Boston Celtics campeão
Basquete NBA Notícias

Boston Celtics é campeão, e faz o desfile dos campeões: veja os melhores momentos

O Boston Celtics foi campeão da NBA, na última segunda-feira (17), e aconteceu o desfile dos campeões em Boston, na última sexta-feira (21). O desfile reuniu um milhão e meio de pessoas nas ruas de Boston, para saudar o mais novo campeão da liga. A cidade de Boston ficou 1962 dias sem um título para si, segunda sequência mais longa da cidade.

As pessoas já estavam nas ruas de Boston, desde 8:30 da manhã, na espera para ver o time campeão passar pelas ruas. Derrick White acabou quebrando um dente no último jogo das finais, e precisou passar por procedimento estético para arrumar o dente quebrado.

Jayson Tatum, Jaylen Brown, e Jrue Holiday, se encarregaram de provocações durante o desfile. Brown apareceu com uma camisa escrito ”State Your Source” (diga sua fonte) em referência a um tweet dele mesmo, sobre um comentário de Stephen A. Smith, durante a temporada, que disse sobre Jaylen ser um cara arrogante.

Brian Scalabrine perguntou para Tatum sobre a viagem para Miami que o time fez, para celebrar o título em uma festa por lá. Scal perguntou se essa viagem foi mais tranquila que as últimas feitas pelo time (referenciando os jogos de playoffs que Heat e Celtics tiveram um contra o outro), e Tatum respondeu que ir para Miami ”sempre é fácil”, em tom provocativo.

Scalabrine também perguntou para Jrue Holiday sobre sair de Milwaukee, e chegar em Boston, com Holiday respondendo que ”fico feliz por estar desse lado agora”. Holiday foi trocado pelo Bucks para o time adquirir Damian Lillard, e em seguida foi trocado pelos Trail Blazers, para os Celtics.

O desfile dos Celtics também contou com Derrick White jogando cervejas para os fãs que viram os jogadores passando, com Joe Mazzulla pulando incontrolavelmente, mesmo estando com seu menisco lesionado, e Sam Hauser tirando sua camisa para girar ela em tom de comemoração.

Também houve cartazes dos fãs, provocando rivais. Um cartaz dizia que ”Luka Doncic estaria reclamando do trânsito naquele momento”, outro cartaz dizia que ”Kyrie Irving está jogando golfe agora, e o desfile é melhor do que isso”, além de mais um cartaz provocando Joel Embiid, dizendo que Deuce (filho de Jayson Tatum) tem mais títulos que Embiid.

Boston Celtics é campeão pela 18ª vez, e se tornou o maior campeão

Os Celtics confirmaram o título após o quinto jogo da série contra os Mavericks, e se sagraram campeões após 16 anos de jejum. O time se torna o maior campeão isolado da NBA, após o fim da seca de títulos. O time levantou a taça, e provou que tem um dos melhores times de sua rica história na liga.

A campanha do time nos playoffs teve 16 vitórias, e apenas três derrotas, sendo a terceira melhor campanha de playoffs deste século, só ficando atrás do Golden State Warriors de 2016-17, que foi campeão com 16 vitórias, e uma derrota, e do Los Angeles Lakers de 2000-01, que teve 15 vitórias, e uma derrota.

A nível de campanha geral (contando temporada regular e playoffs), foi a terceira melhor campanha do século também, com 80 vitórias, e 21 derrotas, sendo o oitavo campeão da liga com 80 vitórias. No século, apenas o Golden State Warriors de 2014-15, e 2016-17, tiveram campanhas melhores que esse Boston Celtics.

Nestes playoffs também, houve o recorde estabelecido por Jayson Tatum, de pontos no pós-temporada, antes dos 27 anos. Tatum fez 2711 pontos nos playoffs, ultrapassando LeBron James, e Kobe Bryant, sendo o novo detentor do recorde histórico.

Jayson Tatum, e Jaylen Brown, também se tornaram o segundo dueto a marcar 450 pontos cada, em três playoffs seguidos. Apenas Kobe Bryant, e Shaquille O’Neal, entre 2000 e 2002, fizeram esta marca. Tatum também foi o primeiro jogador a liderar seu time em pontos, rebotes, e assistências, nos playoffs, que não foi eleito MVP das finais.

A campanha do Boston Celtics nestes playoffs, foi a segunda melhor da história da franquia, em aproveitamento, só ficando atrás dos Celtics de 1985-86. O time também foi o quinto no século, a ser campeão com 80 vitórias. Ao lado dos Lakers de Kobe Bryant, do Heat do big three, do próprio Celtics de 2008, e do Warriors na sua recente dinastia.

FOTO: @celtics no X