cruzeiro la calera
Futebol Copa Sul-Americana

Cruzeiro vence o Unión La Calera e garante vaga na próxima fase da Sul-Americana

Na noite desta quinta-feira (16), o Cruzeiro recebeu o Unión La Calera no Independência em duelo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Precisando da vitória para garantir a vaga na próxima fase, o time mineiro fez o “arroz com feijão” e conseguiu os três pontos, contando com uma ótima atuação de Matheus Pereira.

Resumo e análise do confronto:

Talvez por falta de qualidade técnica do time adversário, o Cruzeiro teve domínio completo do primeiro tempo, mesmo acumulando erros individuais nas ações de construção. O time mineiro abriu o placar logo aos 6 minutos, em uma bela jogada coletiva.

O lateral William saiu em velocidade pela direita e tabelou na intermediária com Matheus Pereira. William levou a bola para a linha de fundo após dar uma linda caneta no marcador, cruzando rasteiro e encontrando novamente Matheus na pequena área. O camisa 10 apenas completou para o fundo da rede.

A Raposa teve facilidade para encontrar espaços no ataque, principalmente pelos lados. Além da jogada do gol, William levou larga vantagem sobre Esteban Matus. Pela esquerda, Marlon e Arthur Gomes também estiveram em boa forma, com o ponta também variando de posição pela direita.

Com Matheus Pereira jogando mais centralizado, o Cruzeiro viu no camisa 10 sua maior arma ofensiva, em uma noite pouco inspirada de Rafael Silva. O meia-atacante não apenas era o pivô central nas construções de jogadas, como também aparecia com frequência na grande área para finalizar.

Apesar de demonstrar pouquíssima organização durante todo o confronto, o La Calera conseguiu criar chances de perigo após levar o gol, principalmente quando pressionava a saída de bola do time mandante. No entanto, os atacante da equipe chilena não conseguiram assustar o goleiro Anderson.

Ainda no primeiro tempo, o Cruzeiro teve duas boas oportunidades de ampliar o placar: a primeira com Arthur Gomes, que saiu em contra-ataque, mas finalizou para fora; depois, já nos minutos finais do primeiro tempo, Marlon acertou o travessão.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro demonstrou ainda mais ímpeto para tentar buscar o segundo gol. Com apenas dois minutos, o goleiro Ibañez defendeu um chute de Rafa Silva dentro da área, que recebeu após uma bela jogada de Matheus Pereira. Pouco depois, Arthur Gomes invadiu a área e chutou cruzado, novamente para a defesa do arqueiro do La Calera.

O tempo foi passando e, apesar de dominar o confronto, o Cruzeiro passou a se frustrar com a dificuldade em ampliar o marcador. O ataque da Raposa ganhou um novo fôlego após as entradas de Vitinho e Rafael Elias, mas precisando do resultado, o time chileno saiu para o ataque e passou a dar trabalho para a defesa celeste.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o atacante Cavalleri encontrou espaço e chutou com perigo no canto esquerdo de Anderson, mas o goleiro do Cruzeiro defendeu e evitou o gol de empate. Aos 28, o time da casa teve a chance mais clara de ampliar o placar, mas novamente desperdiçou.

Gabriel Veron recebeu um ótimo passe de Matheus Pereira e, frente a frente com o goleiro, desperdiçou a chance ao chutar para fora. O tento perdido foi um golpe duro para a equipe mineira, que viu o time adversário dominar as ações em campo nos minutos finais.

No entanto, a falta de qualidade da equipe chilena resultou em pouco ou nenhum perigo levado ao gol de Anderson. O Cruzeiro até passou certo “sufuco” nos últimos instantes do duelo, mas o arqueiro celeste sequer trabalhou.

Resultado: Cruzeiro 1 – 0 Unión La Calera

Com uma atuação de gala de Matheus Pereira, o Cruzeiro fez o dever de casa, mas demonstrou que ainda existem muitas áreas para serem melhoradas em campo. Independente da atuação, a Raposa chegou aos 9 pontos no grupo B da Sul-Americana e conseguiu a classificação pelo menos para os playoffs. Para sonhar com a liderança, o time mineiro precisa torcer para uma derrota da Universidad Católica para o Alianza ainda nesta quinta-feira (16).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *