uruguai bolívia copa américa
Futebol Copa América

Copa América: Uruguai atropela Bolívia e encaminha classificação

Na noite desta quinta-feira (27) o Uruguai não deu a menor chance para a Bolívia e aplicou a maior goleada da Copa América até o momento, confirmando seu favoritismo no duelo pela 2ª rodada do grupo C em East Rutherford.

Um resultado que deixa a Celeste bastante perto da classificação para as quartas de final, somando 6 pontos e liderando o grupo enquanto os comandados pelo brasileiro Antonio Carlos Zago já estão eliminados após duas derrotas.

Domínio uruguaio desde o início

Logo nos primeiros minutos da partida, era nítido que a Bolívia não teria vida fácil. Aos 2, Darwin Núñez recebeu lançamento de Nández e cabeceou rente ao poste do goleiro Viscarra. Já aos 6, foi a vez de Ugarte tentar o passe profundo para o atacante do Liverpool, que certamente faria o gol se não fosse a intervenção da zaga cocalera.

Mas, aos 7, não teve jeito. De La Cruz cruzou a bola e Maxi Araújo ajeitou para a conclusão precisa de Pellistri abrir o placar na pequena área. Um gol que premiou o Uruguai, que mantinha a posse da bola no campo ofensivo a todo tempo. Os bolivianos, trancados na defesa, se preocupavam mais em afastar o perigo do que tentar alguma aproximação.

Com isso, Viscarra foi o protagonista da Bolívia. Ele salvou o disparo de longe de Valverde aos 16 e ainda viu a tentativa de Núñez raspar a trave direita na sequência. Darwin teve melhor sorte aos 21, quando foi servido por Araújo e mandou no cantinho esquerdo para ampliar a vantagem charrúa antes de, aos 28, quase anotar o terceiro em cabeceio que carimbou o travessão.

Goleada construída na etapa final

Diante de tamanha superioridade em campo, era de forma surpreendente o placar estar apenas em 2×0 a favor do Uruguai. A discrepância seguiu no 2º tempo e a Bolívia, até então bem postada na defesa, não suportou a pressão em meio às trocas de passes no meio-campo de De La Cruz e Maxi Araújo, que fez grande jogada para fugir da marcação e exigir a espalmada de Viscarra aos 27 minutos. No rebore, Pellistri acabou furando.

Naquela altura, a Celeste chegava com frequência e ficava cada vez mais perto do gol. E ele veio aos 31, em belo passe para deixar Maxi Araújo de frente para Viscarra e tocar na saída do goleiro e deixar 3×0 no placar. Quatro minutos depois, coube a Valverde ser acionado por Pellistri e arrematar de primeira no canto esquerdo para aumentar a vantagem uruguaia.

Com o resultado já definido, o Uruguai passou a administrar o jogo e e ainda assim balançou as redes uma última vez com Betancour aos 44 ao completar de cabeça o cruzamento de De Arrascaeta, selando a vitória maiúscula uruguaia.

Final: Uruguai 5×0 Bolívia

A Celeste joga por um simples empate diante dos anfitriões Estados Unidos na próxima segunda-feira em Kansas City. Na mesma noite, La Verde enfrenta o Panamá em Orlando em sua despedida da competição.

(Foto: Charly Triballeau/AFP)