13 times lutam por vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste - Foto: CBF
Futebol Outras ligas

Copa do Nordeste: 13 times lutam pela classificação na última rodada

Os oito jogos da última rodada da Copa do Nordeste, que acontecem nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), prometem ser emocionantes do primeiro ao último minuto. Isso porque 13 dos 16 times que disputam a fase de grupos da competição possuem chances de classificação às quartas de final.

À exceção do já classificado Bahia, dono da melhor campanha do regional com 18 pontos, e dos já eliminados América de Natal, com oito pontos no Grupo A, e Itabaiana, com três pontos no Grupo B, todos os demais podem tanto garantir a vaga no mata-mata quanto amargar a indesejada eliminação.

A disputa pela classificação torna-se ainda mais acirrada pelo fato de os times de um grupo enfrentarem as equipes da outra chave, impedindo assim os confrontos diretos e praticamente obrigando a todos os candidatos a vencerem seus jogos para avançar de fase.

13 times ainda lutam por sete vagas nas quartas de final da Copa do Nordeste - Foto: CBF
13 times ainda lutam por sete vagas nas quartas de final da Copa do Nordeste – Foto: CBF

Situação nos grupos

No Grupo A, a situação está completamente embolada. Sete das oito equipes da chave disputam as quatro vagas que levam às quartas de final. Além disso, diferente do que acontece no Grupo B, ninguém está garantido nas quartas.

No momento, o grupo dos classificados está formado da seguinte maneira: em primeiro, com 14 pontos, está o Sport, seguido por CRB, com 12 pontos, Ceará, com 12 pontos, e Botafogo da Paraíba, também com 12 pontos.

Porém, Vitória, quinto com 11 pontos, Maranhão, sexto com 11 pontos, e River, sétimo com dez pontos, podem beliscar uma vaga em caso de triunfo em suas partidas e de tropeços dos membros do G-4.

O equilíbrio também se faz presente no Grupo B, mas em um nível abaixo do Grupo A. Com Bahia inalcançável e Itabaiana eliminado, restam seis equipes na briga pelas três últimas vagas da chave.

Fortaleza, com oito pontos, Altos, também com oito pontos, e Náutico, com sete pontos, completam o G-4. Contudo, Juazeirense, com seis pontos, Treze, com seis pontos, e até o ABC, com quatro pontos, podem terminar a última rodada comemorando a classificação.

Tudo ao mesmo tempo

Como de costume, todas as partidas da última e decisiva rodada da Copa do Nordeste serão disputadas simultaneamente, às 21h30 (de Brasília). A intenção é que não haja a chance de conhecimento prévio dos resultados dos outros jogos por parte das equipes envolvidas na luta pela classificação, o que poderia ser considerado uma vantagem.

 

Copa do Nordeste: rodada final

América-RN x Náutico – Arena das Dunas, Natal (RN);
Botafogo-PB x Bahia – Almeidão, João Pessoa (PB);
Ceará x Itabaiana – Castelão, Fortaleza (CE);
CRB x Altos – Rei Pelé, Maceió (AL);
Maranhão x Fortaleza – Castelão, São Luís (MA);
River x ABC – Albertão, Teresina (PI);
Sport x Juazeirense – Ilha do Retiro, Recife (PE);
Vitória x Treze – Barradão, Salvador (BA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *