arizona coyotes oilers nhl
Mais Esportes NHL

Coyotes se despedem do Arizona após 28 anos com vitória sobre os Oilers

É o fim de uma era para o Arizona Coyotes. Nesta quinta-feira (17) a equipe bateu o Edmonton Oilers por 5×2 diante de seus torcedores na Mullett Arena, na última partida da temporada regular. Apesar do resultado, os Coyotes já estão eliminados da pós-temporada e terminam com a lanterna da divisão Central.

Os Yotes fecham um ciclo de 28 anos atuando no Arizona e, a partir da próxima temporada, se mudam para Salt Lake City após o empresário Ryan Smith, que é dono do Utah Jazz da NBA e do Real Salt Lake da MLS, adquirir a franquia na semana passada em processo que teve a aprovação final da comissão de governança da liga. Será a primeira realocação desde 2011, quando o Atlanta Thrashers se mudou para Winnipeg e se tornou os Jets.

Em final com emoção, os torcedores começaram a aplaudir a equipe depois do defensor Sean Durzi anotar o quinto gol no empty net, e intensificaram o apoio de forma ininterrupta no último minuto da partida. Dylan Gauthier, com um gol e uma assistência, e o goleiro Connor Ingram, autor de 25 defesas, foram os outros destaques do triunfo diante dos já classificados Oilers.

Jogadores dos Coyotes agradeceram apoio

Como retribuição, os jogadores mantiveram os sticks erguidos ao final da partida, em gesto de saudação. “Hoje tivemos uma bela atmosfera aqui, os fãs realmente fizeram uma bela festa, nos apoiaram em todos os momentos. Somos muito agradecidos por tudo.” disse após o jogo o forward Clayton Keller, principal estrela dos Coyotes.

“É surreal. Foi emocionante cada momento hoje, desde o aquecimento, desde a vinda para a arena pela última vez…é um pouco triste pra mim, que comecei aqui minha carreira, mas é também especial poder prestigiar o carinho que os torcedores tiveram nesta noite conosco. Fico feliz em dar a eles a vitória hoje” completou o calouro Logan Cooley.

Breve histórico dos Coyotes

Desde 1996 no Arizona e sob o nome de Phoenix Coyotes depois de saírem de Winnipeg como o original Winnipeg Jets, a franquia teve como grande momento as finais da conferência Oeste na temporada 2011/2012, quando acabaram vencidos pelo futuro campeão Los Angeles Kings. Dois anos depois, se mudaram de Phoenix para Glendale, na região metropolitana, sendo rebatizados como Arizona Coyotes.

Os Coyotes permaneceram em Glendale até 2021, quando o contrato de locação com a Gila River Arena se expirou e não foi renovado. Assim, a franquia passou a mandar suas partidas na Mullett Arena, de propriedade da Universidade do Arizona e com capacidade para 5.000 lugares, em acordo que se encerra com o fim d atual temporada.

Na ocasião da mudança para a arena universitária, havia um projeto de construção de uma arena na cidade de Tempe, também nos arredores de Phoenix, mas o projeto acabou vetado pela câmara dos deputados por exigir dinheiro público como garantias. A recusa acelerou o processo de realocação da franquia ao passo que Smith manifestou o interesse em trazer uma equipe da NHL para Utah.

Na nova casa, a Vivint Smart Home Arena em parceria com o Jazz, a franquia terá novo nome e logomarca, ainda a serem definidas.

No entanto, os Coyotes podem reaparecer na NHL em um futuro próximo. Isso porque o antigo dono Alex Meruelo manteve os direitos de propriedade para receber uma franquia através de uma expansão. Para tal, ele terá que ter uma arena definida em um prazo de 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *