O Ceará novamente teve a oportunidade de entrar em campo para tentar garantir um resultado positivo e evitar um drama maior no encerramento da atual temporada do Brasileirão, mas os comandados de Léo Condé mais uma vez não conseguiram assegurar a vitória e voltaram a ser derrotados. Obviamente que o favoritismo estava ao lado do Flamengo com mais de 74 mil torcedores presentes no Maracanã em resultado que garantiu o título antecipado da Série A, mas o Vozão precisa definitivamente tirar as lições que foram mostradas pelo campeão para evitar uma tragédia em seu pior momento durante toda a temporada.
Ceará falhou no início de sua estratégia contra o Flamengo
Mesmo diante de todo o favoritismo rubro-negro, o torcedor do Ceará ainda apostava com o fator “ressaca do título da Libertadores”, e o adversário rubro-negro mostrou no início da partida que ainda estava sob os efeitos da festa do título continental. O time de Filipe Luís não fez um primeiro tempo que estava acostumado e a intensidade ficou abaixo do esperado, mas Léo Condé abdicou 100% de atacar os espaços que foram cedidos e acabou vendo sua equipe sucumbir diante da estratégia de total controle defensivo. Mesmo com desfalques consideráveis, uma postura mais agressiva na etapa inicial poderia ter surpreendido os adversários cariocas durante o primeiro tempo.
Apesar das merecidas críticas com a falta de atuação ofensiva do Ceará, há algumas lições bem valiosas para a última rodada do Brasileirão. As mudanças no sistema defensivo funcionaram com as entradas de Rafael Ramos, Éder e Fernando Sobral nos lugares de Matheus Bahia, Willian Machado e Mugni, pois o trio entendeu bem a proposta de jogo diante do Flamengo e foram bem eficientes na aplicação tática. Apesar da derrota por um gol de diferença, o rubro-negro teve poucas chances reais de marcar mais gols e certamente teríamos uma goleada com a escalação “antiga”. Paulo Baya destoou e teve pouca oportunidade após ganhar vaga do lesionado Pedro Henrique.
Ceará tem problemas crônicos preocupantes no Brasileirão
O grande problema tudo nisso está consistindo basicamente na estatística da temporada completa, com o Ceará tendo somente 17 pontos marcados como visitante no Brasileirão, um aproveitamento de time rebaixado com apenas quatro vitórias, cinco empates e a impressionante marca de dez derrotas. Esse desempenho é tenebroso para times que precisam fugir do rebaixamento e somar pontos como visitante, mas para a sorte do Ceará, sua rodada final será jogando em casa diante de um Palmeiras que não possui mais nenhum interesse no campeonato e poderá inclusive descansar todo o seu time titular depois do enorme desgaste físico e mental em um ano sem títulos.
Mas para que a tragédia não aconteça diante da torcida, o Vozão precisa definitivamente melhorar sua eficiência ofensiva. Outro problema crônico na temporada é a falta de gols, e estamos falando aqui do pior ataque do Brasileirão com desempenho ofensivo terrível, pior do que os rebaixamentos Sport e Juventude. Desta forma, fica mais difícil o torcedor imaginar que não precisará de uma combinação de resultados na rodada final para garantir a fuga contra o rebaixamento na derradeira rodada deste domingo.