Brock Purdy
NFL Notícias

Brock Purdy: de ‘Mr. Irrelevant’ para o Super Bowl

A temporada do San Francisco 49ers tem sido um grande entusiasmo em direção ao Super Bowl. Além de garantir a melhor campanha da Conferência Nacional, a equipe de San Francisco conta com um ânimo ainda maior devido ao desempenho de seu quarterback de 24 anos, Brock Purdy, que se destacou como uma estrela na Universidade de Iowa State.

Originalmente a última escolha do Draft de 2022, Purdy foi considerado por muitos como um jogador mediano para a NFL na época, sendo apelidado popularmente de “Mr. Irrelevant”, termo utilizado para os últimos picks do draft. O jovem conquistou a posição de titular de forma inesperada durante a temporada 2022/23, quando os 49ers enfrentaram uma turbulência significativa de lesões na equipe, incluindo os dois principais quarterbacks, Jimmy Garoppolo e Trey Lance.

Sua oportunidade surgiu durante a temporada regular, inicialmente vista por muitos como uma mera manutenção da equipe e um teste para o jovem Purdy. Diante de inúmeros questionamentos, ele liderou a equipe desfalcada até a final da conferência nacional, caindo apenas diante de um inspirado Philadelphia Eagles. Durante esse jogo, Purdy sofreu uma lesão no cotovelo, mas chamou a atenção da comissão técnica e comentaristas, que ficaram impressionados com seu potencial.

Este ano, completamente recuperado da lesão, Purdy se preparou para sua primeira temporada completa e se consagrou campeão da Conferência Nacional ao vencer o Detroit Lions. Ao lado do Tight End George Kittle e do Running Back Christian McCaffrey, Purdy busca o sexto título do Super Bowl para os 49ers, algo que não acontece desde 1995, e também o primeiro anel para o jovem quarterback.

Além disso, ele é considerado um possível favorito na disputa pelo MVP da temporada. No entanto, para a história do “Mr. Irrelevant” ser perfeita, enfrentará um desafio extremamente difícil no Super Bowl contra a vitoriosa equipe do Kansas City Chiefs, que conta com a estrela da NFL, Patrick Mahomes, atual campeão.

Os números de Purdy quando comparados com outros quarterbacks de seu Draft

Em um ano historicamente fraco para quarterbacks, Purdy assistiu enquanto os seus companheiros de posição eram escolhidos. Seus números na Universidade de Iowa State no College são bons, apesar de estar jogando em uma divisão inferior. O quarterback somou 12.170 jardas para 81 touchdowns e 33 interceptações, com um rating de 151.1 durante quatro anos como no futebol americano universitário.

Único quarterback escolhido na primeira rodada daquele Draft, Kenny Pickett vinha da Universidade de Pittsburgh, em uma divisão muito mais competitiva. Mesmo assim, o quarterback produziu números parecidos com os de Purdy, somando 12.303 jardas para 81 touchdowns e 32 interceptações durante seus quatro anos na Universidade. Desmond Riddder, escolhido pelo Atlanta Falcons na segunda rodada vindo da Universidade de Cincinnati,teve números ainda melhores, com 87 TDs e 28 INTs.

Outros quarterbacks escolhidos na frente de Purdy durante o Draft envolvem Matt Corral, Bailey Zappe e Sam Howell, os dois últimos com chances como titular na NFL, mas sem sucesso. Zappe, por exemplo, teve apenas um ano como titular em um nível compttiitvo no College, em 2021, quando somou incrívels 62 touchdowns e 11 interceptações, quando defendeu a Universidade de Western Kentucky e foi escolhido pelo New England Patriots.

Howell, por sua vez, jogando pela ACC em North Carolina, teve números impressionantes. Em três anos como titular, o quarterback somou 10.283 jardas para 92 touchdowns e 23 interceptações. Por conta disso, ganhou uma oportunidade para ser titular no Washington Commanders, e até mostrou bons sinais, mas não deve ser o cara a levsar a equipe de volta aos playoffs.

Fato é que o sucesso de Purdy na NFL tem sido gigante, e, mesmo sendo o Mr. Irrelevant daquele ano, ele tem os melhores números como profissional entre os quarterbacks daquele ano. Pickett foi questionado em 2023 como titular do Pittsburgh Steelers e acabou indo para o banco, assim como Ridder, que terminou a temporada como reserva de Taylor Heinicke. Howell e Zappe não conseguiram liderar suas equipes para boas campanhas na Liga.

Resta saber qual é o próximo passo para o quarterback dos 49ers. Ele será capaz de parar a dinastia dos Chiefs e vencer Mahomes?

(Foto: Greg Flume/Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *