Eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa 2024: Jude Bellingham e Demiral são punidos; inglês joga contra a Suíça

Nesta sexta-feira, 5, a UEFA anunciou as punições de dois casos que aconteceram recentemente na Eurocopa. Jude Bellingham, da seleção da Inglaterra e do Real Madrid, foi suspenso pela entidade por um jogo, além de multa. Já Merih Demiral, heroi da classificação da Turquia, pegou “gancho” em dois jogos, sendo desfalque contra a Holanda, no sábado, e em uma possível classificação.

Eurocopa: Jude Bellingham ao fazer gestos ofensivos durante e jogo contra a Eslovênia (Foto: Sky Sports)
Eurocopa: Jude Bellingham ao fazer gestos ofensivos durante e jogo contra a Eslovênia (Foto: Sky Sports)

Jude Bellingham

Um dos destaques da Inglaterra na Eurocopa de 2024, Bellingham foi punido pela UEFA após ser visto fazendo gestos inapropriados para o banco de reservas adversário, logo depois de fazer o gol que garantiu a classificação de sua seleção para a próxima fase em cima da Eslovênia.

De acordo com a publicação da entidade, o meio-campista foi suspenso por uma partida, além de ser multado em 30 mil euros. Apesar disso, Bellingham está liberado para atuar neste sábado, 6, contra a Suíça.

O inglês se defendeu afirmando que era “um gesto de piada interna para alguns amigos próximos que estava no jogo”, porém a UEFA não entendeu dessa forma, e sim como um ato que “violou as regras básicas de conduta decente”.

“A referida suspensão não é imediatamente aplicada e está sujeita a um período probatório de um ano, a contar da data da presente decisão”, escreveu a entidade. Por conta disso, o meio-campista não poderá repetir o ato nos próximos 12 meses, se não será punido de forma mais contundente.

Eurocopa: Merih Demiral ao fazer gestos relacioandos a grupo ultracionalista (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Merih Demiral ao fazer gestos relacioandos a grupo ultracionalista (Foto: Getty Images)

Merih Demiral

A punição de Demiral foi mais pesada do que Jude Bellingham. O jogador, que fez os dois gols da Turquia na classificação em cima da Áustria, foi suspenso em dois jogos após fazer gestos ultranacionalistas turco.

Segundo nota oficial, a UEFA confirmou a punição e explicou a suspensão. O jogador foi punido “por não cumprir os princípios gerais de conduta, por violar as regras básicas de conduta decente, por usar eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva e por desacreditar o esporte do futebol”.

Depois de marcar o segundo gol contra a Áustria, Demiral foi visto fazendo um sinal vinculado ao grupo ultranacionalista turco Ulku Ocaklari, mais conhecido como Lobos Cinzentos.

O zagueiro desfalca a Turquia contra a Holanda no sábado, 6, além disso, também não poderá participar de um possível jogo de semifinal, em caso de classificação turca.

Eurocopa: Gol de Jude Bellingham contra a Eslovênia (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Gol de Jude Bellingham contra a Eslovênia (Foto: Getty Images)

Eurocopa

A Inglaterra entra em campo neste sábado, 6, contra Suíça, em partida válida pelas quartas de final da Eurocopa, assim como a Turquia, que enfrenta a Holanda no mesmo dia.

(Foto: PA)