Palmeiras
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Palmeiras prepara a estreia de três reforços ainda para Julho

O Palmeiras está trabalhando para já contar com os novatos Agustín Giay, Felipe Anderson e Maurício nos gramados ainda esse mês, pelo Brasileirão. Agora integrados a equipe de Abel Ferreira, eles participam das atividades técnicas, recreativas e conversas com o treinador, mesmo sem poderem atuar ainda nas próximas duas semanas.

A intenção do verdão é que eles já atuem diante do Botafogo, no dia 17 de julho. Para isso, precisará esperar a abertura da janela de transferências, que acontece no dia 10, e a CBF determinou a liberação de todos os reforços somente a partir da 17ª rodada.

O Palmeiras também está na concorrência pela contratação do atacante Gabigol. Para que o clube possa contar com ele ainda nesta janela de transferências, seria necessário o pagamento de uma compensação financeira ao Flamengo. O clube, também estuda a possibilidade de assinar um pré-contrato para 2025.

 

O PLANO DO PALMEIRAS PARA A INTEGRAÇÃO DOS NOVATOS

O plano da comissão técnica para Giay, Felipe e Maurício é colocá-los na melhor forma física e simultaneamente inseri-los no processo de preparação do time ao longo das próximas duas semanas, facilitando o processo de adaptação quando aptos a entrar em campo, principalmente para Giay, que é Argentino.

Os próprios atletas também estão se colocando nesse processo. Giay e Maurício, por exemplo, na quarta-feira (03) fizeram parte do time do rachão formado pela maior parte dos atletas que serão titulares nesta quinta (04), diante do Grêmio. O lateral-direito também esteve no Allianz Parque para o Dérbi e acompanhou Aníbal Moreno e Lázaro no campo antes do apito inicial.

O Palmeiras entende que não deve ter preocupações em relação ao físico dos atletas. Maurício estava jogando pelo Internacional, e Giay pelo San Lorenzo. Já Felipe Anderson treinou individualmente durante suas férias e não desfalcou a Lazio em nenhum jogo durante os três anos da última passagem. Foram 151 partidas consecutivas.

 

RESTRIÇÕES PARA COMPETIÇÕES

Para outras competições, nos casos da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores, as restrições estão somente nas regras de uma delas, como o caso de Maurício, que não pode disputar a Copa do Brasil, porque fez duas partidas pelo Internacional neste ano. O Regulamento Geral da CBF determina que a possibilidade de transferência para outro clube esteja no Regulamento Específico dos torneios e, se não houver citação, será proibido. 

A Libertadores, por sua vez, passou por uma mudança de regras em 2022 e permite o máximo de dois clubes por edição para cada atleta. A única restrição é que seja em fases diferentes. Giay disputou somente a fase de grupos pelo San Lorenzo, então poderá defender o Palmeiras a partir das oitavas – em que enfrenta o Botafogo, no dia 14 de agosto.

 

RESUMO DAS REGRAS

 

  • Abertura da Janela de Transferências do Brasil: 10 de julho
  • Rodada em que podem atuar no Brasileiro: a partir da 17ª. Todos estarão liberados.
  • Copa do Brasil: Mauricio não poderá atuar. Giay e Felipe Anderson liberados.
  • Libertadores: todos liberados, pela mudança da regra em 2020.

(Foto: Cesar Greco / Palmeiras)