márcio zanardi corinthians
Futebol

Corinthians desiste de Márcio Zanardi por conta de regulamento do Paulistão

Após a demissão de Mano Menezes, o Corinthians optou por abandonar a ideia de contratar Márcio Zanardi, o técnico do São Bernardo que inicialmente estava sendo considerado como o sucessor do antigo treinador alvinegro. O motivo da recusa envolve as restrições do regulamento do Campeonato Paulista, que proíbe que um treinador lidere duas equipes na mesma edição do torneio, segundo o parágrafo 3º do artigo 26 do documento oficial.

Zanardi esteve à frente do São Bernardo nos cinco jogos do torneio, onde a equipe do ABC acumulou mais que o dobro de pontos em comparação ao Corinthians nesta edição – oito pontos contra três do alvinegro. Consequentemente, o Corinthians encontra-se sem um treinador, e a diretoria está em busca de outros profissionais disponíveis no mercado.

Cabe ressaltar que o clube está impedido de contratar treinadores que já tenham exercido função em outro clube no Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Primeira Divisão – Paulistão Sicredi da temporada de 2024, conforme estipulado no inciso 3º do artigo 26 do regulamento específico do Paulistão.

De acordo com o jornalista Samir Carvalho, Léo Condé, do Vitória, é um dos técnicos que estão sendo analisados pela diretoria do Corinthians. O nome de Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro e atualmente no Real Valladolid, também foi cogitado pela cúpula alvinegra.

Péssima passagem de Mano pelo Corinthians

Mano Menezes, que possuía um contrato com o Corinthians até o término de 2025, juntamente com uma multa significativa, encerra sua terceira passagem pelo clube após 20 partidas, com um registro de seis vitórias, cinco empates e nove derrotas. O desempenho total resultou em uma taxa de aproveitamento de apenas 38%.

Sua primeira passagem pelo Timão foi em 2008, quando assumiu durante a Série B. No ano seguinte, conquistou o título do Paulistão e da Copa do Brasil antes de deixar o clube em 2010 para assumir a seleção brasileira. Retornou em 2014 para liderar a reconstrução do elenco, que culminou no título brasileiro no ano seguinte, sob o comando de Tite.

Mano Menezes é o terceiro técnico com mais jogos no Corinthians, totalizando 268 partidas, ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão (435) e Tite (378). Ao longo de sua trajetória, obteve 142 vitórias, 69 empates e 49 derrotas, resultando em um aproveitamento de 62%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *