sul-americana
Futebol Copa Sul-Americana

Copa Sul-Americana 2024: Confira os grupos definidos após o sorteio nesta segunda (18)

Nesta segunda-feira (18), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2024, em cerimônia realizada em Luque, no Paraguai. Athletico, Internacional, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Cuiabá e Bragantino são os clubes que irão representar o Brasil na competição. Vale destacar que, diferente da Libertadores, não existem exceções que permitam que clubes do mesmo país caiam no mesmo grupo, independente de classificação por fases preliminares.

Confira a definição dos grupos da Copa Sul-Americana 2024:

Grupo A

Pote 1 – Defensa y Justicia (ARG)

Pote 2 – Independiente Medellín (COL)

Pote 3 – Universidad César Vallejo (PER)

Pote 4 – Always Ready (BOL)

Grupo B

Pote 1 – Cruzeiro

Pote 2 – Unión La Calera (CHI)

Pote 3 – Universidad Católica (EQU)

Pote 4 – Alianza FC (COL)

Grupo C

Pote 1 – Internacional

Pote 2 – Delfín (EQU)

Pote 3 – Belgrano (ARG)

Pote 4 – Real Tomayapo (BOL)

Grupo D

Pote 1 – Boca Juniors (ARG)

Pote 2 – Fortaleza

Pote 3 – Nacional Potosí (BOL)

Pote 4 – Sportivo Trinidense (PAR)

Grupo E

Pote 1 – Athletico Paranaense

Pote 2 – Danúbio (URU)

Pote 3 – Sportivo Ameliano (PAR)

Pote 4 – Rayo Zuliano (VEN)

Grupo F

Pote 1 – Corinthians

Pote 2 – Argentinos Júniors (ARG)

Pote 3 – Racing (URU)

Pote 4 – Nacional (PAR)

Grupo G

Pote 1 – Lanús (ARG)

Pote 2 – Metropolitanos (VEN)

Pote 3 – Cuiabá 

Pote 4 – Real Garcilaso (PER)

Grupo H

Pote 1 – Racing (ARG)

Pote 2 – Coquimbo Unido (CHI)

Pote 3 – Sportivo Luqueño (PAR)

Pote 4 – Red Bull Bragantino 

Análise dos brasileiros nos grupos da Sul-Americana

De longe, o clube brasileiro que mais teve “azar” no sorteio foi o Fortaleza, que enfrentará o Boca Juniors e a maior altitude de toda competição: os 4090m do Estádio Víctor Agustín Ugarte, do Nacional Potosí. Na sequência, aparece o Corinthians, que não deve ter problema algum com Racing (URU) e Nacional (PAR), mas pode perder pontos para o Argentinos Juniors, que se encontra em boa fase no Campeonato Argentino. Entretanto, a logística é certamente um fator positivo para o Timão.

Em situação parecida com o Corinthians está o Red Bull Bragantino e o Cuiabá, que devem encontrar dificuldade apenas contra o Racing e o Lanús em seus respectivos grupos. Inter, Cruzeiro e Athletico Paranaense possuem adversários relativamente fáceis, mas a logística pode vir a ser um problema.

Únicos clubes sem ranking na Conmebol, Alianza FC (Colômbia), Real Garcilaso (Peru), Rayo Zuliano (Venezuela), Racing Montevidéu (Uruguai) e Real Tomayapo (Bolívia) estrearão na Copa Sul-Americana, e consequentemente, devem ser um “desafio” fácil para Cuiabá, Athletico Paranaense, Corinthians e Internacional, respectivamente.

Calendário da fase de grupos da Sul-Americana:

  • Rodada 1: 2 a 4 de abril
  • Rodada 2: 09 a 11 de abril
  • Rodada 3: 23 a 25 de abril
  • Rodada 4: 07 a 09 de maio
  • Rodada 5: 14 a 16 de maio
  • Rodada 6: 28 a 30 de maio

Entenda o regulamento da Sul-Americana 2024

O líder de cada grupo garantirá diretamente sua vaga nas oitavas de final, enquanto os segundos colocados terão um desafio adicional. Os times que terminarem em segundo lugar terão que enfrentar os terceiros colocados dos grupos da Libertadores em playoffs, marcados para acontecer entre 16 e 25 de julho.

Nas oitavas, os vencedores dos playoffs enfrentam os primeiros colocados dos grupos. Os confrontos serão decididos por sorteio e disputados em jogos de ida e volta, agendados para acontecer entre 13 e 22 de agosto. As quartas de final estão marcadas para serem realizadas entre os dias 17 e 26 de setembro, enquanto as semifinais estão programadas para os dias 23 e 30 de outubro.

A grande final está prevista para o dia 23 de novembro. Este será um confronto disputado em jogo único, que coroará o campeão da Copa Sul-Americana. O local da final ainda não foi divulgado pela Conmebol.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *