Brasileirão
Brasileirão Futebol

Brasileirão: Corinthians marca nos acréscimos e consegue empate heroico contra o Athletico

Neste domingo (23), Athletico-PR e Corinthians se enfrentaram na Ligga arena em um confronto válido pela 11ª rodada do Brasileirão.

O Furacão dominou o primeiro tempo. Aos 7 minutos, Christian quase marcou, e aos 15’, Mastriani assustou Donelli, que fez uma boa defesa. A pressão continuou e, aos 44’ minutos, Christian cabeceou um cruzamento de Esquivel, abrindo o placar.

No segundo tempo, o Athletico-PR manteve a pressão, mas Donelli salvou o Corinthians em várias ocasiões, incluindo um chute de Mastriani aos 12 minutos e um tiro de Cuello aos 22’ que acertou o travessão. Nos minutos finais, o Corinthians reagiu. Aos 46’, Garro cobrou uma falta e Léo Linck fez uma defesa espetacular, mas Cacá aproveitou o rebote e empatou a partida.

Além dos convocados Bento e Cannobio, o técnico Cuca não contou com o suspenso Pablo para o confronto pelo Brasileirão. A equipe manteve a mesma formação que iniciou o empate contra o Botafogo.

No Timão, as principais ausências para o duelo pelo Brasileirão foram os convocados Romero e Félix Torres, além do suspenso Yuri Alberto. Carlos Miguel, que estava negociando sua transferência para o Nottingham da Inglaterra, lesionou o tornozelo e não viajou para o jogo do Brasileirão. Pedro Raul foi escalado para iniciar no comando de ataque do time no confronto pelo Brasileirão.

Brasileirão: Fernandinho, Athletico-PR (Foto: Divulgação/Athletico-PR)
Brasileirão: Fernandinho, Athletico-PR (Foto: Divulgação/Athletico-PR)

Athletico pressiona e consegue gol no final da primeira etapa

Desde os minutos iniciais, o Furacão mostrou a que veio, pressionando os visitantes e criando as melhores oportunidades. Embora o Corinthians também tenha encontrado espaços para ameaçar, a superioridade athleticana foi clara e marcante.

Logo aos 7 minutos, a primeira grande chance surgiu. Christian recebeu na área pela esquerda e ajeitou para Cuello, que chegou batendo cruzado. A bola passou rente à linha de fundo, arrancando suspiros da torcida. O jogo seguia “quente” e, aos 15’, o Athletico-PR voltou a ameaçar. Mastriani, em uma disputa aérea dentro da área, quase surpreendeu Donelli com uma bola espirrada que se encaminhava para o gol. O goleiro corintiano, atento, fez uma defesa segura, mandando a bola para escanteio.

A pressão athleticana continuava. Aos 31’, Fernandinho tentou um passe de três dedos por cima da defesa, buscando Madson, que tinha feito a ultrapassagem. Caetano, firme na marcação, conseguiu cortar de cabeça. Na sequência, Mastriani recebeu outro passe açucarado de Fernandinho, dessa vez com bastante liberdade na meia-lua. Ele arriscou um bom chute, mas a bola passou perigosamente próxima à trave, deixando o grito de gol preso na garganta dos torcedores.

A insistência do Athletico-PR foi recompensada nos últimos minutos do primeiro tempo. Aos 44’, Esquivel cruzou da direita e encontrou Christian, que se infiltrou entre os zagueiros corintianos e cabeceou com precisão no canto esquerdo de Matheus Donelli. A bola balançou as redes e a Ligga Arena explodiu em comemoração.

Foi um primeiro tempo onde o Athletico-PR mostrou sua força, empurrado pela torcida, e conseguiu traduzir sua superioridade em vantagem no placar. O Corinthians, por sua vez, precisará encontrar respostas no intervalo para tentar mudar o rumo da partida no segundo tempo.

Brasileirão: Cacá, Corinthians (Foto: Robson Mafra/Agif)
Brasileirão: Cacá, Corinthians (Foto: Robson Mafra/Agif)

Corinthians empata com gol heroico nos acréscimos

O segundo tempo na Ligga Arena continuou emocionante, com o Athletico-PR mantendo a pressão sobre o Corinthians, mas sem conseguir transformar essa superioridade em vitória. Os primeiros minutos do retorno após o intervalo já prometiam fortes emoções.

Aos 12 minutos, Fernandinho arriscou uma cobrança de falta direta. A barreira desviou parcialmente, deixando a bola para Mastriani, que ficou cara a cara com Donelli. Em um lance impressionante, o goleiro corintiano se agigantou e salvou o que seria o segundo gol do Furacão.

Aos 22’, Cuello quase ampliou para o Athletico-PR. Ele recebeu no bico esquerdo da área e acertou um chute cruzado que carimbou o travessão. Na sequência, novamente Cuello, agora completamente livre na entrada da área, ajeitou a bola e bateu buscando o ângulo. Donelli, em mais uma defesa espetacular, voou para salvar o Corinthians.

O Corinthians, apesar de pressionado, também teve seus momentos de perigo. Aos 35’, uma indecisão na defesa quase resultou em um gol contra. Bidon e Cacá esperaram que Donelli saísse para pegar a bola, mas o goleiro não foi, e Bidon acabou mandando para escanteio, presenteando o Furacão com uma chance.

O Timão cresceu nos minutos finais e, aos 38’, Matheuzinho encontrou Coronado em boa posição. Ele deixou Fernandinho para trás, mas foi derrubado na entrada da área pelo volante athleticano. Na cobrança, Coronado tentou por cima da barreira, mas a bola passou longe do gol, sem perigo para Léo Linck.

Aos 43’, a torcida do Furacão ficou indignada pedindo pênalti em cima de Zé Vitor após uma cobrança de escanteio. A arbitragem mandou seguir o jogo, mas o VAR foi acionado para checagem. A tensão no estádio era palpável.

Quando tudo parecia encaminhar para uma vitória do Athletico-PR, aos 46 minutos, Garro teve a chance em uma cobrança de falta. Ele mandou um belo chute no ângulo, obrigando Léo Linck a fazer uma defesa espetacular. A bola ainda bateu no travessão e sobrou no meio da área para Cacá, que empurrou de peito para o gol, empatando a partida.

No recomeço do jogo, o Furacão voltou determinado a evitar a perda dos três pontos. Em um lance final de grande emoção, a bola foi cruzada na área e Julimar teve a chance de marcar, mas a zaga do Timão desviou para escanteio. Na cobrança, a bola foi desviada para o meio da área, e por centímetros Di Yorio não conseguiu empurrar para o gol vazio.

O apito final decretou o empate por 1 a 1, com cada equipe levando um ponto para casa. O Athletico-PR mostrou seu poder ofensivo, mas foi incapaz de segurar a vitória. O Corinthians, por sua vez, conseguiu arrancar um empate em um jogo que parecia perdido, graças à resiliência e às defesas brilhantes de Donelli. A Ligga Arena foi palco de mais um grande espetáculo do futebol brasileiro.

FT: Athletico Paranaense 1 x 1 Corinthians

Brasileirão: Matheus Donelli, Breno Bidon e Mastriani durante partida entre Athletico e Corinthians (Foto: Reinaldo Reginato/Fotoarena)
Brasileirão: Matheus Donelli, Breno Bidon e Mastriani durante partida entre Athletico e Corinthians (Foto: Reinaldo Reginato/Fotoarena)

Brasileirão

O empate teve consequências importantes para ambos os times no Brasileirão. O resultado tirou o Athletico-PR do G4, impedindo a equipe de se manter entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão.

Já o Corinthians, apesar do esforço heroico para buscar o empate, continua na zona de rebaixamento, sem conseguir escapar da parte inferior da tabela.

Na próxima rodada, o Timão terá um desafio na Neo Química Arena contra o Cuiabá. Será uma oportunidade para a equipe de Antônio Oliveira tentar somar pontos vitais e iniciar uma recuperação no campeonato.

Já o Furacão viajará para BH onde enfrenta o Cruzeiro, buscando se reerguer e recuperar a posição entre os líderes do Brasileirão.

(Foto: Du Caneppele/Ag. Estado)