Chelsea
Futebol Premier League

Chelsea acerta com novo treinador, ex-auxiliar de Guardiola

O Chelsea anunciou a contratação de Enzo Maresca como o novo treinador para a próxima temporada. O italiano, de 44 anos, que anteriormente foi assistente de Pep Guardiola no Manchester City, liderou o Leicester na última temporada e conquistou o título da Segunda Divisão inglesa.

De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências europeu, Maresca assinou um contrato de cinco anos, válido até junho de 2029, com a possibilidade de extensão por mais uma temporada.

O Chelsea vai pagar ao Leicester uma compensação de aproximadamente 10 milhões de libras (cerca de 66 milhões de reais).

Carreira de Enzo Maresca

Maresca começou sua carreira como treinador na equipe sub-23 do Manchester City na temporada 2021/22. Seu bom desempenho o levou a ser contratado pelo Parma, na Itália, mas ele foi demitido após apenas 14 jogos.

Maresca fez parte da equipe técnica de Guardiola durante a conquista da Tríplice Coroa em 2022/23, quando o Manchester City ganhou os troféus da Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League.

No começo da última temporada, ele assinou com o Leicester, que estava competindo na Segunda Divisão da Inglaterra. Em 53 partidas, Maresca obteve 36 vitórias, 4 empates e 13 derrotas, garantindo o título da Championship com 97 pontos.

Enzo Maresca (à esquerda) durante sua passagem no Manchester City, ao lado de Pep Guardiola (Foto: Manchester City/Lexey Ilsley)
Enzo Maresca (à esquerda) durante sua passagem no Manchester City, ao lado de Pep Guardiola (Foto: Manchester City/Lexey Ilsley)

Chelsea vê jovem treinador com bons olhos

Apesar da sua relativa inexperiência, o Chelsea não vê Maresca apenas como um treinador capaz de o levar à principal competição de clubes da Europa. Querem um estilo de futebol atraente, baseado na posse de bola e no domínio.

Seu apego e escolaridade dentro da filosofia de Pep Guardiola desempenham um papel importante em seu pensamento. Um estilo de jogo leve do Manchester City é o que Maresca trouxe ao Leicester durante seu ano no King Power.

Nos novos requisitos de treinador estabelecidos pela diretoria do Chelsea, uma das categorias incluía ser “capaz de competir com Guardiola e Arteta”.

(Foto: beIN Sports)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *