O Boston Celtics foi derrotado nos dois jogos contra o New York Knicks, mesmo jogando em casa. O time abriu 20 pontos de vantagem em ambos as partidas, mas sucumbiu nos instantes finais. O que pode explicar, de maneira lógica, o que aconteceu nos dois jogos da série?
Como se desenharam as duas derrotas dos Celtics

No 1° jogo da série entre Boston Celtics e New York Knicks, houve domínio dos celtas em todo o 1° tempo, que terminou com o placar de 61 a 45 para o time de Boston. Contudo, o pivô titular do time, Kristaps Porzingis estava doente, e não voltou para disputar o 2° tempo da partida.
Na 1ª metade do 3° quarto, os Celtics chegaram a abrir 20 pontos de vantagem, mesmo enfrentando a defesa ajustada dos Knicks, que ‘trancou’ o seu garrafão, para fazer o time de Boston não achar espaços na área restrita, sendo obrigado a arremessar somente bolas de três.
Os Celtics arremessaram 20 vezes no quarto, sendo 19 de três pontos, mas o time parou de acertar estes arremessos, e com seguidas vezes queimando o tempo de posse, o time de New York passou a reagir, e terminou o 3° quarto com apenas oito pontos de desvantagem.
Os Knicks mantiveram o esquema defensivo para o 4° período, e chegaram a virar o jogo, mas os Celtics conseguiram deixar o jogo empatado, ao final do tempo regulamentar. Na prorrogação, o time de New York venceu a partida, com Mikal Bridges sendo decisivo na defesa.
No 2° jogo da série, o enredo se repetiu, com os Celtics terminando o 1° tempo na frente, e abrindo 20 pontos de vantagem no 3° quarto. Contudo, novamente veio o ajuste defensivo dos Knicks, que possibilitou a gigantesca reação deles. E na última posse da partida, Mikal Bridges foi decisivo novamente, para dar a vitória ao time de New York.
Estrelas dos Celtics ficaram encurralados pela defesa dos Knicks

Jayson Tatum e Jaylen Brown, encontraram dificuldades para jogar contra Mikal Bridges e OG Anunoby, e isso complicou a situação do Boston Celtics, nos momentos decisivos dos jogos. Brown ainda teve pelo menos 20 pontos, em ambas as partidas, mas também teve um aproveitamento de 34.9% nos arremessos, somando os dois jogos.
Jayson Tatum teve duplo-duplo em ambos os jogos, mas foi de 23 pontos no 1° jogo, para 13 pontos no duelo seguinte, tendo apenas dois pontos no 1° tempo do 2° jogo da série. JT é quem mais encontra dificuldades para desempenhar na série, contra o esquema defensivo bem estabelecido por Tom Thibodeau.
Sem os ‘Jays’ entregando o melhor que eles podem, o Boston Celtics não consegue manter o fôlego para fechar os jogos, e isso é um grande trunfo utilizado pelo New York Knicks. Para efeito de comparação, os Celtics lideraram o placar por, aproximadamente, 88 minutos na série, e os Knicks tiveram 12 minutos, aproximadamente, na frente do marcador.
Celtics sofre com ineficiência nas bolas de três, mas não com a quantidade

Somando as duas partidas da série contra os Knicks, os Celtics arremessaram 100 bolas de três, e acertaram apenas 25 desses arremessos. O time conta com um aproveitamento baixíssimo no perímetro, e pagou um preço alto por isso, em ambos os jogos disputados até aqui.
Mas essa quantidade impressionante de arremessos de três pontos, se dá pelo fato de que o New York Knicks só está cedendo espaço para o Boston Celtics, quando o time arremessa do perímetro. A defesa dos Knicks está irredutível na defesa de garrafão, e esse esquema se pagou nos dois jogos.
Sem espaço para fazer acontecer os pontos na área restrita, a alternativa viável é a bola de três, que o time de Boston não está conseguindo aproveitar. Mas na grandíssima maioria dos 100 arremessos, o jogador dos Celtics estava livre para arremessar, o que torna injustificável, o fato do time não conseguir aproveitar essas chances.
FOTO: David Butler II/Imagn Images