário.

Do outro lado, o Cruzeiro apostou em se fechar no seu próprio campo, com o objetivo de se defender. Além disso, a equipe mineira tinha facilidade em iniciar rápidos contra-ataques com seus jogadores velozes. No entanto, na hora de finalizar, o ataque da Raposa não aproveitava.

No último lance ofensivo da primeira etapa, o Bahia aproveitou os 10 minutos de acréscimos dados pelo árbitro para empatar o jogo. Em bola levantada em direção a grande área, Thaciano se antecipou à defesa e cabeceou entre as pernas do goleiro Anderson.

Brasileirão: Thaciano, um dos destaque do Bahia (Foto: Jhony Pinho/AGIF)
Brasileirão: Thaciano, um dos destaque do Bahia (Foto: Jhony Pinho/AGIF)

Expulsão

Os primeiros minutos do segundo tempo foram bem movimentados. Tanto o Cruzeiro quanto o Bahia tinham a posse de bola e partiam para o ataque. Mas o time baiano levou mais perigo.

Aos nove minutos, Everaldo dominou fora da grande área e, com espaço, avançou com a bola no pé. Já perto da área, a marcação fechou e o atacante finalizou dali mesmo, de bem longe. O chute carimbou a trave de Anderson.

O ritmo se manteve o mesmo por muitos minutos, com os dois times bem ativos em campo, principalmente no ataque. Isso até Marlon Xavier cometer uma falta muito forte em um jogador do Bahia e ser expulso.

Com um a mais em campo, o Bahia passou a dominar o jogo. Não passou muitos minutos para que o time da casa virasse o placar. Aos 78’, em bola levantada na grande área, Estupinan só teve o trabalho de empurrar para o gol.

O Cruzeiro até chegou a ter mais posse de bola, mesmo com um a menos, na reta final de partida. Enquanto isso, o Bahia se acomodou em seu próprio, disparando em rápidos contra-ataques sempre que podia.

A estratégia deu certo. Mesmo com mais posse de bola, o Cruzeiro estava perdido no ataque, sem criar quase nada, muito devido a marcação bem postada do Bahia. Os donos da casa, com o placar a seu favor, não tinham pressa e trocavam passes em seu próprio campo.

E para acabar com o jogo e confirmar o bom início de temporada, o Bahia ampliou nos acréscimos. Biel recebeu fora da grande área, passou pelo defensor e ficou frente a frente com o goleiro. O camisa 11 teve tranquilidade para deslocar Anderson.

O Cruzeiro sentiu muito o terceiro gol. Com vários jogadores no ataque, na base do desespero, o time mineiro sofreu com mais um contra-ataque do Bahia, que confirmou a goleada. Óscar Estupinan marcou novamente, e com muita facilidade de novo, fechando o placar.

Fim de jogo: Bahia 4 x 1 Cruzeiro

Brasileirão: Estupinan, autor de dois gols do Bahia contra o Cruzeiro (Foto: Jhony Pinho/Agif)
Brasileirão: Estupinan, autor de dois gols do Bahia contra o Cruzeiro (Foto: Jhony Pinho/Agif)

Brasileirão

Agora, pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo para enfrentar o Vasco na quarta-feira, 26, em casa. Já o Cruzeiro recebe o Athletico-PR também na quarta.

(Foto: Rafael Rodrigues / Esporte Clube Bahia)