copa américa brasil costa rica
Futebol Copa América

Copa América: Brasil estreia com empate sem gols com a Costa Rica

Nesta segunda-feira (24), o Brasil estreou na Copa América com um empate contra a Costa Rica, em duelo válido pela primeira rodada do grupo D, no So-Fi Stadium, em Los Angeles.

Resumo do jogo

A seleção brasileira manteve a posse de bola durante todo o jogo, com mais de 70%, criando muitas chances de gol. Porém, os comandados de Dorival  Junior não conseguiram furar as redes do goleiro costa-riquenho Sequeira. o quarteto ofensivo formado por Vinícius Jr, Rodrygo, Raphinha e Lucas Paquetá teve oportunidades de abrir o placar, mas todos pecavam nas tomadas de decisões ou nas finalizações.

A Costa Rica tinha um objetivo claro; se defender. Com uma linha de cinco na zaga e mais uma linha de quatro no meio-campo, a seleção costarriquenha só ia ao ataque em bolas longas ou em velocidades pelos corredores. O goleiro da seleção brasileira Alisson, praticamente não trabalhou o jogo todo.

Na segunda etapa, muito se esperava de que Dorival Jr voltaria já com Endrick na equipe, mas não aconteceu. O time voltou o mesmo, continuava circulando a bola no campo do adversário, chutando diversas vezes ao gol, mas não conseguindo furar as redes da Costa Rica.

O estádio veio abaixo quando o atacante do Real Madrid e promessa do futebol mundial Endrick, entrou em campo, aos 17’ da segunda etapa. Logo teve sua primeira chance de gol, mas teve seu chute bloqueado pela defesa costa-riquenha.

Junto com Endrick, entrou o ex-Atlético Mineiro Savinho, que entrou muito bem no jogo, conseguindo dar continuidade em quase todas suas jogadas ofensivas pelo lado direito. Foi uma ótima notícia para o torcedor brasileiro essa excelente partida de Savinho, e Dorival vai ter uma boa dor de cabeça para ver quem continuará sendo o ponta-direita titular da equipe.

Uma equipe entrou em campo com uma mentalidade ofensiva, enquanto a outra se concentrou em uma estratégia defensiva. O Brasil manteve o controle da posse de bola quase o tempo todo, mas teve dificuldades em converter esse domínio em oportunidades claras de gol.

A Costa Rica, em diversos momentos, recuou com até oito jogadores dentro da área, complicando as tentativas da Seleção de realizar trocas de passes rápidas e de acionar Vini Jr. e Raphinha nas laterais.

O melhor momento para o Brasil ocorreu por volta dos 30 minutos, quando a equipe conseguiu marcar um gol. Após uma cobrança de falta executada por Raphinha, Rodrygo desviou a bola na primeira trave, e Marquinhos finalizou para o fundo das redes. No entanto, o gol foi anulado devido a uma posição de impedimento de Marquinhos.

Final: Brasil 0x0 Costa Rica

A Seleção volta a campo na próxima sexta-feira diante do Paraguai em Las Vegas. Na mesma data, a Costa Rica enfrenta a Colômbia em Glendale.

(Foto: Getty Images)