Novak Djokovic
Tenis Olimpíadas

Novak Djokovic é convocado para a disputa das Olimpíadas

  1. Novak Djokovic está confirmado para disputar as Olimpíadas de Paris. Na terça-feira, o Comitê Olímpico da Sérvia anunciou que o tenista de 37 anos está entre os convocados para competir nos Jogos. O ex-número 1 do mundo e atual terceiro do ranking da ATP havia abandonado Roland Garros devido a uma lesão no joelho direito, passando por uma cirurgia no dia 5 de junho, o que gerou dúvidas sobre sua participação no torneio olímpico na França, de 27 de julho a 4 de agosto. Dusan Lajovic também foi convocado para representar a Sérvia.

Maior campeão de Grand Slam da história, com 24 títulos, Djokovic se prepara para sua quinta participação em Olimpíadas – possivelmente a última – em busca de uma medalha de ouro inédita em sua carreira. Em sua estreia olímpica em Pequim 2008, ele conquistou a medalha de bronze. Posteriormente, ficou em quarto lugar em Londres 2012 e Tóquio 2020. Na Rio 2016, o sérvio foi eliminado na primeira rodada. Nas competições de duplas, seu melhor desempenho foi o quarto lugar nas duplas mistas em Tóquio.

Embora sua participação em Wimbledon ainda seja incerta, Djokovic não comentou sua convocação para os Jogos de Paris. Na semana passada, ele compartilhou nas redes sociais atualizações sobre seu progresso na recuperação da cirurgia no joelho. Se não conseguir jogar na grama britânica, o sérvio deve perder mais posições no ranking, já que defende pontos de vice-campeão.

A lesão que motivou a cirurgia ocorreu durante as oitavas de final de Roland Garros, quando, mesmo com dores, Djokovic derrotou o argentino Francisco Cerundolo por 3 sets a 2. Nesse dia, ele se tornou o tenista com o maior número de vitórias em torneios de Grand Slam, alcançando 370 triunfos. No entanto, devido à lesão, foi forçado a abandonar o torneio antes das quartas de final, perdendo a liderança do ranking mundial para Jannik Sinner.

Djokovic e os astros nas Olimpíadas

A convocação de Djokovic para as Olimmpíadas aumenta ainda mais o hall dos grandes atletas que disputarão os Jogos de Paris. Além do sérvio, Rafael Nadal também está confirmado para jogar pela Espanha, jogando duplas junto de Carlos Alcaraz. Além deles, outros jogadores como Andy Murray e o próprio Sinner estão confirmados para a disputa das Olimpíadas.

(Foto: Divulgação/ATP Tour)