Santos Hugo Souza
Futebol Brasileirão

Com o Fortaleza negando Santos, Corinthians procura Hugo Souza, do Flamengo

Reconhecendo já ter perdido o goleiro Carlos Miguel para o Nottingham Forest, da Inglaterra, o Corinthians tem avaliado opções no mercado para substituí-lo a partir de julho. A busca é por um nome capaz de repor imediatamente a vaga deixada pelo arqueiro e nomes como o goleiro do Flamengo, Hugo Souza, estão no radar do Timão.

O goleiro rubro-negro, em final de empréstimo com o Chaves, de Portugal, tem 25 anos de idade e já trabalhou com o atual diretor de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, o que tem facilitado suas conversas com o alvinegro. No momento, o Timão tem procurado agir cautelosamente para negociar com “Neneca” e vem avaliando suas condições financeiras para um possível acordo.

Assim como Carlos Miguel, Hugo Neneca tem a estatura a seu favor e mede 1,99m. Ele subiu para o profissional do Flamengo em 2019 e possui 71 jogos na equipe principal do clube carioca. Em Portugal, estando emprestado ao Chaves, acabou rebaixado com o time à segunda divisão do país e em 27 partidas, sofreu 54 gols. Numa entrevista recente, o atleta afirmou que deve voltar ao Mengão em julho, ao término de seu empréstimo.

Hugo Souza em Portugal
Hugo Souza na passagem pelo Chaves, de Portugal — Foto: Divulgação/Chaves

Valor de Hugo em Portugal é próximo do que o Corinthians ofereceu por Santos, do Fortaleza

O Chaves tinha opção de compra fixada no contrato de 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 7 milhões) por 50% dos direitos econômicos, mas não exerceu. O valor se aproxima do que o Corinthians pretendia desembolsar para contratar o goleiro Santos, do Fortaleza, porém, teve seu acordo negado pelo clube cearense, que o mantém nos planos da equipe para este ano.

O goleiro de 34 anos, com passagens pelo Flamengo, pelo Athletico-PR, onde trabalhou com António Oliveira, teve seu nome aprovado pelo próprio treinador alvinegro e pelo CIFUT, departamento de inteligência do futebol corinthiano. Mas após boatos de um possível acerto, teve sua permanência confirmada pelo Fortaleza, que lhe contratou no início da temporada a peso de ouro após dois anos no rubro-negro carioca.

santos fortaleza
O goleiro do Fortaleza, Santos, nome negociado pelo Corinthians e negado pelo clube cearense — Foto: Matheus Lotif/Fortaleza EC

O Leão do Pici trouxe Santos por 1,3 milhão de dólares, sendo duas parcelas U$ 500 mil (uma já quitada e outra com vencimento em 2025). Os 300 mil dólares restantes estavam condicionados ao desempenho do arqueiro na equipe.

Apesar da negativa inicial do Fortaleza, o Corinthians deixou claro ter esperanças numa reviravolta no acordo e mantém interesse no goleiro. Fabinho Soldado afirmou que o jogador sempre será especulado em qualquer equipe e reforçou a necessidade máxima de estabilizar o time e o clube nesta gestão.

Claro que existem grandes nomes para essa posição. O Santos vai ser sempre especulado em qualquer equipe, é especulado em outras também. O importante é a gente trabalhar como nós estamos trabalhando, fazendo o máximo para tentar estabilizar o Corinthians”.

A gente está no momento de transformação no clube, é presidente novo, uma gestão nova, novo treinador, o executivo que chega também novo. A gente precisa estabilizar a equipe, preparar o Corinthians para que ele volte a vencer. Esse é o nosso trabalho do dia a dia”.

Sem Carlos Miguel no último jogo, diante do Internacional em Santa Catarina, o Corinthians relacionou os goleiros Matheus Donelli, reserva imediato, Felipe Longo e Cadu. Os três são formados nas categorias de base do clube e estiveram no duelo com os gaúchos em razão da suspensão de Carlos Miguel no clássico disputado com o São Paulo no último domingo. Com sua saída confirmada em julho, o Timão busca um nome com maior experência para o decorrer desta temporada.