Copa América
Futebol Copa América

Copa América 2024: Jogadores dos Estados Unidos sofrem ataques racistas

Nas últimas horas, após a vitória do Panamá contra os Estados Unidos pela Copa América, na noite da última quinta-feira, 27, jogadores da seleção norte-americana estão sendo alvos de ataques racistas nas redes sociais. O principal alvo é Tim Weah, que foi expulso aos 18 minutos de partida após agredir um adversário.

Mesmo com um homem a menos, os Estados Unidos seguraram o empate até os minutos finais, quando José Fajardo fez o gol que deu a vitória para o Panamá aos 83’. Com a derrota, a situação dos Estados Unidos na Copa América fica complicada.

Por conta dos ataques, a Federação de Futebol dos Estados Unidos emitiu uma nota oficial, afirmando que está “profundamente perturbada com os comentários racistas feitos online”.

A equipe dos Estados Unidos irá oferecer serviços para melhorar a saúde mental dos jogadores e funcionários que precisarem. A Federação também denunciou os abusos racistas à CONMEBOL.

Copa América: Seleção dos Estados Unidos (Foto: MICHAEL WADE/ICON SPORTSWIRE VIA GETTY)
Copa América: Seleção dos Estados Unidos (Foto: MICHAEL WADE/ICON SPORTSWIRE VIA GETTY)

Nota oficial dos Estados Unidos

“Não há absolutamente nenhum lugar no jogo para comportamentos tão odiosos e discriminatórios”, afirmou o comunicado. “Essas ações não são apenas inaceitáveis, mas também contrárias aos valores de respeito e inclusão que defendemos como organização.”

Copa América: Tim Weah sendo expulso na partida entre Estados Unidos e Panamá (Foto: Getty Images)
Copa América: Tim Weah sendo expulso na partida entre Estados Unidos e Panamá (Foto: Getty Images)

Tim Weah

“Não importa o que aconteça, sempre lutarei pela minha equipe e pelo meu país até o dia em que não for mais necessário ou capaz de fazê-lo!” escreveu Weah em seu pedido de desculpas postado nas redes sociais.

“Peço sinceras desculpas a todos. Meu amor por este time vai além do futebol e estou muito triste e com raiva de mim mesmo por fazer meus irmãos passarem pelo que eles passaram esta noite.”

Weah recebeu o cartão vermelho contra o Panamá aos 18 minutos após acertar um soco no adversário. Essa foi a expulsão mais rápida na história da seleção dos Estados Unidos desde o cartão vermelho recebido por Jimmy Conrad em 2010, em um amistoso contra Honduras.

Copa América

Na segunda colocação no Grupo C, os Estados Unidos enfrentarão o líder Uruguai na segunda-feira, 1.

(Foto: Mike Stewart / Associated Press)