Corinthians joga mal e perde para o Barcelona de Guayaquil no Equador, se complicando na busca por uma vaga na Copa Libertadores
Futebol Libertadores

Corinthians abdica do ataque, toma sacode do Barcelona de Guayaquil e se complica na Libertadores

Na noite desta quarta-feira (5), o Corinthians foi até o Equador enfrentar o Barcelona de Guayaquil no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo e, em busca de trazer a menor desvantagem possível, acabou tomando um verdadeiro baile. No jogo válido pela partida de ida da terceira fase preliminar da Copa Libertadores, os donos da casa não tomaram conhecimento do Timão e venceram pelo placar de 3 a 0, com show do atacante Corozo, que marcou duas vezes.

Com o resultado, o Timão agora precisa vencer por três gols de diferença para levar a decisão da vaga para os pênaltis, e por quatro ou mais gols para se classificar direto para a fase de grupos da Copa Libertadores. Enquanto isso, o Barcelona vem ao Brasil precisando apenas de um empate, mas podendo perder por até dois gols de diferença.

Barcelona amassou o Corinthians, que só deu o primeiro chute no segundo tempo

Na escalação, o técnico Ramón Díaz já dava indícios de que o empate seria como uma vitória para o Corinthians. Isso porque ele mandou pra campo um time no 5-3-2, com Félix Torres, João Pedro Tchoca e Gustavo Henrique na zaga, acompanhados de Matheuzinho e Hugo nas alas. A ideia de vir fechado para tentar sofrer menos gols era tanta que o time foi com dois volantes (Alex Santana e Breno Bidon) e apenas com três nomes na frente: Garro, como um meia mais avançado, além de Yuri Alberto e Memphis Depay no ataque.

Mesmo com três defensores, Corinthians não conseguiu se defender bem e tomou três do Barcelona
Mesmo com três defensores, Corinthians não conseguiu se defender bem e tomou três do Barcelona. Foto: Reprodução/X – Libertadores BR/@LibertadoresBR

 

Jogando em casa, o Barcelona não quis saber de retranca. Segundo Castillo mandou o time num 4-3-3, com Oyola, Rivero e Corozo no ataque. Estes dois últimos, inclusive, se tornariam os nomes da partida e mais na frente você vai entender os motivos.

Ciente da qualidade do adversário e em busca de levar a maior vantagem possível pro duelo de volta na Neo Química Arena, o time equatoriano se lançou pro ataque mesmo sem tantos espaços muito por conta da marcação com vários homens imposta por Ramón Díaz. Por conta disso, a equipe de Guayaquil começou a arriscar algumas jogadas de fora da área e assustou com Valiente aos 19 do primeiro tempo.

O Corinthians, enquanto isso, tentava montar uma jogada ofensiva na base da posse de bola. Só que o Barcelona começou a gostar mais do jogo e passou a dominar mais as ações dentro de campo. Com o domínio da partida, os equatorianos passaram a finalizar mais, principalmente com Corozo. E foi dos pés dele que saiu o primeiro gol da partida. Carabalí entrou fácil na área e Tchoca fez um pênalti infantil. Corozo foi pra bola e deslocou o goleiro Hugo Souza para marcar o primeiro gol da partida.

A segunda etapa começou como terminou a primeira, com o Barcelona em cima e cada vez mais buscando espaços para finalizar. Ramón Díaz desfez o esquema de cinco zagueiros tirando Tchoca para colocar Carrillo em seu lugar. O Timão até que ensaiou algumas jogadas ofensivas, mas seguia sem finalizar uma vez sequer ao gol defendido por Contreras.

Um dos nomes mais apagados em campo, Garro não conseguiu criar muitas jogadas de perigo para o Corinthians
Um dos nomes mais apagados em campo, Garro não conseguiu criar muitas jogadas de perigo para o Corinthians. Foto: Reprodução/X – Libertadores BR/@LibertadoresBR

 

A primeira finalização do Corinthians no jogo veio apenas aos 20 do segundo tempo com Memphis Depay. O holandês conseguiu dominar na pequena área, mas chutou em cima do goleiro. Mas a partir dali, o Barcelona teve uma crescente impressionante. A equipe chegou ao segundo gol dois minutos depois em uma jogada de bola parada. Gustavo Henrique mandou contra a própria meta, mas após análise do VAR, o gol foi anulado por interpretar que Corozo, impedido, atrapalhou o zagueiro corintiano na jogada.

Porém, o Corinthians sentiu o gol. Hugo Souza até salvou aos 30 da segunda etapa em uma grande chegada de Corozo, mas de tanto pressionar, os equatorianos ampliaram o placar. Aos 34, Rivero tabelou com Carabalí, que mandou na área e encontrou o centroavante livre pra mandar pro fundo das redes. O Corinthians reagiu aos 37 com Maycon, mas o chute do volante foi na trave.

Só que no lance seguinte, o Barcelona acabou com qualquer chance de reação. Corozo aproveitou uma saída errada de Hugo Souza e finalizou livre de marcação, para anotar o terceiro gol dos equatorianos e complicar de vez a vida do Corinthians na Libertadores.

Situação do Corinthians

Após um bom começo de temporada e com vaga garantida nas semifinais do Campeonato Paulista, o Corinthians fez, até o momento, a sua pior partida do ano e o 3 a 0 diante o Barcelona de Guayaquil certamente dará muitas dores de cabeça para Ramón Díaz. O revés pode mexer com os ânimos dos jogadores que, antes do duelo decisivo de volta na próxima quarta-feira (12), terão um outro compromisso importante no fim de semana: o clássico contra o Santos nas semifinais do Paulistão no domingo (9).

Agora, resta saber se o clube vai priorizar o Estadual e tentar garantir sua vaga na final em busca de um título que não vem desde 2019, ou se os jogadores vão ter emocional pra focar nas duas competições e ir com tudo diante os equatorianos na próxima semana.

(Foto: Reprodução/X – Libertadores/@Libertadores)