Cristiano Ronaldo
Futebol Eurocopa

Cristiano Ronaldo confirma que é a sua última Eurocopa: ‘Sem dúvida alguma’

Após Portugal se classificar para as quartas de final, Cristiano Ronaldo, em entrevista, confirmou que essa será a sua última Eurocopa disputada pela sua seleção nacional. Na próxima edição da competição, que será sediada na Inglaterra e Irlanda, em 2008, o craque terá 43 anos.

“Sem dúvida é a minha última Euro, claro que é”, disse Ronaldo à RTP da Portugal TV. “Mas não sou emotivo sobre isso. Sou movido por tudo o que o futebol envolve, pelo entusiasmo que tenho pelo jogo, o entusiasmo que vejo nos fãs, ter minha família aqui, a paixão das pessoas… não é sobre deixar o mundo do futebol. O que mais há para eu fazer ou ganhar?”

Vale destacar que a Eurocopa de 2024 é a sexta participação de Cristiano Ronaldo na competição, sendo esse o recorde de mais atuações em Euro. O atacante estreou na competição por Portugal em 2003, vencendo o título em 2016. Além disso, é o maior artilheiro de sua seleção, com 130 gols, sendo também o maior artilheiro da competição, com 14 gols.

“O mais importante na jornada que percorri é o entusiasmo que ainda tenho por estar aqui”, disse ele. “São 20 anos representando e jogando pela seleção, levando alegria para as pessoas, para a família, para meus filhos, isso é o que mais me motiva.”

Cristiano Ronaldo, durante a partida entre Portugal e Eslovênia (Foto: Javier Soriano / AFP)
Cristiano Ronaldo, durante a partida entre Portugal e Eslovênia (Foto: Javier Soriano / AFP)

Lágrimas de Cristiano Ronaldo

Durante a entrevista, o jogador português comentou sobre o momento em que perdeu o pênalti nas oitavas de final, contra a Eslovênia, em cobrança defendida por Jan Oblak, goleiro do Atlético de Madrid. Após perder a penalidade, já na prorrogação, Cristiano Ronaldo não aguentou e começou a chorar compulsivamente, tendo que ser consolado por seus companheiros de seleção.

“É futebol; aqueles que falham são aqueles que tentam também”, disse Ronaldo. “Eu sempre farei o meu melhor por esta camisa, quer eu falhe ou não.

“Como você viu, eu perdi o pênalti, mas eu queria ser o primeiro a marcar [na disputa de pênaltis] porque você tem que assumir a responsabilidade quando o time tem que assumir. Você não pode ter medo, eu nunca tive medo de encarar as coisas de frente, às vezes eu acerto, às vezes não, mas desistir é algo que você nunca ouvirá do meu nome.”

Cristiano Ronaldo, Portugal, Eurocopa (Foto: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images)
Cristiano Ronaldo, Portugal, Eurocopa (Foto: Robbie Jay Barratt – AMA/Getty Images)

Portugal x França

Agora, Portugal enfrentará a França na próxima fase da Eurocopa 2024. E sobre seu próximo adversário, Cristiano Ronaldo afirmou: “Agora teremos um jogo difícil contra a França, que é a favorita para vencer a competição junto com Alemanha e Espanha.

“Mas nós vamos para a guerra — isto é futebol. O time está indo bem, esta [vitória contra a Eslovênia] foi um reforço de energia que o time teve, e nós lutaremos até o fim.”