Eurocopa
Eurocopa Futebol

Eurocopa: 5 Lições que tiramos da primeira rodada

Nesta terça-feira, 18, chegou ao fim a primeira rodada da fase de grupos da Eurocopa 2024, com as 24 seleções estreando na competição. A edição atual do torneio já ficou marcada por gols magistrais e lances curiosos.

Alemanha x Escócia, Eurocopa (Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)
Alemanha x Escócia, Eurocopa (Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Abertura alemã na Eurocopa

A partida que marcou o início da competição foi o confronto entre a seleção da Alemanha, dona da casa, contra a seleção da Escócia. A seleção anfitriã não sentiu o peso da estreia e aplicou uma goleada de 5×1. Florian Wirtz, a estrela alemã, marcou o primeiro gol da competição, o que abriu caminho para o restante da equipe. Os seguintes gols foram marcados por Jamal Musiala, Kai Havertz, Niklas Fullkrug e Enre Can.

Kylian Mbappé, França, Eurocopa (Foto: The Sun)
Kylian Mbappé, França, Eurocopa (Foto: The Sun)

Mbappé Lesionado

O craque Kylian Mbappé deixou o gramado machucado no duelo da seleção francesa, diante da Áustria. Após uma dividida forte com o zagueiro da seleção austríaca, Kevin Danso, o novo atacante do Real Madrid chocou seu nariz no adversário e foi constatada uma fratura, ocasionando um grande sangramento no atleta. Após preocupação sobre a saúde de Mbappé, o craque tranquilizou todos em uma postagem bem humorada nas redes sociais, pedindo sugestões de máscaras para seus fãs.

Lamine Yamal, contra a Croácia, Eurocopa (Foto: Joe Prior/Wisonhouse via Getty Images)
Lamine Yamal, contra a Croácia, Eurocopa (Foto: Joe Prior/Wisonhouse via Getty Images)

Recordes

A primeira rodada foi finalizada com 12 partidas disputadas, e nelas já foram registrados recordes históricos na competição europeia.

Lamine Yamal, da Espanha, quebrou o recorde de jogador mais novo a atuar em uma edição da Eurocopa, com apenas 16 anos, 11 meses e dois dias. O jovem jogador do Barcelona saiu de campo deixando uma assistência para o gol de Dani Carvajal.

O jogador albanes, Bajrami, precisou de apenas 23 segundos para marcar um gol diante da Itália, quebrando o recorde de gol mais rápido da competição que pertencia a Dimitri Kirichenko, que havia marcado com apenas 67 segundos de partida na Euro de 2004.

Cristiano Ronaldo é o primeiro atleta da história a disputar seis edições diferentes de Eurocopa, marca esta que foi oficializada após o português ser titular pela sua seleção no confronto diante da República Tcheca.

Já Pepe, o zagueiro que fez história pela seleção portuguesa, deixa seu nome gravado em mais um recorde. Com 41 anos, o jogador se tornou o atleta mais velho a disputar uma competição europeia.

Eslováquia x Bélgica, Eurocopa (Foto: Alex Grimm/Getty Images)
Eslováquia x Bélgica, Eurocopa (Foto: Alex Grimm/Getty Images)

Zebra

A Bélgica, forte candidata a liderança de seu grupo, onde, também, se encontram as seleções da Romênia e Ucrânia; foi surpreendida na primeira rodada, onde perdeu pelo placar de 1×0 para a Eslováquia. A seleção belga criou diversas oportunidades de sair com um placar positivo. Romelu Lukaku, o principal centroavante da equipe, chegou a marcar por duas vezes, porém ambas foram devidamente anuladas por impedimentos.

Arda Guler, Turquia x Geórgia (Foto: Getty Images)
Arda Guler, Turquia x Geórgia (Foto: Getty Images)

Rede balançando

O começo da Eurocopa foi marcado pela alta quantidade de gols. Com 12 partidas disputadas até o momento, foram feitos 33 gols, totalizando uma média de 2,75 gols por partida.

Dentre a grande quantidade de gols marcados, destacam-se alguns golaços, como o de Fullkrug, pela Alemanha, de Fabian Ruiz, da Espanha, e de Arda Guller, pela Turquia.

Outro importante fato a se destacar, é a curiosa grande quantidade de gols contra cedidos as seleções adversárias. Somente nesta primeira rodada já foram cometidos três gols contra. O recorde deste fato pouco usual é da edição de 2020, da Euro, com um total de 11 gols contra na competição.

Romênia x Ucrânia (Foto: Carl Recine/Getty Images)
Romênia x Ucrânia (Foto: Carl Recine/Getty Images)

Surpresas

A surpreendente seleção romena, estreou com um grande resultado diante da tradicional seleção da Ucrânia, onde venceram por um placar de 3×0. Apesar do maior domínio de posse de bola, por parte da equipe ucraniana, os romenos foram letais e aproveitaram as oportunidades oferecidas.

Após a falha do goleiro Andriy Lunin, do Real Madrid, os ucranianos abriram o placar da partida, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa da partida, outros dois gols foram marcados, fechando, assim, o placar final. Após a vitória e os primeiros três pontos conquistados, a seleção da Ucrânia divide a liderança com a outra surpresa do grupo, a seleção da Eslováquia, esta que venceu a poderosa seleção belga.

(Foto: Craig Williamson/SNS Group via Getty Images)