images 54
Eurocopa Futebol

Com gol contra, Espanha vence Itália e carimba vaga na próxima fase da Euro

Na tarde desta quinta-feira (20), Espanha e Itália duelaram pela segunda rodada do grupo B da Eurocopa, na Veltins Arena, em Gelsenkirchen. Com um gol contra de Calafiori, a Fúria venceu os italianos por 1 a 0.

Espanhóis pressionando, italianos acuados

Logo no primeiro minuto de jogo, a Espanha chegou com muito perigo com Pedri. Nico Williams cruzou e ele quase completou de cabeça para o fundo das redes. Dois minutos depois, novamente Williams chegou: ele passou por três atletas seguidos, “fazendo fila”, mas na hora de concluir a jogada, foi interceptado no último momento.

Aos 9 minutos, os espanhóis desceram novamente: Morata saiu pela ponta esquerda e cruzou certeiro para a cabeçada de Nico Williams, que passou rente à trave e foi para fora.

A pressão persistiu aos 23: em bela jogada de Lamine Yamal, ele acionou Álvaro Morata, que girou e mandou um chute para uma boa defesa de Donnarumma. No minuto seguinte, Fabián Ruiz acertou um lindo chute de fora da área e o arqueiro italiano fez um milagre. Aos 41, outra vez o camisa 8 recebeu e bateu de primeira, mas a bola foi em cima de Donnarumma.

Espanha finalmente abre o placar

Diante da pouca criação e de um time completamente encurralado, Luciano Spalletti voltou para o segundo tempo com uma mexida: Cristante entrou no lugar de Jorginho. Aos 6 minutos, Cucurella levou até a linha de fundo e cruzou para Pedri, que bateu chapado e para fora.

A pressão espanhola finalmente resultou em gol: aos 9 minutos, após um cruzamento, Donnarumma espalmou para dentro da área, a bola desviou no joelho de Calafiori e foi contra o próprio patrimônio. Três minutos depois, Morata soltou a pancada de fora da área e obrigou o goleiro italiano a fazer uma bela defesa.

No minuto seguinte, Le Normand cabeceou no contrapé de Donnarumma, e Cambiaso salvou a pátria italiana na última hora. A primeira chance da Azzurra na etapa final foi só aos 20 minutos: Cristante fez um cruzamento perigoso, mas não encontrou ninguém. Aos 28, Pellegrini investiu em cobrança direta de falta, mas a bola foi por cima do gol.

Nos minutos finais, dois milagres de Donnarumma nas chances de Ayoze Pérez: na primeira, ele passou por Di Lorenzo e bateu no canto para uma boa defesa do goleiro. Na segunda, Ayoze saiu cara a cara e Donnarumma defendeu com a ponta dos dedos. Aos 50, foi a vez de Laporte salvar a Espanha em uma cabeçada de Cambiaso após um cruzamento.

FT: Espanha 1-0 Itália

Análise final

Os espanhóis vão com bastante moral para a próxima fase da Eurocopa. Nos últimos quatro jogos, não perderam nenhum e marcaram 14 gols. Com a vitória, garantiram a vaga na próxima fase da Euro. Os italianos não vencem a Fúria desde a Euro 2016, nas oitavas de final, quando se classificaram ganhando por 2 a 0.

Foi um jogo de um time só. A Espanha dominou e encurralou a Itália, que foi inerte durante boa parte do jogo, criando quase nada. Se não fossem as defesas de Gianluigi Donnarumma, o placar em Gelsenkirchen poderia ter sido bem maior. Indo para o campo dos números, na primeira etapa, a Fúria finalizou nove vezes, enquanto a Azzurra apenas uma.

Já classificada, resta à Espanha cumprir tabela. E farão isso na próxima segunda (24), quando vão a Düsseldorf encarar a Albânia, às 16h. No mesmo dia e horário, em Leipzig, a Itália encara a Croácia.